Paleontólogos descobrem dinossauro com asas de morcego

Uma equipe de paleontologistas da China descobriu um dinossauro que ostenta o mesmo tipo de asa que os morcegos usam para voar hoje. Chamado de Ambopteryx longibrachium, o animal viveu há cerca de 163 milhões de anos.

Quando Min Wang, paleontólogo da Academia Chinesa de Ciências, viu o fóssil pela primeira vez, pensou que fosse um pássaro. Descoberto em rochas da era jurássica na província de Liaoning, Dr. Wang supôs que o Ambopteryx era uma ave porque possuía membros anteriores relativamente longos, assim como os pássaros modernos.

As aves evoluíram dos dinossauros e, portanto, os dois grupos compartilham muitas características. Cerca de um ano depois, porém, a equipe chinesa começou a perceber que se tratava de um dinossauro – por exemplo, quando notaram que o animal tinha dedos longos, uma característica que os pássaros não têm.

O Dr. Wang também ficou surpreso ao encontrar restos de tecido mole ao redor dos braços e do tronco do dinossauro. Esse tecido, na vida, formava pedaços de pele que provavelmente se pareciam com asas de morcego.

A mesma equipe descreveu o único outro dinossauro conhecido que tinha asas de morcego. Esse animal, chamado de “Yi qi”, foi o primeiro do tipo descoberto. No começo, alguns paleontólogos estavam céticos – o “Yi qi” parecia bizarro demais para ser verdadeiro.

“Eu acho que se você tivesse perguntado a um paleontólogo para desenhar algum tipo de dinossauro fantasioso, muitos de nós nunca teríamos inventado algo tão estranho”, compara Stephen Brusatte, paleontólogo da Universidade de Edimburgo (Escócia), que não esteve envolvido na pesquisa.

Contudo, complementa o cientista, a descoberta de Ambopteryx, um primo próximo de “Yi qi”, praticamente confirma que havia de fato um grupo de dinossauros com asas de morcego. Mas como voavam?

Os pesquisadores ainda não sabem dizer com certeza. O melhor palpite da equipe chinesa é que o estilo de voo do animal estava no “meio do caminho entre um esquilo-voador e um morcego”.

Apesar de alguns mistérios ainda não resolvidos, o achado ressalta como a árvore genealógica dos dinossauros é recheada de galhos, inclusive alguns que deram origens a diferentes animais voadores.

Por exemplo, não é surpreendente que dinossauros possam ter evoluído para preencher os tipos de papéis ecológicos desempenhados hoje por mamíferos como os esquilos-voadores. Um artigo sobre a descoberta foi publicado na revista Nature.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oxigênio descoberto em Marte intriga cientistas da NASA

Padrão de comportamento do oxigênio recém-descoberto pelo rover Curiosity, da NASA, é tão diferente que os cientistas não conseguem desvendá-lo através dos processos químicos conhecidos pela ciência. A agência espacial norte-americana divulgou os resultados da análise …

O misterioso "Monstro Tully" acaba de ficar ainda mais esquisito

Um fóssil de 300 mil anos descoberto na década de 1950 no estado de Illinois (EUA) tem gerado muitas discussões entre cientistas. Batizado de Tullimonstrum, ou Monstro Tully, ele se parece com uma lesma. Mas …

Com asilo a Evo Morales, diplomacia mexicana dá passo à esquerda

México assume liderança esquerdista na América Latina ao receber o ex-presidente boliviano. Para analistas, medida desvia atenção de problemas internos, mas é jogo perigoso diante da dependência econômica dos EUA. A viagem de Evo Morales ao …

Incêndios florestais matam quatro pessoas e centenas de cangurus na Austrália

O número de vítimas pelos incêndios no leste da Austrália, onde 140 focos ainda continuam ativos, subiu para quatro nesta quinta-feira (14), com a descoberta de um cadáver perto da cidade de Kempsey, em Nova …

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …