Trump escolhe magnata do petróleo e amigo de Putin para Secretário de Estado

The Russian Government

Rex Tillerson, magnata do petróleo e Secretário de Estado de Trump com Vladimir Putin, presidente da Rússia

Rex Tillerson, magnata do petróleo e Secretário de Estado de Trump com Vladimir Putin, presidente da Rússia

O futuro Secretário de Estado dos EUA, escolhido por Donald Trump, é o CEO da petrolífera ExxonMobil, Rex Tillerson. O milionário de 64 anos é muito próximo de Vladimir Putin, presidente da Rússia.

Este magnata do petróleo, que não tem qualquer experiência política, vai assumir a importante pasta da Secretaria de Estado na presidência de Donald Trump.

A escolha pode ser vista como mais um passo de Trump rumo ao estabelecimento de uma nova relação amigável com a Rússia, depois de, nos últimos anos, os dois países terem vivido num clima de tensão.

Tillerson recebeu de Putin a Ordem da Amizade, em 2013, depois de ter assinado um acordo com a gigante do petróleo russo, a Rosneft, para que a ExxonMobil tenha acesso aos ricos recursos deste combustível no Ártico.

Estes dados podem ser vistos como pontos fracos do futuro Secretário de Estado dos EUA, estando em causa eventuais conflitos de interesses futuros, mas Trump diz que ele é “um jogador de classe mundial”.

“Sua tenacidade, experiência no exterior e profundo conhecimento da geopolítica fazem dele uma excelente escolha para Secretário de Estado”, destaca Trump em comunicado.

William Munoz / Wikimedia

Rex Tillerson, CEO da petrolífera ExxonMobil e Secretário de Estado de Trump

Rex Tillerson, CEO da petrolífera ExxonMobil e Secretário de Estado de Trump

A CNN salienta que joga a favor de Tillerson o fato de ter construído “relações próximas com muitos líderes mundiais, fechando grandes acordos através da Euroásia e do Médio Oriente em nome da maior companhia de energia do mundo”.

O magnata terá grande “mestria em negociações complexas” e o “conhecimento dos fatores geopolíticas que enformam a indústria do petróleo” que “são diretamente relevantes para liderar a diplomacia dos EUA e gerir o Departamento de Estado”, nota ainda a CNN.

Mas esta escolha de Trump deixa antever a primeira grande batalha entre a Casa Branca e o Senado, conforme realça o mesmo canal, notando que há senadores republicanos céticos com Tillerson e que os democratas vão certamente contestar sua designação.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …