EUA prometem ‘resposta arrasadora’ em caso de ataque nuclear norte-coreano

Secretary of Defense / Flickr

O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis

O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis

O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, alertou nesta sexta-feira (3), em Seul, na Coreia do Sul, que o governo americano responderá de forma “efetiva e arrasadora” em caso de um hipotético ataque nuclear da Coreia do Norte contra o país ou algum aliado.

O regime de Kim Jong-un “continua lançando mísseis, desenvolvendo seu programa de armas nucleares e com discurso e comportamento ameaçadores”, afirmou James Mattis durante um encontro com o colega sul-coreano, Han Min-koo, no segundo e último dia de visita à Coreia do Sul.

Nos últimos meses, a Coreia do Norte tem ameaçado repetidas vezes que poderá lançar um ataque nuclear preventivo contra os EUA, Japão e Coreia do Sul.

“Qualquer ataque sobre os Estados Unidos ou sobre nossos aliados, e qualquer uso de armas nucleares, dará lugar a uma resposta efetiva e arrasadora”, disse em declarações, segundo a agência “Yonhap”.

Em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o cargo, o secretário americano reafirmou o compromisso de Washington com a defesa de “aliados fundamentais como a Coreia do Sul”, uma aliança que permanece “selada”, segundo ressaltou.

A visita de Mattis ocorre após Pyongyang realizar o teste de um míssil intercontinental, experimento que, se for executado com sucesso, significaria mais um passo no desenvolvimento de uma arma nuclear capaz de alcançar o território americano.

Depois da reunião com o ministro sul-coreano, o chefe do Pentágono deve viajar nesta sexta-feira ao Japão onde irá se encontrar com o primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, e com a colega japonesa, Tomomi Inada.

Os dois aliados se dispunham a receber Mattis com certo incômodo perante a imprevisível política externa de Trump e depois que o novo presidente dos Estados Unidos ameaçou durante a campanha eleitoral retirar as tropas americanas do Japão e da Coreia do Sul pelo elevado custo que isso representa.

DEIXE UMA RESPOSTA:

-

Usuários do Tinder procurariam mais relações sérias do que pessoas off-line

Para alguns de nós, o aplicativo de namoro Tinder pode parecer uma máquina caça-níquel de sexo, um jogo para solteiros com selfies demais. Para outros, como Casey Napolitano, uma agente imobiliária de Los Angeles, Tinder …

-

Prefeitura de SP usará drones para ajudar no policiamento da cidade

A prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (24) que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) passará a usar drones em operações específicas de vigilância na cidade. Os aparelhos foram apresentados em um evento que contou com …

Mariano Rajoy e Michel Temer

Presidente do governo espanhol vê acordo entre UE e Mercosul "mais perto do que nunca"

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, disse nesta terça-feira (25) acreditar que o futuro acordo entre União Europeia (UE) e Mercosul está "mais perto do que nunca" e defendeu a aceleração das negociações para …

-

Contas externas registram saldo positivo de US$ 1,397 bilhão em março

As contas externas fecharam o mês de março com saldo positivo, de acordo com dados divulgados hoje (25) pelo Banco Central (BC). No mês passado, as transações correntes do país, formadas pelas compras e as vendas …

Ex-primeira-dama Adriana Ancelmo chega em sua casa, no Leblon, onde cumpre prisão domiciliar

MPF pede retorno de mulher de Cabral para a prisão preventiva

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) pediu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) que determine o retorno de Adriana Ancelmo para a prisão preventiva. Investigada na Operação Calicute, ela foi denunciada …

-

Cientistas usam a gravidade para descobrir como buracos negros colidem e se fundem

No ano passado,  cientistas anunciaram que finalmente haviam observado ondas gravitacionais, as esquivas e muito procuradas ondulações no tecido do espaço-tempo que foram propostas pela primeira vez por Albert Einstein. As ondas detectadas por eles vieram …

Deputado Arthur Maia fez a leitura do seu relatório na Comissão Especial que analisa a reforma da Previdência na semana passada

Comissão começa a discutir relatório da reforma da Previdência; votação pode acontecer na próxima semana

O relatório sobre a reforma da Previdência apresentado pelo deputado Arthur Maia (PPS-BA) será discutido esta semana na comissão especial criada para analisar a proposta na Câmara. A primeira reunião de discussão está marcada para …

-

Campanha eleitoral de Macron é atacada por hackers russos

A campanha eleitoral do candidato social liberal à presidência da França, Emmanuel Macron, foi hackeada pelo grupo russo Pawn Storm, segundo um relatório da companhia de segurança informática Trend Micro divulgado pelos meios de comunicação …

-

Os alemães já têm um carro voador nos céus

Os alemães acabam de cumprir um sonho antigo da humanidade: colocar um automóvel a cruzar os céus. Depois de um conjunto variado de protótipos mais ou menos funcionais, a Lilium Aviation utilizou sua base em Munique …

-

Governo nega publicidade em vídeos sobre a reforma da Previdência no SBT

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República negou que os vídeos veiculados pela emissora Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) sejam peças publicitárias. Desde a sexta-feira (21), após um encontro entre o presidente Michel Temer …