Cubano usa preservativos para fazer vinho

“Quem não tem cão, caça com gato.” O ditado aplica-se perfeitamente ao povo cubano que é conhecido pela capacidade de improviso e o produtor de vinho Orestes Estévez é um bom exemplo disso. Ele usa preservativos para fazer fermentar o seu vinho.

Em um país onde as matérias-primas e muitos produtos costumam faltar, muito por culpa do embargo econômico decretado a Cuba pelos EUA há mais de 50 anos, Orestes Estévez viu-se obrigado a recorrer a preservativos para assegurar a eficácia do processo de fermentação dos seus vinhos caseiros.

“Quando ponho o preservativo no gargalo da garrafa, faço um furinho na ponta e ele começa a levantar-se. Quando para, cai e não há nada que o levante outra vez”, relata Orestes Estévez em declarações divulgadas pela Euronews.

Trata-se de um processo eficaz e barato que substitui válvulas e outros apetrechos mais sofisticados (e mais caros) e que permite ter a certeza de quando o processo de fermentação acaba e deixa de haver gases no líquido – os preservativos se encolhem e o vinho está pronto para engarrafar.

Orestes Estévez faz vinho há décadas em Havana, mas só legalizou a sua adega em 2000, aproveitando a onda de reformas de Raúl Castro que permitiu o florescer de vários negócios privados.

O homem de 65 anos trabalha com a mulher e o filho em um verdadeiro negócio de família, vendendo vinhos feitos de uvas cubanas, frutas tropicais e até legumes a consumidores privados e a restaurantes da capital cubana.

Cada garrafa de vinho custa 10 pesos cubanos (cerca de R$ 1,50), o que é um preço muito acessível, especialmente quando uma garrafa de um vinho importado da Espanha ou da Argentina, por exemplo, custa cerca de 8 dólares (mais de R$ 25) nas lojas estatais.

A adega do cubano já é uma atração turística em Havana e a websérie “Así se Hace”, de cunho documental e apresentada pela atriz e modelo Edenis Sánchez, já fez uma visita à adega, mostrando este negócio de família por dentro.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …