Detritos espaciais de satélites poderiam destruir EEI, segundo astrônoma

Uma astrônoma britânica acredita que a “febre do espaço” pode colocar em perigo o futuro da Estação Espacial Internacional (EEI).

A astrônoma Carolyn Kennett e outros cientistas estão convictos que satélites duvidosos sejam colocados no espaço, quebrando-se em lixo espacial, cujos fragmentos são potencialmente letais para os astronautas e perigosos para a estação.

Esse lixo espacial é registrado passando pela Terra a velocidades de 28.160 km/h, de acordo com a NASA, que mantém o controle de cerca de 500.000 peças deste material mortífero, informa Daily Star.

Embora muitas empresas tecnológicas pretendam construir satélites de alta qualidade, não há uma exigência legal que o regulamente. Além disso, colocar objetos na órbita da Terra está se tornando cada vez mais lucrativo, tornando o espaço cada vez mais lotado

“O céu noturno no momento é um pouco como o Faroeste nos tempos antigos, e precisa haver alguma forma de regulamentação”, disse Kennett.

O lixo espacial também é um enorme problema para os telescópios em órbita, como o Hubble, que estão constantemente à procura de asteroides que possam atingir a Terra.

“Quando há pequenos pedaços de coisas que entram na nossa órbita – é basicamente lixo espacial – vai ser muito difícil para nós ter coisas como a estação espacial lá em cima e outros telescópios, porque estas coisas começam a viajar a velocidades incríveis e você sabe que mesmo pequenos pedaços de lixo espacial podem causar uma enorme quantidade de danos. É algo que precisa de ser regulado, e em relação à observação de asteroides vai ser um problema e tanto, penso eu.”

Segundo a NASA, o principal problema são os detritos maiores que 0,5 centímetros e menores que 10, pois são “muito pequenos para serem rastreados e muitos grandes para se poder proteger deles”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …