Produção brasileira de café bate novo recorde

A produção brasileira de café atingiu 51,37 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado  em 2016, somados os tipos arábica e conillon.

Os números referem-se ao quarto e último levantamento da atual safra e foi divulgado ontem pela Conab-Companhia Nacional de Abastecimento.

Segundo o estudo, o volume representa um acréscimo de 18,8%, comparado com a produção de 43,24 milhões de sacas obtidas no ciclo anterior e representa um recorde histórico.

A maior safra até hoje havia sido registrada em 2014 com 50,8 milhões de sacas
A área total plantada no país teve leve redução, com decréscimo de 1,1% em relação à 2015, totalizando 2,22 milhões de hectares.

No entanto, houve ganho significativo de produtividade. A média de 26,33 sc/ha é 17,1% superior à da safra passada. As condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras do tipo arábica, aliadas ao ciclo de bienalidade positiva, favoreceram as lavouras e justificam os ganhos de produtividade na maioria dos estados.

Os maiores ganhos são observados em São Paulo, com 46,7%, Mato Grosso, com 39,4% e Minas Gerais, com 32,2%.

O café arábica ainda domina as lavouras de café no país. Representa 84,4% da produção total do grão com uma produção de 43,38 milhões sacas.

O resultado demonstra um crescimento de 35,4% em relação à safra anterior e se justifica pelo aumento de 46 mil hectares da área em produção, incluindo a incorporação de novas áreas que se encontravam em formação e renovação, além das condições climáticas mais favoráveis.

A produção do tipo conilon, que representa 15,6% do total de café do país, está estimada em 7,98 milhões de sacas, com redução de 28,6% na comparação com a safra passada.

Nesse caso, houve diminuição de 4% na área em produção e problemas climáticos pontuais, como seca e má distribuição de chuvas por dois anos consecutivos no Espírito Santo, maior produtor de café conilon no país.

Em Rondônia e na Bahia, também produtores da espécie, ocorreu estiagem nas fases críticas das lavouras.

Bahia se destaca como 4º maior produtor nacional

Segundo a Assocafé-Associação dos Produtores de Café da Bahia, o estado é o quarto maior produtor de café do Brasil, responsável por 5% da produção nacional.

Grande parte de suas plantações surgiu a partir da década de 70, e por isso é considerada uma área de cultivo relativamente nova.

A região do planalto é a área mais tradicional e a região do cerrado utiliza alta tecnologia para produção. Os principais municípios produtores são Piatã, Vitória da Conquista, Brejões, Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e Poções.

Clima tropical, solo bem drenado e pivô de irrigação são alguns pontos que permitem o café ser plantado em áreas de pouca chuva no caso do Oeste da Bahia. Grande parte da plantação de café desta região é irrigada por poços e as chuvas recarregam com abundância o subsolo de água.

No Oeste, onde predomina a vegetação de cerrado, cidades como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães são caracterizadas pela produção de cafés com menor acidez. As lavouras desta região são 100% irrigadas e, por isso, a produtividade é das mais altas do país.

A cafeicultura desta área tem bastante força, com mais de 12,5 mil hectares, registra níveis de produtividade em lavouras de 24 meses, de sacas de 60 Kg beneficiadas, por hectare.

A cafeicultura da Bahia conta com excelentes vantagens competitivas para conquista de mercados mais exigentes e se destaca pela participação com cafés de alta qualidade, que são cada vez mais procurados e valorizados, notadamente os produzidos na Chapada Diamantina.

É de Ibicoara, por exemplo, o café consumido no Vaticano.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …