Microsoft culpa NSA e empresas pelo ciberataque (que explora vulnerabilidade do Windows)

O recente mega-ataque cibernético contra 150 países deve ser interpretado como um “alerta”, disse a Microsoft.

Hackers tiveram acesso a dados sobre uma falha no sistema operacional Windows, da Microsoft, que já havia sido identificada pelo governo americano, e a usaram para disseminar um vírus.

Especialistas acreditam que o mega ataque cibernético teve origem numa falha dos sistemas da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, NSA – levantando dúvidas sobre a decisão do governo americano de manter essas vulnerabilidades em segredo.

Um dos principais elementos do software maligno usado no ataque de sexta-feira foi identificado como sendo parte de uma ferramenta que teria sido criada pela NSA, segundo a empresa de segurança cibernética russa Kaspersky Lab.

Uma vez dentro do computador da vítima, o vírus assume o controle sobre seus arquivos bloqueando o acesso e exigindo US$ 300 (R$ 937) para devolver o comando ao usuário – um tipo de ataque conhecido como ransonware.

Desde sexta-feira, mais de 200 mil pessoas já foram afetadas. Entre as organizações atingidas, estão grandes empresas, como a FedEx, Telefónica e Renault, e órgãos governamentais, como o Ministério do Interior russo e o sistema de saúde britânico, o NHS.

Apesar de o vírus explorar uma vulnerabilidade do Windows, que é conhecida há alguns anos, a Microsoft atribuiu a culpa do ataque a governos, por armazenarem informações sobre vulnerabilidades de programas e sistemas de computador sem o cuidado devido, o que permite que esses dados caiam na mão de cibercriminosos.

Vulnerabilidades

Uma declaração do diretor jurídico da Microsoft, Brad Smith, criticou a forma como governos armazenam informações sobre falhas de segurança em sistemas de computador.

“Já vimos vulnerabilidades identificadas pela CIA serem publicadas no Wikileaks, e agora, essa falha que era armazenada pela NSA afetou consumidores ao redor do mundo”, disse Smith. “O equivalente com armas convencionais seria o roubo de mísseis do Exército americano. Governos ao redor do mundo deveriam tratar esse ataque como um alerta.”

Segundo a Microsoft, as organizações não mantêm seus sistemas atualizados, o que permite que o vírus se espalhe.

A empresa anunciou ter liberado uma correção de segurança do Windows em março para lidar com o problema relacionado a este ataque recente, mas ainda há muitos consumidores que precisam instalá-lo.

“Conforme cibercriminosos se sofisticam, simplesmente não há como os consumidores se protegerem contra ameaças a não ser que atualizem seus programas.”

Dave Lee, repórter de tecnologia da BBC na América do Norte, avalia que as instituições que não tomaram o cuidado devido com suas redes e as organizações que podiam agir para nada disso ocorresse em primeiro lugar deverão ser fortemente questionados nesta segunda-feira.

“A NSA tém uma série de ciberarmas para usar contra seus alvos, mas a Microsoft diz há tempos que isso é perigoso. “Se uma falha no Windows é identificada, a melhor coisa a fazer é informar a Microsoft o quanto antes para que a possa ser corrigir”, diz Lee.

Ao mesmo tempo, destaca o jornalista, a Microsoft precisa levar em consideração sua obrigação com todos os usuários de atualizar seus sistemas e não só daqueles que pagam por funções extras de segurança em versões mais antigas dos programas.

“Atualizar seu computador se você é uma pessoa comum é simples, mas, para fazer isso com uma rede como a do NHS demanda tempo e é caro e complexo. Se uma empresa como a Microsoft diz que só vai atualizar esses sistemas caso pague-se por isso, isso é uma forma de fazer alguém de refém“.

// BBC

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. tenho 33 anos de TI.
    desde o início dos Windows a Microsoft nega o óbvio.
    o sistema sempre foi falho, algumas versões mais que outras.
    por isso sempre tivemos que por anteparos, com Unix ou Linux (tão logo surgiu).
    nunca vai reconhecer sua culpa.
    e tome bravatas, com o suporte de milhões de dólares, e muita mídia, para abafar sua parte no problema.
    talvez nunca mude.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …