A Microsoft deverá adicionar um recurso nativo no Windows 10 que é capaz de acompanhar o movimento dos olhos do usuário. O suporte, a princípio, é direcionado para ajudar as pessoas que sofram de doenças neuromusculares.
O recurso foi pensado durante o primeiro hackathon de funcionários da Microsoft, em 2014. A equipe por trás do Windows, a partir daí, desenvolveu protótipos de rastreamento ocular, sendo que o CEO Satya Nadella apoiou a sua integração ao sistema operacional.
Através da ferramenta, os usuários conseguirão controlar vários elementos do sistema operacional sem a ajuda de um mouse e teclado tradicionais. Por exemplo, para conseguir abrir um programa ou aplicativo, a pessoa precisa apenas olhar para o ícone por um tempo.
A mesma ideia vale para digitar textos, basta apenas fixar o olhar nas letras desejadas.
O Dubbed Eye Control irá exigir o hardware Eye Tracker, da Tobii, sendo que já está disponível para a versão beta. Quem tiver interesse precisa se inscrever no programa Windows Insider da Microsoft.
Ainda não há informações de quando o suporte será disponibilizado para todos os usuários. A expectativa é que seja lançado no início de 2018.