De olho na reeleição, Trump reduz cota para refugiados em 2021

Chris Kleponis / EPA POOL

O governo do presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (30) uma nova redução da cota de refugiados admitidos nos Estados Unidos. O número será limitado a 15.000 pessoas em 2021. A medida visa conquistar o eleitorado conservador antes das eleições presidenciais, marcadas para 3 de novembro.

Nos próximos 12 meses, 15.000 refugiados poderão ser admitidos no país, 3.000 a menos em relação aos 18.000 que tiveram a entrada autorizada no país em 2020. Esta é a menor cota já estabelecida pelo governo americano nos últimos anos. A título de comparação, 100.000 pessoas foram recebidas anualmente durante a administração do presidente anterior, Barack Obama.

O candidato democrata à Casa Branca e ex-vice-presidente, Joe Biden, prometeu aumentar essa cota para 125.000 se eleito. De acordo com ele, receber imigrantes que são alvo de perseguições políticas é coerente com os valores americanos. Já a campanha eleitoral de Trump, que tenta sua reeeleição, inclui a divulgação de spots publicitários afirmando que a posição de Biden é “fraca” e o democrata autorizaria a entrada de “pessoas perigosas” no país.

O atual chefe da Casa Branca, que transformou a luta contra a migração em uma de suas prioridades, já suspendeu as admissões de refugiados durante meses em 2020, utilizando como pretexto a pandemia de Covid-19. Ao apresentar a medida, o Departamento de Estado argumentou que Washington busca ajudar os refugiados “o mais próximo possível de suas casas”, para que possam retornar ao país de origem.

“Ao nos concentrarmos em primeiro lugar em acabar com os conflitos que provocam os deslocamentos, e em fornecer ajuda humanitária no exterior para proteger e ajudar as pessoas deslocadas, podemos prevenir os efeitos desestabilizadores dos deslocamentos nos países afetados e em seus vizinhos”, afirmou o governo americano em um comunicado.

Solução diplomática na Venezuela

O Departamento de Estado mencionou a necessidade de uma “solução diplomática” na Venezuela, onde Washington tenta retirar do poder o presidente Nicolás Maduro, por considerar fraudulenta sua reeleição em 2018.

Quase cinco milhões de venezuelanos fugiram do país desde 2015 devido à crise política e econômica.

Em uma viagem pela América do Sul na semana passada, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, visitou refugiados venezuelanos e elogiou o fato de que Colômbia e Brasil recebam estas pessoas. Durantes anos, os Estados Unidos receberam mais refugiados do que todos os outros países do bloco juntos, mas o Canadá ultrapassou esse recorde no ano passado, acolhendo mais de 30.000 imigrantes, segundo a ONU.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …