Coronavírus não tem origem animal e ‘foi vazado acidentalmente’ de laboratório, diz médico norueguês

Narendra Shrestha / EPA

O virologista norueguês Birger Sorensen afirmou em entrevista a jornal sueco que a origem não animal do novo coronavírus é “evidente” tanto pela estrutura como pela transmissão rápida entre seres humanos.

“Eu acredito firmemente que o novo coronavírus foi vazado acidentalmente. Quando as autoridades dos EUA realizaram inspeção em Wuhan em 2018, descreveram [o laboratório em Wuhan] como um laboratório perigoso”, contou Sorensen ao Fria Tider.

O virologista norueguês ressaltou existir casos comprovados de vírus vazados de laboratórios, havendo, assim, a probabilidade de o novo coronavírus ter origem artificial.

“Há muitos laboratórios que estragaram vírus e acabaram os liberando por engano. O vírus original SARS foi liberado de Singapura”, pontuou, se referindo a um incidente de novembro 2003.

“Acho que o coronavírus foi vazado já na segunda metade de agosto [ou] no início de setembro de 2019. Há muita [coisa] para sugerir isso”, considerou Sorensen.

Sorensen acredita que a rápida propagação do vírus indica uma adaptação aos seres humanos. Além do mais, o virologista destaca que ainda ninguém comprovou que o novo coronavírus evoluiu naturalmente.

“Não há ninguém que questione que deve ser provado que o vírus vem da natureza. Tem que provar que este vem da natureza, caso contrário, [o vírus] vem do laboratório”, ponderou o virologista, ressaltando que estão sendo realizadas muitas pesquisas sobre vírus de laboratório.

Birger Sorensen é um rosto familiar na Noruega, tendo realizado pesquisas sobre gripe suína em 2009, ebola e HIV. Com o início da pandemia do coronavírus, Sorensen se reuniu com o oncologista britânico Angus Dalgleish e o especialista de estatística Andres Susrud para estudar o novo vírus. No entanto, Sorensen enfrentou duras críticas da comunidade científica. Entre outros, Kristian Andersen, professor de Imunologia e Microbiologia do Laboratório de Pesquisa Scripps na Califórnia (EUA), atacou o estudo de Sorensen como “um completo disparate, ininteligível e nem sequer remotamente científico”, citado pelo Fria Tider.

No entanto, Sorensen e seus colegas permaneceram apoiando a tese de que o novo coronavírus vem do laboratório. Segundo o virologista, oposição dura contra estudos onde as pesquisas de laboratório são postas em dúvida pode ser explicada pela insatisfação de cientistas que não querem que a sociedade se pergunte como o estudo foi realizado.

“A comunidade científica não quer discutir assuntos que possam dificultar futuras pesquisas com vírus”, revelou, relembrando que existem outros fins para estudos sobre vírus e que nem todos tentam conter pandemia e doenças. “Há a possibilidade de usar tais vírus como armas que não deve ser descartada”, concluiu o virologista.

Declarações de que o vírus poderia ter sido vazado do laboratório no Instituto de Virologia na província de Wuhan, um dos laboratórios mais inovadores, com classificação de segurança mais alta, têm propagado durante meses. No entanto, as alegações foram negadas como “pura invenção” pela administração do instituto, que ressaltou que no laboratório nunca existiu um vírus semelhante ao SARS-CoV-2.

Em novembro, a Organização Mundial da Saúde anunciou seus planos de pesquisa das origens da pandemia. Coronavírus anteriores passaram ao ser humano através de um animal hospedeiro intermediário. Até agora, a maioria dos cientistas acham que o vírus se originou em morcegos, mas como este saltou para as pessoas permanece desconhecido.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …