Arqueólogos encontram a pintura mais antiga da história da humanidade

(dr) Craig Foster

Uma das pinturas encontrados na gruta

Se é um dos primeiros desenhos feitos por humanos não sabemos, mas é o mais antigo encontrado até agora. Um grupo de pesquisadores encontrou a arte na Caverna Blombos, na África do Sul.

Uma equipe de cientistas descobriu um desenho abstrato mais antigo conhecido na Caverna Blombos, na África do Sul, num pedaço de uma rocha datada de há 73 mil anos. O desenho é, pelo menos, 30 mil anos mais velho do que os primeiros desenhos abstratos e figurativos conhecidos até agora.

A tarefa de analisar as primeiras produções gráficas não é nada fácil. Aliás, o que hoje interpretamos como representações figurativas, poderiam ter sido apenas rabiscos casuais sem um propósito especial.

Durante muito tempo, os arqueólogos estavam convencidos de que os primeiros símbolos surgiram quando o Homo sapiens colonizou áreas da Europa, há 40 mil anos. No entanto, descobertas arqueológicas recentes, encontradas na África, na Europa e na Ásia, sugerem que a criação e o uso de símbolos começou muito antes.

Segundo a New Scientist, a mais antiga gravura conhecida é um zigue-zague esculpido na concha de um mexilhão de água doce, encontrado em Java, dentro de uma camada arqueológica de 540 mil anos atrás.

Neste estudo recente, uma equipe internacional – que inclui cientistas da Universidade de Bordeaux, da Universidade de Toulouse-Jean Jaurès, do Centro Nacional da Pesquisa Científica francês e do Ministério da Cultura da França – explicou que o mais antigo desenho conhecido foi feito com um pedaço de ocre, utilizado como um lápis.

O rabisco foi identificado na superfície de um pequeno pedaço de rocha siliciosa (silcrete), enquanto os pesquisadores analisavam ferramentas de pedra recolhidas durante uma escavação na caverna sul-africana. O fragmento de silício vem de uma camada arqueológica com 73 mil anos, e tem um padrão cruzado composto por nove linhas finas.

O grande desafio que os cientistas tiveram foi provar que essas linhas foram deliberadamente desenhadas por humanos.

Para chegar à conclusão, especialistas em análise química de pigmentos, que participaram no estudo, reproduziram as mesmas linhas através de várias técnicas – como, por exemplo, desenhar com fragmentos pontiagudos de ocre ou aplicar diferentes soluções aquosas de ocre com um pincel.

Ao mesmo tempo, aplicaram técnicas de análise microscópica, química e tribológica e compararam os resultados com o desenho original. As descobertas confirmaram que as linhas foram mesmo desenhadas intencionalmente com um objeto pontiagudo sobre uma superfície alisada através da fricção.

Este padrão constitui, então, o desenho mais antigo da história da humanidade. O artigo científico foi publicado nesta quarta-feira (12) na Nature.

“As observações apoiam a hipótese de que estes sinais eram de natureza simbólica e representavam um aspecto do comportamento do mundo moderno destes Homo sapiens, os antepassados de todos nós”, considera Christopher Henshilwood, arqueólogo sul-africano.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …