Navalny tem “traços de envenenamento”, afirma hospital em Berlim; russos contestam

varfolomeev / Flickr

Manifestação de apoio a Alexei Navalny (ao centro)

Dois dias após Alexei Navalny ter sido transferido para um hospital em Berlim, os médicos alemães afirmaram na tarde desta segunda-feira terem encontrado “vestígios de envenenamento” no corpo do opositor do presidente russo, Vladimir Putin. Os médicos do hospital em que Navalny estava internado na Sibéria negam ter registrado presença da substância no paciente.

O advogado de 44 anos está internado em coma no Hospital Universitário Charité de Berlim. O opositor russo foi internado após passar mal durante um voo na Sibéria na última quinta-feira. Desde o primeiro momento, seu grupo de apoiadores denuncia que o líder foi alvo de uma tentativa de envenenamento.

“Os resultados clínicos indicam intoxicação por uma substância do grupo dos inibidores da colinesterase”, informa o hospital Charité de Berlim. Em doses baixas, essa enzima pode ser usada contra a doença de Alzheimer. Mas, dependendo da dosagem, a substância também pode se tornar perigosa. O veneno específico “ainda não foi identificado e uma nova análise em grande escala foi lançada”, alerta.

De acordo com os médicos de Berlim, em nota publicada pelo hospital, “o desfecho da internação permanece incerto” e sequelas de longo prazo, “especialmente na área do sistema nervoso, não podem ser descartadas nesta fase”. O estado de saúde de Navalny ainda é grave, mas sem risco de morte.

Antes que esta informação se tornasse pública, Steffen Seibert, porta-voz da chanceler Angela Merkel, afirmou que o governo alemão mantinha a suspeita de envenenamento. “Pode-se dizer com quase certeza que houve um ataque de envenenamento.”

A suspeita explica a decisão do governo de colocar o oponente russo sob proteção em um de seus principais hospitais.

Russos rejeitam suspeita

Após a publicação do comunicado do hospital Charité, os médicos russos que trataram de Navalny durante sua hospitalização na Sibéria rejeitaram a hipótese. Eles afirmam não terem encontrado durante seus testes vestígios de colinesterase no corpo do paciente.

“Após a internação no hospital, Alexei Navalny foi testado em uma ampla gama de narcóticos, substâncias sintéticas, psicodélicas e medicinais, incluindo inibidores da colinesterase. Os resultados foram negativos”, anunciou às agências russas Alexander Sabayev, toxicologista-chefe do hospital de emergência nº 1 em Omsk.

Opositor já foi alvo de ataques

Nos últimos anos, Alexei Navalny já foi vítima de ataques físicos. Em 2017, por exemplo, ele foi atacado com um produto antisséptico nos olhos ao deixar seu escritório em Moscou.

Em julho de 2019, enquanto cumpria uma curta pena de prisão, ele teve de receber tratamento médico em um hospital, as autoridades afirmaram que ele teve uma “reação alérgica”, enquanto seu grupo de apoiadores também denunciou uma tentativa de envenenamento.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …