Academia Sueca entregará dois prêmios Nobel de Literatura este ano

A Academia Sueca entregará dois prêmios Nobel de Literatura em 2019, um correspondente a este ano e outro relativo a 2018 devido ao escândalo de vazamentos e abusos na instituição, confirmou nesta terça-feira seu secretário provisório, Anders Olsson.

“Haverá dois prêmios Nobel como esperávamos, também será entregue o prêmio reservado ao ano passado”, declarou Olsson ao site do jornal “Dagens Nyheter”, o principal da Suécia, ao término de uma reunião da junta diretiva da Fundação Nobel.

A Academia Sueca tinha anunciado em maio do ano passado o adiamento do Nobel de Literatura, algo que não acontecia há sete décadas, pela perda de “confiança” do mundo exterior na própria instituição, devido à crise que provocou a renúncia de alguns de seus membros.

A instituição mostrou na época sua intenção de entregar dois prêmios em 2019, mas a decisão final ficou nas mãos da Fundação Nobel, que exigia reformas no funcionamento da Academia Sueca para aceitar essa solução.

“Estou muito contente por receber essa mensagem hoje, que significa que também poderemos trabalhar com tranquilidade com os prêmios e que todos os membros do Comitê Nobel estarão mais motivados para esse trabalho”, disse Olsson à agência sueca “TT”.

Dezoito mulheres denunciaram em novembro de 2017 ao “Dagens Nyheter” abusos de uma “personalidade cultural” próxima da Academia Sueca, depois identificada como o francês Jean-Claude Arnault, marido da poetisa e acadêmica Katarina Frostenson.

A instituição cortou a relação e encomendou uma auditoria, que concluiu que tinham ocorrido vazamentos e que o apoio econômico recebido pelo clube literário que dirigia Arnault descumpria as regras de imparcialidade, já que sua esposa era coproprietária.

A falta de um acordo sobre as medidas que deveriam ser tomadas e a situação de Frostenson desencadearam uma onda de renúncias, trocas de acusações entre dois grupos em conflito e o adiamento da entrega do Nobel de Literatura pela primeira vez em sete décadas.

Entre os nomes que deixaram a instituição está Sara Danius, ex-secretária permanente que na semana passada anunciou sua saída definitiva, dez meses depois de deixar o posto.

A Academia Sueca promoveu nos últimos meses várias reformas de seus estatutos e elegeu cinco novos membros.

Arnault foi condenado em dezembro pelo Tribunal de Apelação de Estocolmo a dois anos e meio de prisão por dois casos de estupro de uma mulher em outubro de 2011, mas recorreu ao Supremo.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …