Paleontólogos descobrem dinossauro com asas de morcego

Uma equipe de paleontologistas da China descobriu um dinossauro que ostenta o mesmo tipo de asa que os morcegos usam para voar hoje. Chamado de Ambopteryx longibrachium, o animal viveu há cerca de 163 milhões de anos.

Quando Min Wang, paleontólogo da Academia Chinesa de Ciências, viu o fóssil pela primeira vez, pensou que fosse um pássaro. Descoberto em rochas da era jurássica na província de Liaoning, Dr. Wang supôs que o Ambopteryx era uma ave porque possuía membros anteriores relativamente longos, assim como os pássaros modernos.

As aves evoluíram dos dinossauros e, portanto, os dois grupos compartilham muitas características. Cerca de um ano depois, porém, a equipe chinesa começou a perceber que se tratava de um dinossauro – por exemplo, quando notaram que o animal tinha dedos longos, uma característica que os pássaros não têm.

O Dr. Wang também ficou surpreso ao encontrar restos de tecido mole ao redor dos braços e do tronco do dinossauro. Esse tecido, na vida, formava pedaços de pele que provavelmente se pareciam com asas de morcego.

A mesma equipe descreveu o único outro dinossauro conhecido que tinha asas de morcego. Esse animal, chamado de “Yi qi”, foi o primeiro do tipo descoberto. No começo, alguns paleontólogos estavam céticos – o “Yi qi” parecia bizarro demais para ser verdadeiro.

“Eu acho que se você tivesse perguntado a um paleontólogo para desenhar algum tipo de dinossauro fantasioso, muitos de nós nunca teríamos inventado algo tão estranho”, compara Stephen Brusatte, paleontólogo da Universidade de Edimburgo (Escócia), que não esteve envolvido na pesquisa.

Contudo, complementa o cientista, a descoberta de Ambopteryx, um primo próximo de “Yi qi”, praticamente confirma que havia de fato um grupo de dinossauros com asas de morcego. Mas como voavam?

Os pesquisadores ainda não sabem dizer com certeza. O melhor palpite da equipe chinesa é que o estilo de voo do animal estava no “meio do caminho entre um esquilo-voador e um morcego”.

Apesar de alguns mistérios ainda não resolvidos, o achado ressalta como a árvore genealógica dos dinossauros é recheada de galhos, inclusive alguns que deram origens a diferentes animais voadores.

Por exemplo, não é surpreendente que dinossauros possam ter evoluído para preencher os tipos de papéis ecológicos desempenhados hoje por mamíferos como os esquilos-voadores. Um artigo sobre a descoberta foi publicado na revista Nature.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NASA detecta 150 objetos voadores não identificados orbitando a Terra

Para além de qualquer especulação vaga ou teoria da conspiração, os famosos Objetos Voadores Não-Identificados – mais conhecidos como OVNIs – são uma realidade, cada vez mais documentada e tornada publica por agências espaciais como …

Reino Unido aprova vacina da Pfizer para uso já na semana que vem

O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (02/11) a aprovação da vacina para covid-19 produzida em parceria pela Pfizer e pela Biontech e adiantou que ela estará disponível já na próxima semana. O governo comunicou …

Com 14 prêmios no Oscar do turismo, Portugal tenta se reinventar na pandemia de COVID-19

Portugal conquistou 14 prêmios no World Travel Awards 2020, considerado o Oscar do turismo mundial, na noite de sexta-feira (27). Lisboa, Madeira e Algarve foram os destaques como melhores destinos do mundo na premiação, feita …

Um traumatizado veterano SEAL da Marinha dos EUA disse que uma viagem "mágica" de cogumelo pôs fim à sua depressão

Antes de sua primeira viagem guiada de cogumelos “mágicos”, Chad Kuske era prisioneiro de sua própria raiva no trânsito. Se um carro parasse na frente dele, ele ficava consumido pela raiva, ultrapassando todos os veículos em …

Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha

Não, as fotos de uvas gigantes (do tamanho de ovos de galinha) não são falsas. Se você passa um tempo considerável na internet, deve ter visto imagens dessas frutas atípicas por aqui. Para a surpresa …

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …