Corpo de baleia encalhada atrai curiosidade de banhistas em praia do Rio

Tomaz Silva / Agência Brasil

Os frequentadores da Praia do Arpoador, em Ipanema, na zona sul do Rio, foram surpreendidos esta manhã com uma baleia morta, encalhada, perto da área de arrebentação da praia.

A presença do corpo de uma baleia jubarte macho encalhada na Praia de Ipanema, na zona sul do Rio, atraiu a curiosidade de banhistas que se concentram no Posto 8 da orla da Praia de Ipanema. Eles acionaram o Corpo de Bombeiros, que deslocou uma equipe do Grupamento Marítimo de Copacabana (Gmar), que está no local fazendo o trabalho de prevenção, isolando a área.

O esquema para a retirada do corpo da baleia encalhada está sendo definido por equipes do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb), com o apoio do Corpo de Bombeiros.

O presidente do Inea, Marcus Lima, o comandante de área marítima do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Coutinho, e o diretor de limpeza urbana da Comlurb, Eduardo Vieira, se reuniram próximo ao local onde está a carcaça da baleia para discutir como o serviço será realizado.

A ideia é transportar a baleia até a pista da Avenida Vieira Souto, com a utilização de retroescavadeiras, e lá fazer o içamento por meio de guindaste para o caminhão que levará ao Aterro Sanitário de Seropédica, na Mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro.

Tomaz Silva / Agência Brasil

Corpo de baleia encalhada atraiu curiosidade de banhistas em praia do Rio

“Nós vamos precisar de duas retroescavadeiras para puxar esse animal na areia. Tem que prestar atenção que a baleia está em decomposição. Temos que fazer um envoltório dela para poder tirar sem que fique em pedaços. Isso vai ser bem difícil. Na pista o guindaste vai içá-la e levar até uma prancha no caminhão, que vai suportar o peso dela para seguir até o Aterro Sanitário”, explicou o diretor da Comlurb, Eduardo Vieira.

Segundo Marcus Lima, a melhor alternativa é a retirada pela areia. “Porque não levá-la pelo mar? Isso por uma questão de segurança de navegação. A Capitania dos Portos recomendou dentro do protocolo criado que essa não seria a melhor solução, porque não tem segurança de como fazer a baleia afundar, então, o risco dela se tornar um problema para a navegação é muito grande. Essa opção foi descartada, pelo menos por enquanto e a opção é fazer por terra”, informou.

Se a operação por terra começar e não puder ser concluída por causa da dificuldade de transferência do corpo da baleia em decomposição, poderá ser usado um plano B com o transporte por mar até o Porto do Rio e de lá seguir para o Aterro Sanitário.

Essa é a opção preferida do biólogo do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua) da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Rafael Carvalho, que desde cedo está no local.

Tomaz Silva / Agência Brasil

Corpo de baleia morta encalha na Praia do Arpoador, em Ipanema, na zona sul do Rio

A Marinha do Brasil informou à Agência Brasil, que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro “acionou os órgãos ambientais competentes e enviou sua equipe de Inspeção Naval, de lancha, ao local, a fim de garantir a segurança da navegação e colaborar nos esforços para a remoção do animal”.

A baleia jubarte foi encontrada pela manhã por frequentadores da praia, que avisaram aos bombeiros por volta das 8h. Segundo o biólogo, o animal, considerado adulto, tem 14 metros e pesa cerca de 20 toneladas, está em processo avançado de decomposição.

Significa que o animal já morreu há algum tempo, pelo menos há mais de uma semana. Não dá para verificar muita coisa com relação a causa da morte com este estágio avançado de decomposição, mesmo assim a gente realizou coletas de pequenas amostras para levar ao laboratório e fazer análises com relação a concentração de contaminantes para ter um indício e um perfil de porque este animal tem no organismo dele”, informou.

Rafael Carvalho disse que agora é um período de migração desse tipo de animal, que vem das águas do sul do Atlântico Sul, onde é uma área de alimentação. As baleias vêm para a costa brasileira para reprodução.

“Parte dessa população migra para a nossa costa onde se concentra em área de reprodução, principalmente no norte do Espírito Santo e sul da Bahia, para depois em novembro iniciarem os movimentos de volta para as áreas de alimentação. Essa é a dinâmica para essa espécie”, explicou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …