Designer brasileiro reconstrói rosto de São Valentim

(dr) Cícero Moraes

Rosto de São Valentim reconstruído por Cícero Moraes

Como era o verdadeiro rosto de São Valentim? Diferentemente de como é retratado, não se trata de um senhor de aspecto delicado e com idade avançada, mas um homem de feições rústicas e relativamente jovem.

Essa foi a descoberta do designer Cícero Moraes, responsável pela reconstituição em 3D do rosto do santo padroeiro dos namorados.

O trabalho começou no ano passado e se baseou nos restos mortais atribuídos ao santo, abrigados em uma tumba na Igreja de São Jorge, em Monselice, na província de Pádua, na Itália.

Ao que tudo indica, São Valentim era um bispo que provavelmente viveu no século terceiro da Era Cristã.

Especialista em reconstrução facial em 3D, Moraes recebeu imagens em altíssima resolução do crânio atribuído ao santo – em uma operação que foi autorizada e supervisionada pela Igreja Católica.

De posse de tais imagens digitalizadas, Moraes levou uma semana para recuperar a face verdadeira do santo. Entretanto, há mais interrogações nesta história do que apenas desvendar o rosto do homem. Acredita-se que São Valentim não tenha sido apenas uma pessoa, mas pelo menos três.

“A Igreja Católica é um pouco caótica nesse sentido. Mas há muitos homônimos. E, pelo que se sabe, a figura protetora dos namorados é a mescla de três desses santos”, conta Moraes. “Um deles, eu mesmo havia ‘reconstruído’ no ano passado. O terceiro eu também adoraria fazer, mas parece que ele morreu em uma missão na África e não se sabe sobre seu sepultamento.”

Natural de Chapecó, Santa Catarina, formado em Marketing e morador de Sinop, no Mato Grosso, o designer especialista em 3D Cícero Moraes, de 35 anos, está se tornando um verdadeiro caçador de santos. Com o São Valentim, ele soma 11 reconstituições de figuras religiosas do catolicismo – nove santos e dois beatos.

“Enveredar por esta seara foi ocasional. Tudo começou quando fui contratado pelo Museu da Universidade de Estudos de Pádua para reconstruir 28 faces que seriam apresentadas em uma mostra, anos atrás”, recorda-se.

Uma dessas faces era de Santo Antônio de Pádua, outra do beato Luca Belludi. A partir desse trabalho, fui procurado pelo Dr. José Lira, um hagiólogo, ou seja, especialista na vida de santos, que me convidou a participar de outros projetos relacionados a figuras católicas.”

Em alguns casos, como no de São Valentim, ele conta com colaboração de outras pessoas que providenciam a captação das imagens do crânio, conforme as especificidades técnicas necessárias para que consiga produzir o material.

Em outros, o próprio Moraes realiza as imagens, como quando fez a reconstituição facial de Santa Paulina, a ítalo-brasileira considerada a primeira santa do País, em novembro de 2015.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas podem ter descoberto por que a menstruação dói tanto

Um grupo de cientistas pode ter descoberto novas pistas que ajudam a explicar o motivo da dor menstrual e por que os sintomas pré-menstruais (TPM) podem ser tão dolorosos para algumas mulheres.  Em um grande estudo …

Sepultura mais antiga que as pirâmides do Egito é encontrada na Rússia

Uma equipe de arqueólogos encontrou uma sepultura antiga na proximidades da cidade de Aksay, na região de Rostov, na Rússia, área onde será construída uma rodovia, revelou a empresa estatal Avtodor. De acordo com os cientistas, …

Matemática desvenda (finalmente) quem escreveu "In My Life", dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música “In My Life”, um dos sucessos dos Beatles, a matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Já pode ser muito tarde para salvar o Taj Mahal

O Taj Mahal, monumento que é cartão postal da índia, tem ficado amarelado devido à poluição. O Supremo Tribunal indiano já ameaçou o governo: “ou restauram ou demolem”. Há um ditado que diz que o Taj …

Amazônia: pesca ilegal e desmatamento estão associados a paraísos fiscais

Nesta segunda-feira (13), cientistas pediram uma maior transparência no uso de paraísos fiscais por empresas envolvidas em atividades que prejudicaram os oceanos e a floresta tropical da Amazônia. Em um estudo publicado na Nature Ecology and …

Participação de transexuais nas eleições dos EUA é a maior da história

A participação de pessoas transgênero nas eleições de meio-termo nos Estados Unidos – que serão realizadas em novembro - já é a maior da história norte-americana. Pelo menos 43 candidatos se apresentaram na fase das …

Estudo mostra que Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti

Estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco revela que o vírus Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti. De acordo com pesquisadores, imigrantes ilegais e militares brasileiros que participaram da missão de paz …

Jacarta, a capital da Indonésia, pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. “A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é brincadeira”, adverte Heri Andreas, cientista do …

Cabral admite ter recebido R$ 5 milhões de caixa 2 do Rei Arthur (mas "nunca aceitou propina")

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral sustentou, em depoimento à Justiça Federal, que todo o dinheiro que recebeu era recurso de caixa 2 e que nunca aceitou propina. Ele foi interrogado nesta segunda-feira (13) pelo juiz Marcelo Bretas, …

Tragédia em Gênova: ponte desaba e deixa dezenas de mortos

A ponte Morandi, localizada sobre a autoestrada A10, em Gênova, no norte da Itália, colapsou nesta terça-feira (14). As autoridades admitem que o colapso da estrutura fez dezenas mortos e vários feridos. Inicialmente as autoridades não …