Paleontólogos revelam gigantescos dinossauros carnívoros habitando Austrália no Jurássico

Anthony Romilio / Universidade de Queensland

Paleontólogos identificaram fósseis de pegadas que demonstram a presença de dinossauros carnívoros gigantes na Austrália, de acordo com pesquisa recém-publicada na Historical Biology.

A equipe de pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália), liderada pelo doutor Anthony Romilio, analisou os passos de dinossauros entre 165 e 151 milhões de anos, correspondendo ao Jurássico Médio e Superior.

As antigas pegadas dos terópodes variam em tamanho e foram classificadas como grandes (dos com 30 a 50 centímetros de comprimento) e muito grandes (maiores que 50 centímetros). Entre os últimos está a pegada do maior dinossauro carnívoro da Austrália, cuja pata tinha 79 centímetros de comprimento.

“Essas pegadas foram feitas por dinossauros caminhando pelas florestas do pântano que antes ocupavam grande parte da paisagem do que hoje é o sul de Queensland”, disse Romilio.

Segundo os pesquisadores, as pegadas foram deixadas por grandes dinossauros carnívoros, alguns dos quais atingiram três metros de altura até o quadril, e estima-se que tinham cerca de 10 metros de comprimento.

“Para colocar em perspectiva, o tiranossauro tinha 3,25 metros até o quadril e media de 12 a 13 metros, mas não apareceu até 90 milhões de anos depois dos nossos gigantes de Queensland.”

Embora os fósseis tenham sido recuperados de minas de carvão durante as décadas de 1950 e 1960, eles foram mantidos em armazéns de museus, portanto, essa é a primeira vez que são analisados cientificamente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …