Coronavírus não tem origem animal e ‘foi vazado acidentalmente’ de laboratório, diz médico norueguês

Narendra Shrestha / EPA

O virologista norueguês Birger Sorensen afirmou em entrevista a jornal sueco que a origem não animal do novo coronavírus é “evidente” tanto pela estrutura como pela transmissão rápida entre seres humanos.

“Eu acredito firmemente que o novo coronavírus foi vazado acidentalmente. Quando as autoridades dos EUA realizaram inspeção em Wuhan em 2018, descreveram [o laboratório em Wuhan] como um laboratório perigoso”, contou Sorensen ao Fria Tider.

O virologista norueguês ressaltou existir casos comprovados de vírus vazados de laboratórios, havendo, assim, a probabilidade de o novo coronavírus ter origem artificial.

“Há muitos laboratórios que estragaram vírus e acabaram os liberando por engano. O vírus original SARS foi liberado de Singapura”, pontuou, se referindo a um incidente de novembro 2003.

“Acho que o coronavírus foi vazado já na segunda metade de agosto [ou] no início de setembro de 2019. Há muita [coisa] para sugerir isso”, considerou Sorensen.

Sorensen acredita que a rápida propagação do vírus indica uma adaptação aos seres humanos. Além do mais, o virologista destaca que ainda ninguém comprovou que o novo coronavírus evoluiu naturalmente.

“Não há ninguém que questione que deve ser provado que o vírus vem da natureza. Tem que provar que este vem da natureza, caso contrário, [o vírus] vem do laboratório”, ponderou o virologista, ressaltando que estão sendo realizadas muitas pesquisas sobre vírus de laboratório.

Birger Sorensen é um rosto familiar na Noruega, tendo realizado pesquisas sobre gripe suína em 2009, ebola e HIV. Com o início da pandemia do coronavírus, Sorensen se reuniu com o oncologista britânico Angus Dalgleish e o especialista de estatística Andres Susrud para estudar o novo vírus. No entanto, Sorensen enfrentou duras críticas da comunidade científica. Entre outros, Kristian Andersen, professor de Imunologia e Microbiologia do Laboratório de Pesquisa Scripps na Califórnia (EUA), atacou o estudo de Sorensen como “um completo disparate, ininteligível e nem sequer remotamente científico”, citado pelo Fria Tider.

No entanto, Sorensen e seus colegas permaneceram apoiando a tese de que o novo coronavírus vem do laboratório. Segundo o virologista, oposição dura contra estudos onde as pesquisas de laboratório são postas em dúvida pode ser explicada pela insatisfação de cientistas que não querem que a sociedade se pergunte como o estudo foi realizado.

“A comunidade científica não quer discutir assuntos que possam dificultar futuras pesquisas com vírus”, revelou, relembrando que existem outros fins para estudos sobre vírus e que nem todos tentam conter pandemia e doenças. “Há a possibilidade de usar tais vírus como armas que não deve ser descartada”, concluiu o virologista.

Declarações de que o vírus poderia ter sido vazado do laboratório no Instituto de Virologia na província de Wuhan, um dos laboratórios mais inovadores, com classificação de segurança mais alta, têm propagado durante meses. No entanto, as alegações foram negadas como “pura invenção” pela administração do instituto, que ressaltou que no laboratório nunca existiu um vírus semelhante ao SARS-CoV-2.

Em novembro, a Organização Mundial da Saúde anunciou seus planos de pesquisa das origens da pandemia. Coronavírus anteriores passaram ao ser humano através de um animal hospedeiro intermediário. Até agora, a maioria dos cientistas acham que o vírus se originou em morcegos, mas como este saltou para as pessoas permanece desconhecido.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fábrica russa eliminará deficiências na produção da Sputnik V de acordo com recomendações da OMS

Em resultado de inspeções efetuadas na Rússia, o grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde fez várias observações sobre a fabricação da vacina Sputnik V. Estas são ligadas principalmente à proteção do meio ambiente …

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …