Girls Rock Camp: meninas usam música como ferramenta de empoderamento feminino

Um evento anual investe em todo o potencial da música como ferramenta de empoderamento feminino. É o Girls Rock Camp Brasil, um acampamento musical de férias exclusivo para meninas entre 7 e 17 anos. Com duração de uma semana, o evento reúne atividades de desinibição, fortalecimento da autoestima e ensina as meninas a tocar um instrumento.

Durante o período em que estão reunidas, elas formam uma banda e criam uma composição inédita, que será apresentada ao vivo ao final do acampamento para um público formado por amigos e familiares.

A iniciativa faz parte da Girls Rock Camp Alliance, uma organização fundada em Oregon, nos Estados Unidos, que reúne eventos similares em todo o mundo.

A versão brasileira existe desde 2013 e já atendeu cerca de 330 meninas de diversas cidades do país. Os acampamentos são organizados por uma equipe de cerca de 85 mulheres voluntárias e, apesar do nome, as meninas não pernoitam no local.

Elas apenas se reúnem durante os dias de realização do evento para participar das atividades musicais, bem como de oficinas de serigrafia, autodefesa e outras.

Segundo o Portal Aprendiz, as inscrições para o Girls Rock Camp de 2018 devem abrir no dia 11 de outubro. O evento acontece em Sorocaba e tem um custo total de R$ 250, com todos os materiais incluídos. Para quem não pode arcar com o valor, o grupo oferece também a oportunidade de se inscrever para receber uma bolsa.

Quem já passou da idade também pode se inscrever para o Ladies Rock Camp, um evento similar voltado a mulheres acima de 21 anos. Com sede também em Sorocaba, a imersão está com inscrições abertas para 30 mulheres, cinco das quais poderão se beneficiar com uma bolsa de estudos. A capacitação irá ocorrer entre os dias 9 e 15 de julho.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …