Destróieres japoneses se encontram com Marinha dos EUA na Península Coreana

U.S. Navy

-

A frota de ataque do porta-aviõies norte-americano USS Carl Vinson com os destróieres japoneses Ashigara e Samidare

Os destróieres japoneses Ashigara e Samidare teriam sido enviados para um encontro com o grupo de ataque da frota da Marinha dos Estados Unidos, enquanto a frota de guerra navegava em direção à Península Coreana, dias antes da Coreia do Norte mostrar seu poder militar novamente.

No início da semana, a Força de Autodefesa Marítima Japonesa anunciou que iria realizar exercícios conjuntos com o porta-aviões USS Carl Vinson, que aparentemente está chegando à Península Coreana após muita especulação.

A Casa Branca e o Pentágono disseram na semana passada que o Carl Vinson iria patrulhar as águas perto da Coreia do Norte, mas os relatórios não se revelaram verdadeiros. Em 15 de abril, o Vinson foi fotografado pela Marinha dos EUA perto da Indonésia.

“O Japão quer despachar vários destróieres enquanto o Carl Vinson entra no Mar da China Oriental”, disse um oficial da Marinha japonesa.

O grupo de ataque da Marinha dos Estados Unidos inclui o porta-aviões Carl Vinson, dois destróieres de classe Arleigh Burke e um cruzador de mísseis guiados.

Emparelhar a frota com mais dois destróieres japoneses oferece muito potencial de fogo ao Mar da China Oriental, onde as forças americanas e japonesas pretendem alertar a Coreia do Norte contra qualquer tipo de violência.

A agência de notícias Yonhap da Coreia do Sul informou anteriormente que até três porta-aviões estavam avançando em direção à Coreia do Norte, embora o relato não encontre sustentação.

Um dos portadores, o USS Ronald Reagan, está sendo reparado em uma base perto de Tóquio. O segundo alegadamente parte da frota, o USS Nimitz, navegava pelo Pacífico ao sul da Califórnia.

Trump disse que os EUA “resolveriam o problema norte-coreano” unilateralmente, mas parece que navios de guerra japoneses estariam lutando lado a lado com a Marinha dos EUA no caso de um conflito armado.

Após a confusão e falta de comunicação entre altos líderes dos EUA sobre o paradeiro do USS Carl Vinson, o secretário norte-americano de Defesa, James Mattis, disse no dia 19 de abril que o porta-aviões está “seguindo para o Pacífico Ocidental como ordenado”.

Segundo parece, o super-porta-aviões nuclear e sua frota de ataque, que Washington  anunciou no dia 9 ter enviado de volta à Coreia, dirige-se agora efetivamente para a região, depois de concluir manobras conjuntas com a Austrália em águas do Oceano Índico.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …