Produção brasileira de café bate novo recorde

A produção brasileira de café atingiu 51,37 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado  em 2016, somados os tipos arábica e conillon.

Os números referem-se ao quarto e último levantamento da atual safra e foi divulgado ontem pela Conab-Companhia Nacional de Abastecimento.

Segundo o estudo, o volume representa um acréscimo de 18,8%, comparado com a produção de 43,24 milhões de sacas obtidas no ciclo anterior e representa um recorde histórico.

A maior safra até hoje havia sido registrada em 2014 com 50,8 milhões de sacas
A área total plantada no país teve leve redução, com decréscimo de 1,1% em relação à 2015, totalizando 2,22 milhões de hectares.

No entanto, houve ganho significativo de produtividade. A média de 26,33 sc/ha é 17,1% superior à da safra passada. As condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras do tipo arábica, aliadas ao ciclo de bienalidade positiva, favoreceram as lavouras e justificam os ganhos de produtividade na maioria dos estados.

Os maiores ganhos são observados em São Paulo, com 46,7%, Mato Grosso, com 39,4% e Minas Gerais, com 32,2%.

O café arábica ainda domina as lavouras de café no país. Representa 84,4% da produção total do grão com uma produção de 43,38 milhões sacas.

O resultado demonstra um crescimento de 35,4% em relação à safra anterior e se justifica pelo aumento de 46 mil hectares da área em produção, incluindo a incorporação de novas áreas que se encontravam em formação e renovação, além das condições climáticas mais favoráveis.

A produção do tipo conilon, que representa 15,6% do total de café do país, está estimada em 7,98 milhões de sacas, com redução de 28,6% na comparação com a safra passada.

Nesse caso, houve diminuição de 4% na área em produção e problemas climáticos pontuais, como seca e má distribuição de chuvas por dois anos consecutivos no Espírito Santo, maior produtor de café conilon no país.

Em Rondônia e na Bahia, também produtores da espécie, ocorreu estiagem nas fases críticas das lavouras.

Bahia se destaca como 4º maior produtor nacional

Segundo a Assocafé-Associação dos Produtores de Café da Bahia, o estado é o quarto maior produtor de café do Brasil, responsável por 5% da produção nacional.

Grande parte de suas plantações surgiu a partir da década de 70, e por isso é considerada uma área de cultivo relativamente nova.

A região do planalto é a área mais tradicional e a região do cerrado utiliza alta tecnologia para produção. Os principais municípios produtores são Piatã, Vitória da Conquista, Brejões, Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e Poções.

Clima tropical, solo bem drenado e pivô de irrigação são alguns pontos que permitem o café ser plantado em áreas de pouca chuva no caso do Oeste da Bahia. Grande parte da plantação de café desta região é irrigada por poços e as chuvas recarregam com abundância o subsolo de água.

No Oeste, onde predomina a vegetação de cerrado, cidades como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães são caracterizadas pela produção de cafés com menor acidez. As lavouras desta região são 100% irrigadas e, por isso, a produtividade é das mais altas do país.

A cafeicultura desta área tem bastante força, com mais de 12,5 mil hectares, registra níveis de produtividade em lavouras de 24 meses, de sacas de 60 Kg beneficiadas, por hectare.

A cafeicultura da Bahia conta com excelentes vantagens competitivas para conquista de mercados mais exigentes e se destaca pela participação com cafés de alta qualidade, que são cada vez mais procurados e valorizados, notadamente os produzidos na Chapada Diamantina.

É de Ibicoara, por exemplo, o café consumido no Vaticano.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …