Coreia ameaça (de novo) com ataque preventivo a EUA e Japão

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

Em caso de provocações por parte dos Estados Unidos e seus aliados, incluindo o Japão, a Coreia do Norte pode realizar um ataque preventivo, informou a agência norte-coreana KNCA.

A Agência Central de Notícias da Coreia KNCA divulgou neste sábado (29) a informação, dizendo que as forças armadas revolucionárias do país “estão prontas para a realização de um ataque preventivo contra seus adversários, em caso da mínima provocação por parte deles [EUA e aliados], em conformidade com os interesses de proteção da soberania da república popular e o direito à sua existência.”

O comunicado divulgado pela KNCA adverte também o Japão, relativamente à introdução de sanções contra a Coreia do Norte, dizendo que nesse caso o Japão será responsabilizado por possíveis consequências.

Mais cedo este mês, os Estados Unidos avisaram Pyongyang de que qualquer ataque contra aliados dos americanos ou uso de armas nucleares pelo lado norte-coreano levará a uma “resposta instantânea e eficaz”.

Além disso, o premiê japonês Shinzo Abe tinha dado ordem para preparar um pacote adicional de sanções contra a Coreia do Norte por causa do teste de lançamento de armas nucleares que a Coreia do Norte realizou em 9 de setembro.

Em agosto, a Coreia do Norte prometeu responder com um ataque nuclear preventivo às provocações dos EUA, a quem acusa de tentar invadir o território nacional.

“A tentativa dos EUA de invadir a Coreia do Norte torna-se cada vez mais irracional”, disse na ocasião um comunicado da agência estatal norte-coreana KNCA.

“O direito a um ataque nuclear preventivo não é monopólio dos Estados Unidos”, afirma a nota da KCNA, citada pela agência russa Sputnik News.

A Rússia interveio então na guerra de palavras, avisando a sua tradicional aliada de que ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.

No final do mesmo mês, a Coreia do Norte divulgou um vídeo “do seu triunfante ataque nuclear a Washington”.

Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …

Rússia é banida de eventos esportivos mundiais por quatro anos

Decisão deixará o país de fora dos Jogos Olímpicos de 2020 e da Copa do Mundo de Futebol de 2022. Agência Mundial Antidoping (Wada) conclui que Moscou manipulou dados laboratoriais de seus atletas. A Rússia está …

Pessoas em situação de rua viram guias turísticos na Irlanda

Olha só que iniciativa maravilhosa. Na Irlanda, o projeto ‘Secret Street Tours’ treina pessoas em situação de rua para usar seu conhecimento sobre a cidade para serem guias de turistas em tours pela cidade de …

Cientistas finalmente criam neurônios artificiais

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade de Bath (Inglaterra) realizou um feito inédito: conseguiu reproduzir a atividade biológica de neurônios usando chips de silicone. E o que é ainda melhor: esses “neurônios artificias” requerem …

Huawei pode lançar novos smartphones no Brasil, afirma executivo

A Huawei oficializou, nesta quinta-feira, 5, uma plataforma de auxílio aos desenvolvedores para publicarem e divulgarem seus aplicativos para os dispositivos da companhia. Chamada Huawei Ability Gallery, trata-se de uma expansão do ecossistema da App Gallery, …

Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9). Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os …

"Operação Maleta Verde", o escândalo que atinge governo e oposição na Venezuela

Com semblante mais sério que de costume, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos, pelo parlamento da União Europeia e por vários países da América Latina, dirigiu-se a jornalistas reunidos em …

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …