A organização da Fórmula 1 anunciou esta semana que o programa “grid kids” irá substituir as “grid girls”, tão características do mundo do automobilismo. A medida entrará em vigor ainda nesta temporada.
Uma semana depois do anúncio do fim das grid girls – mulheres vestidas iguais que circulam juntos dos pilotos no início da corrida, exibindo bandeiras ou cartazes com o nome e o número dos pilotos – surge uma solução para preencher a ausência destas modelos promocionais nas docas das corridas.
Segundo o jornal i, a organização da Fórmula 1 oficializou, nesta segunda-feira (5), o programa grid kids, que nada mais é do que a introdução de crianças e jovens nos lugares que, até então, eram destinados às grid girls.
A seleção das crianças e jovens ficará nas mãos das autoridades locais de automobilismo e a entrada em vigor deste novo programa ficou marcado já para o dia 25 de março, data da abertura da temporada de 2018 da Fórmula 1, em Melbourne.
O principal objetivo da medida é “tornar a cerimônia precorrida mais relevante e interessante para os fãs, especialmente os mais jovens”, explicaram os responsáveis da F1. Vale destacar que um dos critérios de escolha de jovens será pela presença nas categorias juniores de automobilismo, como é o caso do karting.
Sean Bratches, diretor de operações comerciais, considera que esta é a oportunidade das crianças selecionadas “ficarem ao lado dos seus heróis”, para que continuem a acreditar que um dia serão eles no volante. “Há maneira melhor de inspirar a próxima geração de heróis da Fórmula 1?”, questionou.
Por outro lado, segundo o jornal i, Bernie Ecclestone, o ex-presidente e CEO da Fórmula 1, é uma das figuras mais críticas à posição levada a cabo pelos proprietários norte-americanos da F1, a Liberty Media.
“Até agora não vi uma única decisão que faça sentido”, disse Ecclestone em entrevista à publicação alemã Sonntagsblick, afirmando que os novos proprietários estão empenhados em apagar todo o seu legado.
Ciberia // ZAP