Conselho de Psicologia denuncia novela da Globo que trata vítima de abuso sexual com coaching e hipnose

(dv) TV Globo

Laura, interpretada pela atriz Bella Piero

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou uma nota denunciando a forma como a novela “O outro lado do paraíso”, da TV Globo, vem retratando a situação de vítima de abuso sexual e saúde mental.

Na trama de Walcyr Carrasco, a personagem Laura (Bella Piero) foi abusada durante a infância pelo padrasto (Flavio Tolezani) e, para entender o trauma, foi levada a se consultar com uma advogada especializada em hipnose e coaching (termo que, de maneira literal, significa treinador – uma espécie de técnico capaz de motivar o cliente para que ele possa atingir seus objetivos).

Segundo o comunicado, a obra é capaz de formar opinião e trata “com simplismo e interesses mercadológicos um tema tão grave como o sofrimento psíquico”. O órgão reitera que é essencial que as pessoas com sofrimento emocional, mental e existencial recebam um tratamento adequado e que ele deve ser realizado pelos profissionais da Psicologia.

O Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) também se posicionou contra a novela. O CRP-MG lembrou que o coaching não é uma atividade reconhecida e não está vinculado a nenhuma formação universitária específica, além de utilizar técnicas focadas na administração de empresas e na gestão de pessoas.

Para a instituição, a trama apresenta o abuso como uma questão passível de soluções rápidas e define a prática do coaching como uma “ferramenta para extrair a verdade”.

“Com essa conduta equivocada, a Rede Globo desrespeita os profissionais da Psicologia e sua profissão, que é devidamente qualificada por meio de curso superior específico e regulamentada por Conselho, mais habilitada e indicada para tratar da terapêutica de casos como o da personagem”, termina.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente, sinto dizer, fui gravemente prejudicada, em longa terapia com psicóloga inscrita no CRP que fazia contra tratamento comigo. Eu, como leiga, não tinha conhecimento técnico para perceber que tudo estava errado. Demorou anos para que eu realizasse o prejuízo. Infelizmente, não basta estar em um tratamento com psicólogo para estar sendo tratado adequadamente. Infelizmente, há muitos picaretas e psicólogos ruins. O CRP / CRF deveria estar muito mais atento e investigativo, além de criar mecanismos como avaliações periódicas de profissionais. Eu sei como fui irremediavelmente prejudicada por colocar credibilidade na profissional errada. Profissionais que não são sérios. Parece que a psicologia admite muita flexibilização.
    RCP poderia começar suspendendo temporariamente CRPs de psicólogos que atendem como holísticos ou oferecem terapias de constelações familiares ou baseadas nesses princípios, ainda não comprovados como verdadeiros ou eficazes. Deveria proibir que tais profissionais, que oferecem tratamentos holísticos ou, por métodos cuja eficacia não está comprovada de forma científica, não atrelarem à sua página virtual ou divulgação por qualquer meio, de que são psicólogos. Isso desencadeiam no público desavisado, sensação de falsa segurança no tratamento, pelo fato do profissional em questão ser tbm um psicólogo. A psicóloga que me atendeu o fazia em seus conhecimentos rasos em psicologia (depois soube que rasos), utilizava se de sugestões holísticas e até religiosas como recomendação para eu me confessar e tentar, assim, superar sintomas psicológicos ruins. Não funcionou. Eu achava que não havia terapêutica disponível na psicologia e que essa profissional estava lidando com sintoma inédito, testando algo que pudesse funcionar mas, não. Ela conhecia menos dos assuntos de sua formação e muito mais sobre os de natureza extra sensorial, que eram temas que a seduziram muito mais. Ela via aura! Cheia de histórias de misticismo. Na minha pouca idade e experiência de vida, eu achava tudo isso o máximo. Deixei de ser beneficiada por recursos disponíveis na psicologia, até mesmo por julgar que não existiam.

  2. Estamos em um Pais Livre, e a pessoa se trata com quem ela quiser. Se quiser ir na Igreja falar com Deus ou com o Satanás , a escolha é dela. Se quiser ir falar com Psicologo(a) Psiquiatra Psicanalista a escolha é dela.
    se quiser ir na universal, em centro espirita, na umbanda e bater tambor, a escolha é dela .
    a novela tambem é uma obra de ficção…enfim…. quem é que esta precisando de tratamento ?

  3. Primeiro, hipnose é manifestação de espíritos caídos. Qualquer coisa fora disso é enganar a população. Segundo, é risível. Querem o monopólio para tirar dinheiro do povo. É isso que a sociedade de hipnose quer. Ela e o Conselho de Psicologia nem são consideradas ciências! É o abuso! Querendo o controle! Querendo ser o dono da verdade.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …