Coreia do Norte forneceu materiais para armas químicas à Síria

Rodong Sinmun / YONHAP

Um relatório de especialistas das Nações Unidas, divulgado pelo jornal norte-americano The New York Times, revela que a Coreia do Norte tem ajudado a Síria com seu programa de armamento ao fornecer materiais para armas químicas.

O documento, que não foi tornado público e cujo conteúdo a ONU não quis confirmar, estuda possíveis violações por parte de Pyongyang das sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os especialistas documentam as supostas trocas entre a Coreia do Norte e a Síria, mas assinalam que as provas disponíveis não comprovam de forma definitiva a existência de uma cooperação entre os dois países no que diz respeito às armas químicas.

Segundo o relatório, o país asiático forneceu à Síria lajes, válvulas e termômetros, todos resistentes a ácidos, que podem ser utilizados na produção desse tipo de armamento. Foram detectados mais de 40 envios de mercadoria de Pyongyang para Damasco entre 2012 e 2017.

O governo sírio, dirigido por Bashar al-Assad, se comprometeu em 2013 a destruir todo o seu arsenal químico, mas desde então tem sido acusado em várias ocasiões de utilizar substâncias proibidas com fins militares.

O documento dos especialistas da ONU, que informa o Conselho de Segurança sobre possíveis violações da sanções por parte da Coreia do Norte, assinala que em janeiro de 2017 foram interceptadas lajes resistentes a ácidos em dois barcos que partiram do país asiático com destino a Síria, segundo o jornal.

Os materiais, referem, são utilizados na construção de instalações onde se produzem armas químicas.

O New York Times assegura que o relatório destaca o perigo que significa um comércio desse tipo entre a Síria e a Coreia do Norte, pois poderia facilitar a Damasco o uso de armas químicas e a Pyongyang receitas para financiar os programas nucleares e de mísseis.

Questionado sobre o documento, o porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, disse desconhecer seu conteúdo nem se ele será divulgado.

Os Estados Unidos, que têm acusado repetidamente a Síria de usar armas químicas e a Coreia do Norte de tentar se esquivar das sanções internacionais, também não quiseram confirmar a informação, mas asseguraram que vai ao encontro das suas suspeitas.

“Isso é algo que preocupa os Estados Unidos há algum tempo”, disse a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Heather Nauert.

Segundo a representante, a preocupação é que, à medida que Pyongyang se sinta “mais desesperada”, procure “formas diferentes, criativas e horríveis de fazer dinheiro para financiar seu regime criminoso”.

No início de fevereiro, um relatório da ONU citado pela CNN revelava outras tentativas da Coreia do Norte de escapar das sanções aplicadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas com a ajuda de Moçambique.

Segundo as informações, Moçambique ajudaria o regime norte-coreano a se financiar através de cooperação econômica ilegal. Mas Moçambique negou desrespeitar sanções.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …