EUA emitem alerta sobre “ataques sônicos” na China

US Embassy Beijing, China

Embaixada dos EUA em Pequim, China

Nesta quarta-feira (23), a embaixada norte-americana na China emitiu um alerta após um funcionário do governo ter sofrido uma lesão cerebral.

A embaixada norte-americana na China emitiu um alerta depois de um funcionário ter sofrido uma lesão cerebral, com sintomas semelhantes aos sofridos por diplomatas dos Estados Unidos em Cuba, que mais tarde adoeceram.

O alerta foi enviado via e-mail para os cidadãos norte-americanos residentes na China. A embaixada diz desconhecer o motivo dos sintomas ou se existem outros casos idênticos no país. O Canadá também reportou dez pessoas com sintomas parecidos.

Não podemos relacionar o incidente na China com o que aconteceu em Havana, mas estamos estudando todas as possibilidades”, afirmou um representante da embaixada dos Estados Unidos, que teria pedido anonimato aos jornalistas em Pequim.

“Um funcionário do governo dos EUA reportou recentemente sensações sutis e vagas, mas anormais, de ruído e pressão”, diz o alerta de saúde. “O governo dos EUA leva a informação muito a sério e informou seu corpo diplomático na China sobre o incidente”, lê-se ainda.

O funcionário do governo sofreu “vários sintomas físicos”, entre o final de 2017 e abril deste ano, segundo Jinnie Lee, tendo sido diagnosticado nos Estados Unidos, em 18 de maio, com uma lesão cerebral traumática leve. “O governo chinês garantiu que também investiga e toma as medidas apropriadas”, acrescentou a porta-voz.

No ano passado, os Estados Unidos anunciaram que 24 diplomatas e familiares experimentaram “ataques sônicos” em Cuba. Os sintomas variavam desde perdas auditivas até náuseas ou tonturas, e até dor facial e abdominal.

No caso de Cuba, Washington denunciou vários ataques acústicos, mas a imprensa norte-americana escreveu mais tarde que o FBI não conseguiu determinar a causa dos sintomas.

Os Estados Unidos responsabilizam as autoridades cubanas, por não conseguirem garantir a segurança dos diplomatas. Havana nega qualquer envolvimento.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …