“Culto ao crânio” era praticado no templo mais antigo do mundo

Naquele que é considerado o templo mais antigo do mundo foram descobertos três crânios do neolítico com marcas de rituais. No Göbekli Tepe (Turquia), os ossos desenterrados por um grupo de pesquisadores apontam para práticas do “culto do crânio”.

O templo, localizado no sudeste da Turquia, teria 10 mil anos. Para arqueólogos e pesquisadores é um local que desperta uma curiosidade especial. De acordo com a mais recente pesquisa sobre o assunto, publicada na revista científica Science Advances, os fragmentos descobertos evidenciam uma modificação única post mortem (após a morte).

O grupo de pesquisadores do Instituto Arqueológico Alemão acredita que os crânios foram descarnados e posteriormente esculpidos com sílex, uma rocha sedimentar muito dura. A existência de múltiplas marcas em várias zonas onde o músculo e o osso se vinculavam prova que esta não é – ou pelo menos não foi – uma tarefa fácil.

Os vincos profundos e intencionais são alterações nunca vistas antes, de acordo com o que a antropóloga Julia Gresky, autora principal do estudo, disse à National Geographic.

O fato de as marcas nos crânios serem muito menos ornamentadas do que as representações de pessoas e animais que decoram os pilares de calcário do templo leva os pesquisadores a acreditar que sua função seria colocar vários crânios em uma corda.

Segundo os arqueólogos, os crânios eram suspensos ou exibidos para os inimigos no local, que era frequentado com o objetivo de homenagear os antepassados, pois acreditava-se que os poderes dos mortos passariam para os vivos.

Julia Grensky diz que o “culto dos crânios não é incomum” naquela região da Turquia. Os restos mortais encontrados na zona indicam que aquele era um povo com o hábito de enterrar os mortos e, mais tarde, exumá-los de forma a poder retirar o crânio, acabando por expô-lo criativamente.

A reconstituição feita com os fragmentos encontrados mostra que o buraco foi feito para, estrategicamente, permitir a suspensão do crânio e ao mesmo tempo impedir a queda do maxilar.

O templo Göbekli Tepe remete à era de transição dos humanos de caçadores-coletores para a agricultura. De acordo com os pesquisadores, há poucas evidências de que alguma população tenha se fixado no local, razão pela qual se acredita que a criação foi feita única e exclusivamente para cultos ancestrais.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esquema de venda de vacinas falsas da COVID-19 é descoberto pela Interpol

Na última quarta-feira (3), autoridades da África do Sul apreenderam centenas de vacinas falsas da COVID-19, esquema que já havia sido alertado pela Interpol devido às disputas pelo imunizante no mundo inteiro. No país africano, foram …

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …

Em pior momento da pandemia, Bolsonaro critica 'mimimi' e diz que brasileiro tem que enfrentar vírus

Um dia após o registro de novo recorde diário de mortes pela covid-19 no país, o presidente Jair Bolsonaro deu uma série de declarações dando a entender que o choro pelas vítimas é "frescura" e …

89% dos norte-americanos veem a China como inimiga ou concorrente

A maioria dos norte-americanos não vê a China como parceira e expressa preocupações crescentes sobre o histórico de direitos humanos e as práticas econômicas de Pequim, revelou uma nova pesquisa do Pew Research Center nesta …

Governadores pedem a Bolsonaro maior esforço por vacinas

Em meio ao pior momento da epidemia de covid-19 no Brasil, os governadores de 14 estados brasileiros enviaram nesta quinta-feira (04/03) uma carta ao presidente Jair Bolsonaro pedindo um maior esforço para a compra de …

Nova Zelândia lança alerta de tsunami e ordena retirada de habitantes da costa nordeste

Um alerta de tsunami foi emitido após um forte terremoto de magnitude 7,8 nas remotas ilhas Kermadec, na Nova Zelândia, no oceano Pacífico. As autoridades determinaram a retirada de todos os habitantes do litoral …