Trump escolhe magnata do petróleo e amigo de Putin para Secretário de Estado

The Russian Government

Rex Tillerson, magnata do petróleo e Secretário de Estado de Trump com Vladimir Putin, presidente da Rússia

Rex Tillerson, magnata do petróleo e Secretário de Estado de Trump com Vladimir Putin, presidente da Rússia

O futuro Secretário de Estado dos EUA, escolhido por Donald Trump, é o CEO da petrolífera ExxonMobil, Rex Tillerson. O milionário de 64 anos é muito próximo de Vladimir Putin, presidente da Rússia.

Este magnata do petróleo, que não tem qualquer experiência política, vai assumir a importante pasta da Secretaria de Estado na presidência de Donald Trump.

A escolha pode ser vista como mais um passo de Trump rumo ao estabelecimento de uma nova relação amigável com a Rússia, depois de, nos últimos anos, os dois países terem vivido num clima de tensão.

Tillerson recebeu de Putin a Ordem da Amizade, em 2013, depois de ter assinado um acordo com a gigante do petróleo russo, a Rosneft, para que a ExxonMobil tenha acesso aos ricos recursos deste combustível no Ártico.

Estes dados podem ser vistos como pontos fracos do futuro Secretário de Estado dos EUA, estando em causa eventuais conflitos de interesses futuros, mas Trump diz que ele é “um jogador de classe mundial”.

“Sua tenacidade, experiência no exterior e profundo conhecimento da geopolítica fazem dele uma excelente escolha para Secretário de Estado”, destaca Trump em comunicado.

William Munoz / Wikimedia

Rex Tillerson, CEO da petrolífera ExxonMobil e Secretário de Estado de Trump

Rex Tillerson, CEO da petrolífera ExxonMobil e Secretário de Estado de Trump

A CNN salienta que joga a favor de Tillerson o fato de ter construído “relações próximas com muitos líderes mundiais, fechando grandes acordos através da Euroásia e do Médio Oriente em nome da maior companhia de energia do mundo”.

O magnata terá grande “mestria em negociações complexas” e o “conhecimento dos fatores geopolíticas que enformam a indústria do petróleo” que “são diretamente relevantes para liderar a diplomacia dos EUA e gerir o Departamento de Estado”, nota ainda a CNN.

Mas esta escolha de Trump deixa antever a primeira grande batalha entre a Casa Branca e o Senado, conforme realça o mesmo canal, notando que há senadores republicanos céticos com Tillerson e que os democratas vão certamente contestar sua designação.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …