Coreia ameaça (de novo) com ataque preventivo a EUA e Japão

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

Em caso de provocações por parte dos Estados Unidos e seus aliados, incluindo o Japão, a Coreia do Norte pode realizar um ataque preventivo, informou a agência norte-coreana KNCA.

A Agência Central de Notícias da Coreia KNCA divulgou neste sábado (29) a informação, dizendo que as forças armadas revolucionárias do país “estão prontas para a realização de um ataque preventivo contra seus adversários, em caso da mínima provocação por parte deles [EUA e aliados], em conformidade com os interesses de proteção da soberania da república popular e o direito à sua existência.”

O comunicado divulgado pela KNCA adverte também o Japão, relativamente à introdução de sanções contra a Coreia do Norte, dizendo que nesse caso o Japão será responsabilizado por possíveis consequências.

Mais cedo este mês, os Estados Unidos avisaram Pyongyang de que qualquer ataque contra aliados dos americanos ou uso de armas nucleares pelo lado norte-coreano levará a uma “resposta instantânea e eficaz”.

Além disso, o premiê japonês Shinzo Abe tinha dado ordem para preparar um pacote adicional de sanções contra a Coreia do Norte por causa do teste de lançamento de armas nucleares que a Coreia do Norte realizou em 9 de setembro.

Em agosto, a Coreia do Norte prometeu responder com um ataque nuclear preventivo às provocações dos EUA, a quem acusa de tentar invadir o território nacional.

“A tentativa dos EUA de invadir a Coreia do Norte torna-se cada vez mais irracional”, disse na ocasião um comunicado da agência estatal norte-coreana KNCA.

“O direito a um ataque nuclear preventivo não é monopólio dos Estados Unidos”, afirma a nota da KCNA, citada pela agência russa Sputnik News.

A Rússia interveio então na guerra de palavras, avisando a sua tradicional aliada de que ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.

No final do mesmo mês, a Coreia do Norte divulgou um vídeo “do seu triunfante ataque nuclear a Washington”.

Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polícia encontra 39 corpos dentro de caminhão em Essex na Inglaterra

Corpos de 39 pessoas foram encontrados na madrugada desta quarta-feira dentro de um caminhão em Essex, na Inglaterra. A polícia foi acionada pelo serviço de ambulância pouco antes de 1h40 (horário local), logo após a descoberta …

Experimento de fusão nuclear com armas de plasma está quase pronto

A montagem do Experimento de Revestimento de Plasma no Laboratório Nacional de Los Alamos tem bom andamento com a instalação de 18 das 36 pistolas de plasma previstas. Esta representa uma abordagem ambiciosa para conseguir …

Eduardo Bolsonaro desiste de ser embaixador nos EUA

Filho do presidente anuncia decisão após conquistar liderança do PSL na Câmara e em meio à incerteza sobre apoio de senadores à sua indicação à embaixada. Deputado diz que fica no Brasil para defender pauta …

Após coletes amarelos, Macron enfrenta crise e onda de suicídios no meio rural

Agricultores franceses protestaram nesta terça-feira em toda a França contra o que chamam de “agribashing”, ou, em tradução livre da expressão em inglês, uma "agressão violenta" (“bashing”) contra o setor. O fenômeno se repetiu na Alemanha, …

Sujar-se de terra é o mais moderno e eficaz antidepressivo de acordo com este estudo

Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos como a agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetine – entre tantos outros – , a …

Patenteado material que permite ocultar objetos e é chamado capa de invisibilidade

A empresa canadense fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionado ao Quantum Stealth. O material também é chamado de “capa de invisibilidade”. O inventor dos quatro pedidos …

Netanyahu desiste de formar governo em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo. O presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz. O primeiro-ministro anunciou a decisão nas redes …

'Nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder', diz Joice sobre governo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou nesta segunda-feira (22) que "nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder" como existe no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após ser retirada da função de …

"Táxis de cocaína" são problema crescente em Berlim

Aumento do número de veículos que entregam drogas diretamente na casa dos usuários preocupa a polícia berlinense. A cocaína perde apenas para a heroína como causa de mortes relacionadas a drogas na capital alemã. A polícia …

A casa da Barbie existe na vida real – e você pode se hospedar lá

Possivelmente a mais célebre e vendida boneca do mundo, a Barbie costumava sugerir uma vida de luxo e deleite ao imaginário da criançada que cresceu – e ainda cresce – inventando uma vida enquanto brinca …