Um homem esqueceu um vaso de Pablo Picasso dentro de um trem na Alemanha, segundo informações da rádio Deutsche Welle.
A obra, feita de cerâmica, faz parte da série “Corujas” do pintor espanhol e seu valor é estimado em pelo menos R$43 mil, de acordo com seu proprietário. A polícia alemã está atualmente à procura do objeto perdido.
O homem de 76 anos estava viajando no dia 15 de fevereiro em um trem de Kassel com direção a Düsseldorf. Durante uma mudança de locomotiva, na cidade de Hamm, ele acabou esquecendo a obra, que mede 26 centímetros, criada por Picasso em 1953 em seu ateliê de Madoura, em Vallauris, na França.
Ao se dar conta do ocorrido, o senhor de idade preveniu logo as autoridades locais, mas já era tarde demais: o precioso artefato já havia desaparecido. A polícia federal de Münster lançou um apelo para que possíveis testemunhas contribuam com as investigações.
Em 2016, uma jarra da mesma coleção “Corujas” foi roubada de uma galeria de arte de Manhattan, nos Estados Unidos. A obra, de R$ 130 mil, teria sido concebida por Picasso em 1955. O modelo é quase idêntico ao que desapareceu na Alemanha.
As corujas, assim como diversos outros pássaros, eram uma verdadeira paixão para Picasso, como provam suas obras. Durante o verão de 1946, o artista conheceu Georges e Suzanne Ramié, proprietários do ateliê Madoura, onde ele se instalaria de 1948 a 1955 para criar vasos, pratos, jarras, potes e azulejos.
// RFI BR