Tsunami monumental separou Europa da Grã-Bretanha há 8 mil anos, segundo estudo

As ondas provocadas por um massivo deslizamento de terra, ocorrido no norte da Noruega, afetou “gravemente” a vida dos habitantes do território que antigamente unia a Grã-Bretanha à Europa continental, segundo estudo.

Durante o último período glacial, a Grã-Bretanha estava conectada com o resto da Europa através de uma vasta ponte terrestre chamada Doggerland. A situação mudou com o fim da Era do Gelo, quando não somente aumentou o nível do oceano, mas também ocorreu o chamado deslizamento de Storegga.

Esse enorme deslizamento ocorreu em 6200 a.C. no norte da Noruega e provocou um megatsunami, contribuindo para a destruição das terras que uniam a Europa continental e a futura Grã-Bretanha.

Desde 1931, quando um pescador encontrou um arpão mesolítico no banco de Dogger, no centro do mar do Norte, acumulou-se muitas evidências que sugeriam essa versão da história geológica da região. Contudo, até recentemente não existiam provas cabais de outro tsunami ocorrido no sul da Grã-Bretanha.

O estudo de uma equipe internacional de pesquisadores, publicado nesta quarta-feira (15) na revista científica Geosciences, oferece essas confirmações e apresenta novos detalhes do evento devastador.

Em particular, em um local do leito marinho localizado a aproximadamente 50 quilômetros da atual costa de Norfolk, no leste da Inglaterra, os pesquisadores descobriram uma massa de sedimentos relacionados ao tsunami: uma cama de pedras, conchas e sedimentos estuários de quase meio metro de grossura.

Tanto a datação por radiocarbono como outros tipos de análises – como o estudo de geoquímica e paleobotânica, além do DNA sedimentar antigo – confirmaram que este depósito pode estar vinculado ao deslizamento de Storegga. Além disso, permitem concluir que não ocorreu um, mas, sim, “três grandes eventos de ondas”.

Afetou os humanos, mas não acabou com Doggerland

Quanto ao impacto do tsunami na vida dos habitantes pré-históricos da região, os pesquisadores opinam que “nessas áreas costeiras, onde as populações humanas mesolíticas podem ter residido durante a maior parte do ano, os assentamentos teriam sido gravemente afetados”.

Ao mesmo tempo, advertem que as ondas não foram o golpe final em Doggerland, que acabou desaparecendo no mar: “A evidência sugere que a paisagem se recuperou temporalmente e que […] A imersão final das partes remanescentes de Doggerland ocorreu depois do tsunami Storegga.”

Segundo o principal autor do estudo, o professor Vince Gaffney, da Universidade de Bradford (Reino Unido), “a exploração de Doggerland, uma paisagem perdida sob o mar do Norte, é um dos últimos grandes desafios arqueológicos da Europa”.

“Este trabalho demonstra que uma equipe interdisciplinar de arqueólogos e cientistas pode reviver esta paisagem e, até mesmo, revelar informações sobre um dos grandes desastres naturais da pré-história, o tsunami de Storegga“, afirma o pesquisador citado por comunicado da Universidade de Warwick (Reino Unido).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …