Android supera Windows como sistema operacional mais usado do mundo

-

Foi-se o tempo em que o Windows era o maior sistema operacional do mercado. Embora a Microsoft ainda tenha uma base de usuários gigantesca, outra empresa acaba de superá-la com uma plataforma de bolso. Sim, o Google acaba de assumir a liderança graças ao Android, que passa a ser o sistema mais popular do mundo.

A constatação foi feita pela empresa Statcounter, especializada na realização de pesquisas e estatísticas. Segundo a companhia, no último mês de março, os usuários do Android representavam 37,93% de atividade em suas redes, ao passo em que o Windows trazia “apenas” 37,91%.

A diferença é pequena, mas é a primeira vez que a Microsoft perde a liderança, o que é algo bem significativo e até mesmo histórico, pois mostra como o mercado mobile está em exponencial crescimento enquanto a linha de desktops e notebooks ainda segue em uma aparente letargia ao longo dos últimos anos.

Por outro lado, como aponta o site TechCrunch, esses valores não são absolutos, mas apenas referenciais. A Statcounter computa somente a utilização e não número de usuários, o que pode criar algumas distorções.

Ainda assim, continua sendo uma virada interessante na realidade do mercado, principalmente quando lembramos que a análise é feita com base no acesso a determinados sites. Ao todo, são 2,5 milhões de páginas que integram o banco de dados, o que gera algo próximo de 15 bilhões de visualizações em um único mês — ou seja, um bom referencial para analisar o perfil desse usuário.

A empresa até liberou um gráfico que mostra a evolução desses números ao longo dos últimos cinco anos. O Windows teve uma queda absurda em sua participação do mercado.

(dr) Statcounter

-

Em março de 2012, o sistema da Microsoft representava mais de 80% do mercado e, desde então, segue em franca disparada com apenas alguns poucos pontos de respiro — como no lançamento do Windows 10 —, mas sem grandes reviravoltas. Não por acaso, atualmente conta com apenas 37,91% de participação.

Já em relação ao Android, a curva é oposta. Há cinco anos, o sistema não respondia nem mesmo por 5% dos usuários, ficando abaixo do iOS e do OS X. Contudo, ele seguiu crescendo até chegar ao nível atual. E, se o começo foi tímido, as coisas começaram a melhorar bastante já a partir de 2014, quando o aumento fica cada vez maior.

Outro dado curioso diz respeito à Apple. Ainda que seus sistemas não ocupem uma parcela muito grande do mercado (um pouco mais de 10% para o iOS e menos ainda para o OS X), a empresa também viu a mudança de perfil em seus usuários ao longo desse mesmo período.

Em 2012, tinha mais gente usando o sistema de notebook e computador do que seu equivalente móvel. Porém, o número de usuários do OS X permaneceu praticamente estático durante esse tempo, enquanto o número de iPhones dobrou.

Isso mostra que essa mudança de paradigma não diz respeito apenas ao Windows e Android, mas algo geral. As pessoas estão consumindo mais conteúdos pela tela de seus smartphones do que em computadores, que estão cada vez mais destinados a áreas de trabalho do que uso doméstico.

E isso ajuda a entender também porque a venda de PCs e notebooks vem caindo ao longo dos últimos anos enquanto smartphones vendem cada vez mais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …