Ataques sônicos a diplomatas dos EUA “são totalmente falsos”

US Department of State

Em resposta aos supostos ataques, os EUA retiraram a maior parte de seu pessoal em Havana

O chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez, classificou neste sábado de “totalmente falsos” os supostos ataques sônicos que afetaram pelo menos 24 diplomatas dos Estados Unidos em Cuba, e denunciou uma “manipulação política” do ocorrido, que tem como objetivo “prejudicar as relações bilaterais”.

Em um encontro com cubanos em Washington, Bruno Rodríguez reiterou suas críticas à dura resposta dada pelo governo de Donald Trump para os supostos ataques sofridos pelos diplomatas americanos entre o fim de 2016 e agosto deste ano, que supostamente lhes causaram sintomas adversos, como a perda de audição e problemas cognitivos.

“Vocês, que conhecem bem a realidade cotidiana atual do nosso país e que conhecem a ética vertical da nossa revolução, sabem que os chamados ataques sônicos, que qualquer tipo de ataque que se invoque, qualquer incidente, são totalmente falsos. Estão produzindo uma manipulação política com o objetivo de prejudicar as relações bilaterais“, afirmou o chanceler.

“Com o pretexto dos chamados ataques sônicos, uma deterioração grave se produziu na relação entre os dois governos e entre os dois países. Este é um tema do qual tratarei de maneira pública nos próximos dias”, ressaltou Rodríguez.

Em resposta aos supostos ataques, os EUA retiraram a maior parte de seu pessoal em Havana e aconselharam os americanos a não viajarem para a ilha, além de terem ordenado, como represália, a saída de 15 diplomatas cubanos que trabalhavam na embaixada em Washington, que se juntam a outros dois que foram expulsos em maio.

“É inaceitável, imoral do ponto de vista do governo cubano, que qualquer diferença política entre governos prejudique os povos, e que o governo dos EUA tenha proposto e tenha decidido tomar decisões de natureza política que prejudicam o povo cubano“, afirmou Rodríguez.

O chanceler denunciou que o Departamento de Estado tomou “uma decisão infundada, irrefletida, apressada e inaceitável de expulsar 17 funcionários da embaixada” cubana em Washington.

“Valeria a pena perguntar ao Departamento de Estado qual é a verdadeira razão pela qual ele desmantelou o consulado cubano em Washington, deixando-o em condições totalmente precárias, com apenas um cônsul”, questionou Rodríguez.

O ministro cubano garantiu que “corresponderá ao governo dos Estados Unidos” a “total e única responsabilidade pelas situações que forem geradas neste sentido e pelos danos que o fluxo de viajantes entre ambos os países já está sofrendo e sofrerá“.

O chanceler também lamentou que a alternativa dada pelo Departamento de Estado aos cubanos que desejam viajar para os Estados Unidos, após a suspensão dos serviços consulares em sua embaixada, é viajar para a Colômbia e tramitar os vistos no país sul-americano, um mecanismo “praticamente inviável” para muitos cubanos.

“É bastante danoso que, invocando pretextos politicamente motivados, se prejudique o direito das famílias cubanas de visitar este país, de visitar seus familiares, de promover a reunificação familiar”, reiterou Rodríguez, que falou no 4º Encontro de Cubanos Residentes nos Estados Unidos, realizado em Washington.

Rodríguez se encontra de visita nos Estados Unidos para participar nesta terça-feira da votação anual da Assembleia Geral da ONU sobre o embargo americano a Cuba.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …

Imagens do satélite Amazonia-1 já estão disponíveis — e qualquer um pode acessar

O Ministério da Ciência e Tecnologia comunicou, nesta semana, que as imagens do Amazonia-1 já podem ser acessadas pelo público. O satélite Amazonia-1 foi lançado em fevereiro de 2021 e, desde então, já avançou por etapas importantes, …

Alemanha acusa médico sírio de crimes contra a humanidade

Promotores federais da Alemanha acusaram nesta quarta-feira (28/07) um médico sírio de assassinato e crimes contra a humanidade. O suspeito enfrenta 18 acusações de tortura contra pacientes de hospitais militares nas cidades sírias de Homs e …