Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

varfolomeev / Flickr

Manifestação de apoio a Alexei Navalny (ao centro)

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes.

Podem ter sido encontrados vestígios de exposição a tóxicos nos níveis de colinesterase no opositor Aleksei Navalny depois que os médicos de Omsk usaram drogas que são injetadas durante coma induzido, disse Leonid Rink, o desenvolvedor do agente nervoso Novichok.

“Em um coma induzido, a primeira ação dos médicos, e pode ver isso facilmente na Wikipédia, é a introdução de colinomiméticos ou colinolíticos. Por isso, quando dizem que algo teve um efeito sobre a colinesterase, bem, pessoal, foram os médicos que o fizeram, não é preciso inventar nada. Essa é a primeira coisa que os médicos de Omsk fizeram”, disse Rink à Sputnik.

Ao mesmo tempo, ele apontou que as toxinas fosforadas como as do Novichok, bem como os agentes nervosos não fosforados, também afetam os níveis da enzima colinesterase.

Mas, segundo o autor do Novichok, a suspeita de envenenamento por um grupo de inibidores da colinesterase não significa que esse agente nervoso tenha sido usado especificamente.

“[…] Por alguma razão, estes efeitos não apareceram em Omsk, embora a pessoa estivesse alegadamente com um envenenamento recente, mas duas semanas depois, esse efeito foi encontrado em outro lugar qualquer. Não parece estranho para qualquer pessoa sensata?”, observou Rink.

As fotos de Aleksei Navalny tiradas depois do suposto envenenamento refutam a teoria do uso do agente neurotóxico Novichok, devido à ausência de contração pupilar e espasmos musculares, os sintomas principais de tal envenenamento, relatou.

“São convulsionantes que, devido à interrupção do impulso nervoso, causam cãibras musculares, especialmente nos olhos”, conta.

“Ou seja, os músculos dos olhos mostram contração da pupila, ela se torna quase imperceptível mesmo com doses muito baixas do Novichok, quando praticamente ainda não há envenenamento. Este sintoma é imediatamente visível.”

Em seguida, o especialista analisou as imagens do opositor tiradas em diversos momentos.

“Segundo as fotografias de Navalny tiradas antes de embarcar no avião, no avião, depois do avião, no hospital, a caminho do segundo avião que o levou para a Alemanha, este não é o caso. Afinal, onde está a miose? Somos profissionais e sabemos que não podemos passar sem ela”, questionou Leonid Rink.

Na semana passada, na conta oficial de Navalny no Instagram surgiu uma publicação de que teria sido encontrado Novichok nas garrafas de seu quarto de hotel em Tomsk. Rink chamou isso de bobagem, pois, se a substância tivesse sido utilizada no hotel, isso teria levado não só à morte do político, mas também de qualquer pessoa que tivesse tocado na garrafa.

Navalny foi hospitalizado em Omsk no dia 20 de agosto depois de se sentir mal em um voo da cidade siberiana de Tomsk para Moscou, acabando por perder os sentidos. Após uma aterrissagem de emergência, os médicos de Omsk diagnosticaram distúrbio metabólico, que causou uma mudança brusca no açúcar no sangue. Ainda não está clara a causa do que aconteceu, mas, de acordo com os médicos, não foi encontrado veneno no sangue e na urina do ativista.

Dois dias depois, Aleksei Navalny foi levado de avião para o Hospital Universitário Charité em Berlim, Alemanha, em estado grave. Os médicos locais estabeleceram o diagnóstico preliminar de intoxicação com uma substância do grupo de inibidores da colinesterase.

No entanto, Boris Teplykh, diretor do departamento de anestesiologia e reanimação do Centro Nacional de Cirurgia Pirogov, disse à Sputnik que a versão dos médicos alemães foi estudada por especialistas russos logo no primeiro dia e que estes a refutaram. Depois disso, o governo alemão afirmou, citando médicos militares, que o opositor foi supostamente envenenado com Novichok, uma substância do grupo de agentes nervosos.

O Hospital Charité em Berlim informou na terça-feira (22) que Navalny teve alta hospitalar em estado satisfatório e que os médicos que o tratam não descartam sua recuperação completa.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …