Cubanos são expulsos dos EUA após “misteriosa surdez” de diplomatas americanos

US Department of State

Em agosto de 2015, a bandeira dos Estados Unidos foi hasteada na embaixada americana em Cuba, pela primeira vez em 54 anos

Washington expulsou dois diplomatas cubanos dos EUA depois de funcionários da embaixada norte-americana em Havana terem sofrido “misteriosos” sintomas físicos. Cuba já se mostrou disposta a cooperar na investigação.

Em maio, dois diplomatas cubanos na embaixada do seu país nos EUA, tinham sido expulsos. Segundo se sabe agora, a expulsão teria sido uma retaliação norte-americana aos misteriosos incidentes com dois diplomatas americanos em Cuba, que perderam a audição em circunstâncias desconhecidas.

Como confirmou em comunicado Heather Nauert, uma porta-voz dos EUA, apesar de ainda não haver “respostas definitivas sobre a fonte ou a causa”, dois dos funcionários da embaixada americana em Havana tinham sofrido “misteriosos” sintomas físicos, segundo a BBC. Em resposta, os EUA expulsaram diplomatas cubanos do seu território.

O ministério cubano dos Negócios estrangeiros informou que, apesar de considerar “injustificada” a expulsão dos diplomatas, as autoridades cubanas vão cooperar com a investigação que está sendo levada a cabo por Washington para clarificar o sucedido.

“Cuba nunca permitiu, nem nunca permitirá que o seu território seja utilizado para nenhum tipo de ação contra diplomatas acreditados ou às suas famílias”, informou o ministério.

Apesar de os Estados Unidos não terem esclarecido sobre quais foram os incidentes que provocaram a expulsão, a cadeia norte-americana CNN cita fontes oficiais do Governo que dizem que os diplomatas americanos em causa sofreram perdas de audição.

Os “rumores” são de que a perda de audição foi causada por um aparelho de ondas sônicas colocado na entrada das casas dos diplomatas, que emitiu ondas de som inaudíveis que podem causar surdez e fizeram com que os dois funcionários da embaixada norte-americana tivessem que regressar aos EUA.

O governo americano leva o caso “muito a sério, e já está decorrendo uma investigação”, declarou Hather Nauert.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Reprovação a Bolsonaro volta a subir, afirma Datafolha

O Instituto Datafolha apurou que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro aumentou ainda mais, passando para 53% entre as pessoas consultadas, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/02) pelo jornal Folha de S. …

Empresa norueguesa assegura que pode 'eliminar' furacões antes que se tornem destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de cortina de bolhas proposto pela empresa poderia ela própria provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, startup norueguesa, assegura que sua tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem poderosos …

Limitar aquecimento global a 1,5ºC exige redução drástica de gases poluentes, mostra relatório

Manter a temperatura da Terra a 1,5°C será impossível sem uma redução massiva das emissões de gases poluentes. É o que mostra um novo relatório divulgado pela ONU nesta quinta-feira (16). O documento "United …

Alemanha libera entrada para brasileiros que apresentem teste negativo

A Alemanha vai deixar de considerar o Brasil como área de alto risco na pandemia do novo coronavírus a partir deste domingo, anunciou nesta sexta-feira (17/09) o Instituto Robert Koch (RKI), a agência governamental alemã …

Assembleia-Geral da ONU: exigência de vacina ainda não está decidida, mas é improvável que Bolsonaro seja barrado

Perdeu força a possibilidade de que líderes de países tenham que comprovar que se vacinaram contra a covid-19 para participar da 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece na semana que vem …

Submarinos: França perde o "contrato do século" para a Austrália, que opta por EUA e Reino Unido

O jornal econômico Les Echos estampa em sua primeira página desta quinta-feira (16) uma notícia, ainda no condicional, que se concretizaria durante a madrugada: "A Austrália desiste de uma encomenda de 12 submarinos franceses …

VSR: o pouco conhecido vírus que se espalha entre crianças no mundo e também no Brasil

No início de 2021, a equipe do Hospital Infantil de Maimonides, no Brooklyn, em Nova York (EUA), começou a experimentar uma cautelosa sensação de alívio. Os casos de covid-19 na cidade estavam em queda. Como …

Com popularidade em queda, premiê britânico Boris Johnson reforma equipe de governo

Após semanas de boatos, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, decidiu modificar o governo nesta quarta-feira para formar uma "equipe unida" e enfrentar os desafios depois de um ano e meio de pandemia e em …

Relatório lista mais de uma dezena de crimes atribuídos a Bolsonaro

Um grupo de juristas liderados pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior entregou nesta terça-feira (14/09) à CPI da Pandemia um relatório de 226 páginas com possíveis crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante a …

Simulação virtual mais realista de sempre do Universo é revelada

Um dos aspectos mais incríveis da simulação é que mostra a evolução da matéria durante praticamente os 13,8 bilhões de anos de história do Universo, desde o Big Bang até a atualidade. Uma equipe internacional de …