Girls Rock Camp: meninas usam música como ferramenta de empoderamento feminino

Um evento anual investe em todo o potencial da música como ferramenta de empoderamento feminino. É o Girls Rock Camp Brasil, um acampamento musical de férias exclusivo para meninas entre 7 e 17 anos. Com duração de uma semana, o evento reúne atividades de desinibição, fortalecimento da autoestima e ensina as meninas a tocar um instrumento.

Durante o período em que estão reunidas, elas formam uma banda e criam uma composição inédita, que será apresentada ao vivo ao final do acampamento para um público formado por amigos e familiares.

A iniciativa faz parte da Girls Rock Camp Alliance, uma organização fundada em Oregon, nos Estados Unidos, que reúne eventos similares em todo o mundo.

A versão brasileira existe desde 2013 e já atendeu cerca de 330 meninas de diversas cidades do país. Os acampamentos são organizados por uma equipe de cerca de 85 mulheres voluntárias e, apesar do nome, as meninas não pernoitam no local.

Elas apenas se reúnem durante os dias de realização do evento para participar das atividades musicais, bem como de oficinas de serigrafia, autodefesa e outras.

Segundo o Portal Aprendiz, as inscrições para o Girls Rock Camp de 2018 devem abrir no dia 11 de outubro. O evento acontece em Sorocaba e tem um custo total de R$ 250, com todos os materiais incluídos. Para quem não pode arcar com o valor, o grupo oferece também a oportunidade de se inscrever para receber uma bolsa.

Quem já passou da idade também pode se inscrever para o Ladies Rock Camp, um evento similar voltado a mulheres acima de 21 anos. Com sede também em Sorocaba, a imersão está com inscrições abertas para 30 mulheres, cinco das quais poderão se beneficiar com uma bolsa de estudos. A capacitação irá ocorrer entre os dias 9 e 15 de julho.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …