Designer brasileiro reconstrói rosto de São Valentim

(dr) Cícero Moraes

Rosto de São Valentim reconstruído por Cícero Moraes

Como era o verdadeiro rosto de São Valentim? Diferentemente de como é retratado, não se trata de um senhor de aspecto delicado e com idade avançada, mas um homem de feições rústicas e relativamente jovem.

Essa foi a descoberta do designer Cícero Moraes, responsável pela reconstituição em 3D do rosto do santo padroeiro dos namorados.

O trabalho começou no ano passado e se baseou nos restos mortais atribuídos ao santo, abrigados em uma tumba na Igreja de São Jorge, em Monselice, na província de Pádua, na Itália.

Ao que tudo indica, São Valentim era um bispo que provavelmente viveu no século terceiro da Era Cristã.

Especialista em reconstrução facial em 3D, Moraes recebeu imagens em altíssima resolução do crânio atribuído ao santo – em uma operação que foi autorizada e supervisionada pela Igreja Católica.

De posse de tais imagens digitalizadas, Moraes levou uma semana para recuperar a face verdadeira do santo. Entretanto, há mais interrogações nesta história do que apenas desvendar o rosto do homem. Acredita-se que São Valentim não tenha sido apenas uma pessoa, mas pelo menos três.

“A Igreja Católica é um pouco caótica nesse sentido. Mas há muitos homônimos. E, pelo que se sabe, a figura protetora dos namorados é a mescla de três desses santos”, conta Moraes. “Um deles, eu mesmo havia ‘reconstruído’ no ano passado. O terceiro eu também adoraria fazer, mas parece que ele morreu em uma missão na África e não se sabe sobre seu sepultamento.”

Natural de Chapecó, Santa Catarina, formado em Marketing e morador de Sinop, no Mato Grosso, o designer especialista em 3D Cícero Moraes, de 35 anos, está se tornando um verdadeiro caçador de santos. Com o São Valentim, ele soma 11 reconstituições de figuras religiosas do catolicismo – nove santos e dois beatos.

“Enveredar por esta seara foi ocasional. Tudo começou quando fui contratado pelo Museu da Universidade de Estudos de Pádua para reconstruir 28 faces que seriam apresentadas em uma mostra, anos atrás”, recorda-se.

Uma dessas faces era de Santo Antônio de Pádua, outra do beato Luca Belludi. A partir desse trabalho, fui procurado pelo Dr. José Lira, um hagiólogo, ou seja, especialista na vida de santos, que me convidou a participar de outros projetos relacionados a figuras católicas.”

Em alguns casos, como no de São Valentim, ele conta com colaboração de outras pessoas que providenciam a captação das imagens do crânio, conforme as especificidades técnicas necessárias para que consiga produzir o material.

Em outros, o próprio Moraes realiza as imagens, como quando fez a reconstituição facial de Santa Paulina, a ítalo-brasileira considerada a primeira santa do País, em novembro de 2015.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oásis egípcio escondia tumbas da era romana

Dois túmulos da época romana foram encontrados no complexo arqueológico de Beir Al-Shaghala, no oásis egípcio de Dakhla, anunciou esta semana o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri. Construídos com diferentes estilos arquitetônicos e …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta semana nas revistas ScienceAdvances e Global Change Biology, 60% …

Pela felicidade dos professores, escola cria “licença do amor”

A escola de ensino médio de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta semana a “licença do amor”, que visa melhorar o humor dos professores e, consequentemente, o trabalho com os alunos. Segundo relata …

Parte da Antártida está encolhendo (e não deveria)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente se referem à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros derramam grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, há um manto …

Estátua de diabo “alegre demais” gera polêmica na Espanha

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser “alegre demais” pelos moradores da cidade de Segóvia, na Espanha. A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda …

Deputada britânica adiou o parto para votar contra o acordo do Brexit

Tulip Siddiq decidiu adiar o nascimento do segundo filho para poder votar contra o acordo do Brexit. A deputada trabalhista chegou ao Parlamento em uma cadeira de rodas. Tulip Siddiq decidiu adiar o nascimento do filho por …

Sorveteria em Florença cobra R$ 106 de turista por uma bola de sorvete

Uma sorveteria cobrou 25 euros (cerca de R$ 106) por um sorvete a um turista de Taiwan. Indignado, o turista reclamou ao guia que o acompanhava, que chamou a polícia. O estabelecimento foi multado em …

McDonald’s perde direitos do Big Mac para cadeia de fast food irlandesa

A irlandesa Supermac’s conseguiu uma vitória histórica: o Big Mac deixa de ser uma marca registrada na Europa. Mas a decisão ainda é passível de recurso. “É o fim do McBully”, disse Pat McDonagh, que recebeu …

Disco de gelo giratório gigantesco "invade" rio no Maine

Um enorme círculo de gelo giratório se formou esta semana no rio de Presumpscot, na cidade de Westbrook, no estado norte-americano do Maine. Esse disco bizarro, ainda que raro, é um fenômeno natural fruto da Física. …

Em um restaurante de Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com Dubai se tornando mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante se lembrou de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma sossegada …