Navalny tem “traços de envenenamento”, afirma hospital em Berlim; russos contestam

varfolomeev / Flickr

Manifestação de apoio a Alexei Navalny (ao centro)

Dois dias após Alexei Navalny ter sido transferido para um hospital em Berlim, os médicos alemães afirmaram na tarde desta segunda-feira terem encontrado “vestígios de envenenamento” no corpo do opositor do presidente russo, Vladimir Putin. Os médicos do hospital em que Navalny estava internado na Sibéria negam ter registrado presença da substância no paciente.

O advogado de 44 anos está internado em coma no Hospital Universitário Charité de Berlim. O opositor russo foi internado após passar mal durante um voo na Sibéria na última quinta-feira. Desde o primeiro momento, seu grupo de apoiadores denuncia que o líder foi alvo de uma tentativa de envenenamento.

“Os resultados clínicos indicam intoxicação por uma substância do grupo dos inibidores da colinesterase”, informa o hospital Charité de Berlim. Em doses baixas, essa enzima pode ser usada contra a doença de Alzheimer. Mas, dependendo da dosagem, a substância também pode se tornar perigosa. O veneno específico “ainda não foi identificado e uma nova análise em grande escala foi lançada”, alerta.

De acordo com os médicos de Berlim, em nota publicada pelo hospital, “o desfecho da internação permanece incerto” e sequelas de longo prazo, “especialmente na área do sistema nervoso, não podem ser descartadas nesta fase”. O estado de saúde de Navalny ainda é grave, mas sem risco de morte.

Antes que esta informação se tornasse pública, Steffen Seibert, porta-voz da chanceler Angela Merkel, afirmou que o governo alemão mantinha a suspeita de envenenamento. “Pode-se dizer com quase certeza que houve um ataque de envenenamento.”

A suspeita explica a decisão do governo de colocar o oponente russo sob proteção em um de seus principais hospitais.

Russos rejeitam suspeita

Após a publicação do comunicado do hospital Charité, os médicos russos que trataram de Navalny durante sua hospitalização na Sibéria rejeitaram a hipótese. Eles afirmam não terem encontrado durante seus testes vestígios de colinesterase no corpo do paciente.

“Após a internação no hospital, Alexei Navalny foi testado em uma ampla gama de narcóticos, substâncias sintéticas, psicodélicas e medicinais, incluindo inibidores da colinesterase. Os resultados foram negativos”, anunciou às agências russas Alexander Sabayev, toxicologista-chefe do hospital de emergência nº 1 em Omsk.

Opositor já foi alvo de ataques

Nos últimos anos, Alexei Navalny já foi vítima de ataques físicos. Em 2017, por exemplo, ele foi atacado com um produto antisséptico nos olhos ao deixar seu escritório em Moscou.

Em julho de 2019, enquanto cumpria uma curta pena de prisão, ele teve de receber tratamento médico em um hospital, as autoridades afirmaram que ele teve uma “reação alérgica”, enquanto seu grupo de apoiadores também denunciou uma tentativa de envenenamento.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os estados quânticos mais extremos são descobertos por cientistas

Pela primeira vez, físicos descobriram uma maneira de definir matematicamente o grau de quanticidade que qualquer coisa — seja partícula, átomo, molécula ou mesmo um planeta — exibe A partícula de luz é uma bola zunindo …

Itália supera a marca de 50 mil mortos por COVID-19

Primeiro país ocidental a registrar casos da doença torna-se o sexto do mundo a alcançar esta marca. País é o que mais teve mortes no continente nos últimos dias. O governo italiano informou nesta segunda-feira (23) …

Covid-19: EUA pretendem lançar campanha de vacinação em dezembro

O país, o mais atingido pela epidemia no mundo, espera vacinar sua população 24 horas após a concessão da autorização de emergência pelo FDA, a agência americana reguladora de medicamentos. A reunião pública de …

França quer punir delito de "ecocídio"

Membros do governo francês anunciaram neste domingo (22/11) que pretendem promover uma projeto de lei para punir o "delito de ecocídio" com o objetivo de combater danos graves e intencionais ao meio ambiente, com previsão …

Barco em formato de ziper “abre” os mares enquanto navega

Se na fábula bíblica Moisés abriu o Mar Vermelho, o designer japonês Yasuhiro Suziki decidiu tornar a metáfora quase literal, ao criar um barco no formato de um imenso zíper. O resultado é ao mesmo tempo …

Soldado medieval encontrado com espada e facas no fundo de um lago da Lituânia

Mais de 500 anos atrás, o corpo de um soldado medieval assentou no fundo de um lago da Lituânia e por séculos ficou escondido sob a lama. Agora, esses restos submersos finalmente foram encontrados. O esqueleto …

Como cientistas querem fazer 'viagem no tempo' por meio do olfato

Pinturas como a Mona Lisa atraem milhões de visitantes todos os anos a museus em todo o mundo. Imagine se, junto ao impacto visual da obra-prima de Leonardo da Vinci, eles também pudessem sentir o …

Companhias aéreas que voam para o Brasil em meio à pandemia

Maioria das empresas aéreas cortou rotas internacionais para o Brasil devido ao coronavírus e fechamento de fronteiras. Porém, algumas ainda têm voos programados. Veja a lista. Várias companhias aéreas cortaram voos internacionais para o Brasil devido …

Mais de 500 pescadores contraem doença de pele misteriosa no Senegal

Mais de 500 pescadores foram infectados por um doença de pele misteriosa no Senegal após retornarem do mar, informou um oficial sênior de Saúde do governo nesta quinta-feira (19). Os homens, que vêm de diversas cidade …

Animais domésticos ou silvestres não transmitem Covid-19 na França, diz agência sanitária

Após a análise de novos dados científicos, a agência nacional de segurança sanitária da França (ANSES) atualizou nesta quinta-feira (19) o relatório publicado em abril de 2020 sobre o potencial de transmissão da Covid-19 por …