Diminuição da camada de ozônio pode ter causado extinção em massa há 252 milhões de anos

O maior evento de extinção em massa da Terra há 252 milhões de anos pode ter sido gravemente exacerbado por uma camada de ozônio diluída, descobriram investigadores.

A extinção do Permiano-Triássico foi absolutamente devastadora. Destruiu 75% da vida terrestre, 95% da vida marinha e ainda linhagens de plantas incontáveis ​​por todo o mundo. A desestabilização de plantas e episódios de recuperação continuaram acontecendo durante mais 500 mil anos, já no período Triássico.

Ao mesmo tempo, durante um período de 1 milhão de anos – há 251 e 250 milhões de anos –, ocorreu uma erupção vulcânica absolutamente gigante, que criou a região conhecida como Armadilhas Siberianas.

Durante muito tempo, os cientistas pensaram que os dois eventos estavam interligados e que o efeito das erupções vulcânicas sobre a camada de ozônio desempenhava um papel – mas qual era esse papel continua sem esclarecimentos.

Por exemplo, a chuva ácida poderia ter contribuído, mas seus efeitos são, tendencialmente, mais localizados do que a ruína global ocorrida. Jeffrey Benca, da Universidade da Califórnia, Berkeley e a equipe acreditam que podem ter encontrado uma resposta – uma que é um conto de precaução para as mudanças climáticas que ocorrem atualmente.

O grupo descobriu que, quando colocados sob os mesmos níveis de luz ultravioleta extremos que acreditam ter ocorrido durante o evento de extinção, os pinheiros são temporariamente esterilizados.

Para chegar à conclusão, a equipe irradiou pequenos bonsais, com menos de 50 centímetros, com até 13 vezes a luz UV de um dia de sol para simular os efeitos da diminuição de ozônio durante dois meses.

Durante esse tempo, nenhuma das árvores morreu, mas seu pólen foi mal formado, e todas as sementes encolheram e morreram depois de alguns dias, tornando as árvores estéreis.

Depois de voltar à luz normal, as plantas conseguiram recuperar gradualmente, mas os ataques de esterilidade tiveram um impacto sobre as populações de árvores, disseram os pesquisadores.

“Durante a crise final do Permiano, as florestas podem ter desaparecido em parte ou totalmente devido ao aumento da exposição a raios ultravioletas. Com erupções vulcânicas acontecendo pelo globo, o enfraquecimento da camada de ozônio era esperado, o que pode ter levado a declínios da floresta anteriormente observados em registros fósseis”, explicou Benca.

“Se interrompermos algumas das linhagens de plantas dominantes repetidamente, seria possível desencadear cascatas tróficas e desestabilizar a base da cadeia alimentar, o que acaba por não funcionar muito bem para os animais terrestres”.

Muitos dos animais do supercontinente Gondwana que ficaram fossilizados no momento da extinção revelaram conter pólen mal formado e outras provas de declínio florestal, o que sugere que várias árvores poderiam ter sido afetadas.

Com os cientistas prevendo uma iminente sexta extinção em massa e a camada de ozônio esgotada pela poluição, o que resulta em níveis mais altos de radiação UV-B que danificam o DNA, os pesquisadores acreditam que suas descobertas podem ajudar a alertar sobre o futuro da Terra.

“Os paleontologistas encontraram vários cenários de morte para extinções em massa, mas a vida vegetal pode não ser tão afetada pela morte repentina como pela interrupção de uma parte do ciclo de vida, como a reprodução, durante um longo período de tempo, fazendo com que a população diminua e potencialmente desapareça”, concluiu o coautor Cindy Looy.

Os resultados do estudo foram publicados em fevereiro na revista Science Advances.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …