Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

(dr) DPR

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, inspeciona a vila de Panmunjom

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar.

O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta segunda-feira (21) quando estava a bordo de uma embarcação de inspeção marítima da Coreia do Sul.

“A Coreia do Norte encontrou o homem em suas águas e cometeu um ato de brutalidade ao fuzilá-lo e queimar seu corpo, de acordo com nossa minuciosa análise de inteligência militar”, publicou a agência de notícias sul-coreana Yonhap citando declaração do Ministério da Defesa do país.

Além da denúncia contra Pyongyang, a Defesa sul-coreana exigiu “explicações e punição dos responsáveis” pela morte do funcionário público.

Ainda segundo colegas do cidadão sul-coreano, no convés da embarcação onde ele servia foram encontrados seus sapatos.

Acreditando que ele tenha se jogado ao mar, a investigação apontou que o homem sumiu justamente em uma área da embarcação que não estava sob vigilância das câmeras de segurança.

Tentando explicar a possível razão do alegado fuzilamento de seu cidadão, a Defesa sul-coreana levantou a hipótese de o funcionário possivelmente ter tentado desertar em direção ao Norte.

Contudo, devido à pandemia de COVID-19 ele teria sido fuzilado ainda na água durante a abordagem de uma patrulha norte-coreana.

“Acreditamos que, pelo visto, a Coreia do Norte cometeu tal ato desumano de fuzilar um homem sem restrições como parte de suas diretrizes de luta contra a COVID-19”, acrescentou a Defesa sul-coreana.

A ser verdade, esta foi a primeira vez desde 2008 que um cidadão sul-coreano foi morto pela Coreia do Norte.

Em julho do referido ano, a turista sul-coreana Park Wang-ja, de 53 anos, foi fatalmente alvejada por um soldado norte-coreano enquanto caminhava por uma zona restrita em um resort sul-coreano no Monte Kumgang, no território da Coreia do Norte.

Até o momento do incidente, o local havia sido visitado por mais de um milhão de civis sul-coreanos desde sua abertura em 1998.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …