Cuba acusa EUA de retomarem “roubo de cérebros” com médicos cubanos

Presidencia El Salvador / Wikimedia

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, acusou nesta quarta-feira os Estados Unidos de tentarem cooptar os melhores médicos cubanos, depois que uma organização americana apresentou denúncia de escravidão no Tribunal Penal Internacional (TPI).

“Mais de 600 mil cubanos prestaram serviços médicos em mais de 160 países nos últimos 55 anos. Em Cuba, se formou de forma gratuita 35.613 profissionais da saúde de 138 países. Os Estados Unidos buscam retomar o programa de roubo de cérebros dos médicos cubanos”, escreveu no Twitter o mandatário.

“Novamente, a mentira imperialista busca desprestigiar os programas cubanos de colaboração em saúde com outros países, classificando-os como uma prática de escravidão moderna e tráfico de pessoas. Os incomoda a solidariedade e o exemplo de Cuba”, garantiu.

A associação Cuban Prisoners Defenders revelou ontem ter apresentado uma denúncia à promotoria do TPI contra seis políticos cubanos, entre eles Díaz-Canel, e o antecessor dele, Raúl Castro, por escravizarem os médicos do país.

A denúncia pede ao TPI que investigue os abusos que dezenas de milhares de trabalhadores cubanos teriam sofrido desde 2002, a maior parte deles médicos, que foram forçados a trabalhar em missões internacionais em condições de “escravidão”.

Em janeiro do 2017, poucos dias antes de deixar o poder, o então presidente dos EUA Barack Obama pôs fim à política migratória preferencial para os cubanos que o governo americano manteve durante mais de 20 anos e que em 2006 incorporou um programa de concessão de vistos aos médicos cubanos que desertassem de suas missões no exterior.

O cancelamento da política “pés secos/pés molhados” e do “Cuban Medical Professional Parole Program (CMPP)” – que incentivava os médicos cubanos em missão num terceiro país a desertarem para os Estados Unidos – era uma antiga exigência de Havana, que argumentava que o primeiro incentivava a migração ilegal e insegura, e o segundo mascarava um plano de roubo de cérebros.

A exportação de serviços profissionais – fundamentalmente médicos e professores – é a principal fonte de receitas de Cuba, onde a formação universitária é completamente gratuita e milhares de pessoas se formam em medicina todos os anos para exercê-la dentro ou fora do país.

No entanto, são muitas as vozes críticas que consideram esses programas uma prática lesiva para os trabalhadores que prestam serviço no exterior, já que grande parte de seu salário vai para os cofres do Estado, e os médicos não têm permissão para levar suas famílias.

Em novembro do ano passado, Cuba retirou os mais de 11 mil médicos do programa Mais Médicos no Brasil devido às ameaças do então presidente eleito Jair Bolsonaro de cancelar a iniciativa se o governo cubano não aceitasse novas condições, entre elas que os médicos recebessem seu salário integral.

O cancelamento do programa afetou a economia da ilha, que se prepara na atualidade para enfrentar a pior crise da última década devido à difícil situação da Venezuela – seu principal aliado econômico -, a ineficiência de sua economia centralizada e o endurecimento do embargo dos EUA, entre outros fatores.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …