Coreia do Norte forneceu materiais para armas químicas à Síria

Rodong Sinmun / YONHAP

Um relatório de especialistas das Nações Unidas, divulgado pelo jornal norte-americano The New York Times, revela que a Coreia do Norte tem ajudado a Síria com seu programa de armamento ao fornecer materiais para armas químicas.

O documento, que não foi tornado público e cujo conteúdo a ONU não quis confirmar, estuda possíveis violações por parte de Pyongyang das sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os especialistas documentam as supostas trocas entre a Coreia do Norte e a Síria, mas assinalam que as provas disponíveis não comprovam de forma definitiva a existência de uma cooperação entre os dois países no que diz respeito às armas químicas.

Segundo o relatório, o país asiático forneceu à Síria lajes, válvulas e termômetros, todos resistentes a ácidos, que podem ser utilizados na produção desse tipo de armamento. Foram detectados mais de 40 envios de mercadoria de Pyongyang para Damasco entre 2012 e 2017.

O governo sírio, dirigido por Bashar al-Assad, se comprometeu em 2013 a destruir todo o seu arsenal químico, mas desde então tem sido acusado em várias ocasiões de utilizar substâncias proibidas com fins militares.

O documento dos especialistas da ONU, que informa o Conselho de Segurança sobre possíveis violações da sanções por parte da Coreia do Norte, assinala que em janeiro de 2017 foram interceptadas lajes resistentes a ácidos em dois barcos que partiram do país asiático com destino a Síria, segundo o jornal.

Os materiais, referem, são utilizados na construção de instalações onde se produzem armas químicas.

O New York Times assegura que o relatório destaca o perigo que significa um comércio desse tipo entre a Síria e a Coreia do Norte, pois poderia facilitar a Damasco o uso de armas químicas e a Pyongyang receitas para financiar os programas nucleares e de mísseis.

Questionado sobre o documento, o porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, disse desconhecer seu conteúdo nem se ele será divulgado.

Os Estados Unidos, que têm acusado repetidamente a Síria de usar armas químicas e a Coreia do Norte de tentar se esquivar das sanções internacionais, também não quiseram confirmar a informação, mas asseguraram que vai ao encontro das suas suspeitas.

“Isso é algo que preocupa os Estados Unidos há algum tempo”, disse a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Heather Nauert.

Segundo a representante, a preocupação é que, à medida que Pyongyang se sinta “mais desesperada”, procure “formas diferentes, criativas e horríveis de fazer dinheiro para financiar seu regime criminoso”.

No início de fevereiro, um relatório da ONU citado pela CNN revelava outras tentativas da Coreia do Norte de escapar das sanções aplicadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas com a ajuda de Moçambique.

Segundo as informações, Moçambique ajudaria o regime norte-coreano a se financiar através de cooperação econômica ilegal. Mas Moçambique negou desrespeitar sanções.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …

Companhia austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou nesta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). A inovadora tecnologia, batizada de ReOil, …

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontrou uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …