Diretora da Vogue Brasil pede demissão após festa racista

A socialite Donata Meirelles não é mais diretora de estilo da revista Vogue Brasil, publicada pela Globo Condé-Nast. Ela pediu demissão após uma festa racista de aniversário, em Salvador, em que ela comemorou 50 anos.

Este tem sido um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas. Como bem aponta Kauê Vieira, jornalista da equipe do Hypeness, as fotos da festa não ficaram ótimas. “São tantos os signos presentes na fotografia, que fica difícil crer na abolição concreta da escravidão”, escreveu.

Donata Meirelles, que esteve no posto por sete anos, apareceu em várias fotos sentada em uma cadeira, acompanhada por mulheres negras ao seu redor, vestindo os trajes tradicionais de baianas do acarajé, enquanto ela usava um vestido de grife. Segundo a socialite, a intenção não foi ser racista, mas homenagear a cultura do Candomblé.

“O caso de Donata revela certo fetiche de parte da chamada elite brasileira de ‘brincar’ com elementos da cultura negra. Como se a negritude estivesse à venda ao lado de uma bolsa de grife”, analisa Vieira no Hypeness.

A festa em questão aconteceu na última sexta-feira (8), no Palácio de Aclamação, em um jantar luxuoso cuja decoração evoca o período escravocrata e colonial do Brasil.

A repercussão foi tão intensa que chegou a ser internacional: Shelby Ivey Christie, diretora de marketing da L’Óreal e ex-executiva de vendas da Vogue dos Estados Unidos, usou o Twitter para chamar de “nojento” o tema da festa de Meirelles.

Segundo a colunista social do Estadão, Sônia Racy, a ex-diretora da Vogue comunicou amigos a demissão, “com tristeza no coração, mas com coragem e cabeça erguida”,na última segunda (11). De acordo com o HuffPost Brasil, a Globo Condé-Nast deve anunciar a demissão internamente ainda nesta quinta (14).

“Com tristeza no coração, mas com a coragem e a cabeça erguida que sempre pautaram a minha vida, inicio um novo ciclo e peço demissão da Vogue Brasil, uma publicação que ajudei a construir”, escreveu no comunicado, como mostra o UOL.

“Te amo Vogue, te amo desde jovenzinha. Conte comigo para que você continue fazendo a diferença no mercado editorial e de moda, defendendo e promovendo todas as belezas humanas, como eu continuarei a defender.”

No Instagram, ela afirmou: “aos 50 anos, a hora é de ação. Ouvi muito, preciso ouvir ainda mais. Quero agir em conjunto com as mulheres que têm a me ensinar e com quem mais estiver disposto a ser elo em uma transformação que se faz necessária”.

Vogue, por sua vez, também se posicionou, afirmando que “lamenta profundamente o ocorrido e espera que o debate gerado sirva de aprendizado”.

Nós acreditamos em ações afirmativas e propositivas e também que a empatia é a melhor alternativa para a construção de uma sociedade mais justa, em que as desigualdades históricas do País sejam debatidas e enfrentadas”, comunicou.

Além disso, a revista oficializou a criação de um “fórum permanente” de ativista e estudiosos para dar suporte à Vogue em “conteúdos e imagens que combatam essas desigualdades”.

O tradicional baile de carnaval da revista deste ano acontecerá, após boatos circularem na internet sugerindo o contrário.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Colômbia é o 1º país latino-americano a receber vacinas da iniciativa COVAX

Nesta segunda-feira (1º), um lote de 117 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegou à Colômbia por meio da iniciativa COVAX. O país é o primeiro na região a receber os imunizantes do consórcio da …

Twitter vai tolerar até cinco posts antes de banir por desinformação sobre covid-19

O Twitter resolveu endurecer suas políticas de uso e vai pegar mais pesado contra quem dissemina fake news a respeito da COVID-19, tal como a eficácia e segurança das vacinas que visam combater a doença. Em …

EUA: "Trump tenta manter opções em aberto" para eleições presidenciais de 2024

Não demorou muito para Donald Trump se recuperar de sua derrota - que, aliás, ele ainda não reconhece. No domingo (28), o ex-presidente encerrou a Conferência de Ação Política Conservadora em Orlando, na Flórida. Diante …

Japão nomeia ministro da solidão para enfrentar o isolamento social no país

Os sintomas diretos da Covid-19 sobre nossa saúde já são bastante sabidos, entre febre, cansaço excessivo, dores no corpo, tosse seca e problemas respiratórios, mas uma série de efeitos indiretos vem sendo percebidos – se …

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …