Conselho de Psicologia denuncia novela da Globo que trata vítima de abuso sexual com coaching e hipnose

(dv) TV Globo

Laura, interpretada pela atriz Bella Piero

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou uma nota denunciando a forma como a novela “O outro lado do paraíso”, da TV Globo, vem retratando a situação de vítima de abuso sexual e saúde mental.

Na trama de Walcyr Carrasco, a personagem Laura (Bella Piero) foi abusada durante a infância pelo padrasto (Flavio Tolezani) e, para entender o trauma, foi levada a se consultar com uma advogada especializada em hipnose e coaching (termo que, de maneira literal, significa treinador – uma espécie de técnico capaz de motivar o cliente para que ele possa atingir seus objetivos).

Segundo o comunicado, a obra é capaz de formar opinião e trata “com simplismo e interesses mercadológicos um tema tão grave como o sofrimento psíquico”. O órgão reitera que é essencial que as pessoas com sofrimento emocional, mental e existencial recebam um tratamento adequado e que ele deve ser realizado pelos profissionais da Psicologia.

O Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) também se posicionou contra a novela. O CRP-MG lembrou que o coaching não é uma atividade reconhecida e não está vinculado a nenhuma formação universitária específica, além de utilizar técnicas focadas na administração de empresas e na gestão de pessoas.

Para a instituição, a trama apresenta o abuso como uma questão passível de soluções rápidas e define a prática do coaching como uma “ferramenta para extrair a verdade”.

“Com essa conduta equivocada, a Rede Globo desrespeita os profissionais da Psicologia e sua profissão, que é devidamente qualificada por meio de curso superior específico e regulamentada por Conselho, mais habilitada e indicada para tratar da terapêutica de casos como o da personagem”, termina.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente, sinto dizer, fui gravemente prejudicada, em longa terapia com psicóloga inscrita no CRP que fazia contra tratamento comigo. Eu, como leiga, não tinha conhecimento técnico para perceber que tudo estava errado. Demorou anos para que eu realizasse o prejuízo. Infelizmente, não basta estar em um tratamento com psicólogo para estar sendo tratado adequadamente. Infelizmente, há muitos picaretas e psicólogos ruins. O CRP / CRF deveria estar muito mais atento e investigativo, além de criar mecanismos como avaliações periódicas de profissionais. Eu sei como fui irremediavelmente prejudicada por colocar credibilidade na profissional errada. Profissionais que não são sérios. Parece que a psicologia admite muita flexibilização.
    RCP poderia começar suspendendo temporariamente CRPs de psicólogos que atendem como holísticos ou oferecem terapias de constelações familiares ou baseadas nesses princípios, ainda não comprovados como verdadeiros ou eficazes. Deveria proibir que tais profissionais, que oferecem tratamentos holísticos ou, por métodos cuja eficacia não está comprovada de forma científica, não atrelarem à sua página virtual ou divulgação por qualquer meio, de que são psicólogos. Isso desencadeiam no público desavisado, sensação de falsa segurança no tratamento, pelo fato do profissional em questão ser tbm um psicólogo. A psicóloga que me atendeu o fazia em seus conhecimentos rasos em psicologia (depois soube que rasos), utilizava se de sugestões holísticas e até religiosas como recomendação para eu me confessar e tentar, assim, superar sintomas psicológicos ruins. Não funcionou. Eu achava que não havia terapêutica disponível na psicologia e que essa profissional estava lidando com sintoma inédito, testando algo que pudesse funcionar mas, não. Ela conhecia menos dos assuntos de sua formação e muito mais sobre os de natureza extra sensorial, que eram temas que a seduziram muito mais. Ela via aura! Cheia de histórias de misticismo. Na minha pouca idade e experiência de vida, eu achava tudo isso o máximo. Deixei de ser beneficiada por recursos disponíveis na psicologia, até mesmo por julgar que não existiam.

  2. Estamos em um Pais Livre, e a pessoa se trata com quem ela quiser. Se quiser ir na Igreja falar com Deus ou com o Satanás , a escolha é dela. Se quiser ir falar com Psicologo(a) Psiquiatra Psicanalista a escolha é dela.
    se quiser ir na universal, em centro espirita, na umbanda e bater tambor, a escolha é dela .
    a novela tambem é uma obra de ficção…enfim…. quem é que esta precisando de tratamento ?

  3. Primeiro, hipnose é manifestação de espíritos caídos. Qualquer coisa fora disso é enganar a população. Segundo, é risível. Querem o monopólio para tirar dinheiro do povo. É isso que a sociedade de hipnose quer. Ela e o Conselho de Psicologia nem são consideradas ciências! É o abuso! Querendo o controle! Querendo ser o dono da verdade.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …