Virologista chinesa convida OMS a inspecionar laboratório de Wuhan: ‘Não temos nada a esconder’

Marcos Santos / USP

Shi Zhengli, vice-diretora do Instituto de Virologia de Wuhan (IVW), quer desmentir quaisquer teorias da conspiração que acusam a China de ter criado e disseminado o novo coronavírus pelo mundo.

A virologista chinesa Shi Zhengli, vice-diretora do Instituto de Virologia de Wuhan (IVW), convidou a Organização Mundial ds Saúde (OMS) para visitar laboratório em Wuhan, na China. Em entrevista publicada nesta terça-feira (22), pela BBC, a cientista afirma ainda que não tem “nada a esconder”.

Shi Zhengli, que é também conhecida como a “mulher morcego” por sua extensa pesquisa sobre o coronavírus nestes mamíferos, respondeu por e-mail às perguntas da equipe da BBC. A chinesa afirmou que tentou entrar em contato com a OMS por duas vezes. Em ambas as oportunidades, demonstrou certeza de que uma visita ao IVW descartaria qualquer tipo de especulação de que o vírus tenha saído do laboratório.

“Expressei pessoal e claramente que gostaria de recebê-los em uma visita ao IVW. Aceitaria pessoalmente qualquer forma de visita baseada em um processo aberto, transparente, confiável e de diálogo razoável”, disse Shi Zhengli, segundo a BBC.

Em maio, quando a COVID-19 já tinha infectado a maior parte dos países do mundo, serviços de inteligência de potências ocidentais, como EUA, Canadá e Reino Unido, criaram um dossiê acusando a China de conhecer o vírus antes de reconhecer sua existência para o mundo.

Além disso, o presidente norte-americano Donald Trump e o secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo afirmaram por diversas vezes que a China teria criado o novo coronavírus. Pompeo chegou a dizer que teria “enormes evidências” disto, e que “os melhores especialistas” acreditam que o vírus “foi feito pelo homem”.

No dia 22 de novembro, Shi Zhengli divulgou os detalhes de um estudo que comprovam que o surto do novo coronavírus não teve origem em laboratório.

“Todos os resultados de nossas pesquisas são publicados em periódicos ingleses na forma de artigos. As sequências de vírus também são armazenadas no banco de dados GenBank [gerenciado pelos EUA]. É completamente transparente. Não temos nada a esconder”, afirmou à BBC Shi Zhengli.

Enquanto as acusações norte-americanas se mostram uma ofensiva contra a China ao estilo da Guerra Fria, Shi Zhengli e o IVW se mostram confiantes a desmentir quaisquer teorias da conspiração que giram em torno da origem do novo coronavírus.

No Brasil, uma das vacinas contra a COVID-19 que está em estágio mais avançado de desenvolvimento é a CoronaVac, criada pela China. No entanto, uma pesquisa do Datafolha divulgada no dia 12 de dezembro mostra que 47% dos brasileiros tomariam uma vacina chinesa, enquanto 50% não tomariam.

O Brasil foi o único país a mostrar maioria de rejeição.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA e Reino Unido teriam dado 'luz verde' a Israel para retaliar Irã após ataque a petroleiro

Irã rejeitou o envolvimento do país no ataque contra o petroleiro Mercer Street no mar Arábico que ocorreu na quinta-feira (29), condenando as acusações lançadas pelo governo israelense. Tel Aviv teria recebido "luz verde" de Washington …

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …

Imagens do satélite Amazonia-1 já estão disponíveis — e qualquer um pode acessar

O Ministério da Ciência e Tecnologia comunicou, nesta semana, que as imagens do Amazonia-1 já podem ser acessadas pelo público. O satélite Amazonia-1 foi lançado em fevereiro de 2021 e, desde então, já avançou por etapas importantes, …