Destruir asteroide com armas nucleares para proteger Terra afinal pode funcionar, revela estudo

Segundo sabemos pelos eventos históricos do nosso planeta, existe a possibilidade de um asteroide impactar a Terra e acabar com a civilização humana tal como a conhecemos.

A última vez que tal aconteceu foi quando uma rocha espacial de tamanho colossal atingiu a Terra, eliminando mais de metade da vida no planeta e acabando com os dinossauros. Para evitar que algo semelhante aconteça, as agências espaciais em todo o mundo vigiam de perto os arredores planetários.

Se for detectado um asteroide seguindo em direção à Terra, uma das opções seria disparar ogivas nucleares contra o objeto espacial para o desintegrar antes que ele entrasse em contato com nosso planeta. Porém, esta estratégia precisa ser cuidadosamente calculada, o menor erro pode fazer com que o asteroide seja dividido em duas ou mais partes, ameaçando diferentes locais do planeta, daí esta abordagem gerar críticas, escreve Science Alert.

No entanto, em um recente estudo, os pesquisadores concluíram que este método é seguro. Assim, eles criaram modelos computacionais que analisaram o efeito de uma bomba nuclear de uma megatonelada lançada conta um asteroide de 100 metros de diâmetro.

Foram analisadas cinco órbitas de asteroides diferentes e os pesquisadores concluíram que, se for possível atingir um asteroide dois meses antes do impacto, seria possível reduzir os fragmentos a apenas 0,1 % da massa total do asteroide. Se o asteroide for maior, há uma chance de reduzir sua massa de impacto para apenas 1%, se pudermos atingi-lo seis meses antes da colisão prevista.

“Um dos desafios em avaliar a quebra do asteroide é que você precisa modelar todas as órbitas dos fragmentos, o que é geralmente muito mais complicado do que modelar uma simples deflexão”, explicou o físico Patrick King da Universidade Johns Hopkins em Maryland.

Segundo os cientistas, este é um ótimo resultado, mas, mesmo assim, é uma opção de último recurso, uma vez que a opção preferida é desviar o asteroide para longe da Terra com mais antecedência ainda, porque se trata de uma estratégia que foi mais pesquisada e testada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …