Academia Sueca entregará dois prêmios Nobel de Literatura este ano

A Academia Sueca entregará dois prêmios Nobel de Literatura em 2019, um correspondente a este ano e outro relativo a 2018 devido ao escândalo de vazamentos e abusos na instituição, confirmou nesta terça-feira seu secretário provisório, Anders Olsson.

“Haverá dois prêmios Nobel como esperávamos, também será entregue o prêmio reservado ao ano passado”, declarou Olsson ao site do jornal “Dagens Nyheter”, o principal da Suécia, ao término de uma reunião da junta diretiva da Fundação Nobel.

A Academia Sueca tinha anunciado em maio do ano passado o adiamento do Nobel de Literatura, algo que não acontecia há sete décadas, pela perda de “confiança” do mundo exterior na própria instituição, devido à crise que provocou a renúncia de alguns de seus membros.

A instituição mostrou na época sua intenção de entregar dois prêmios em 2019, mas a decisão final ficou nas mãos da Fundação Nobel, que exigia reformas no funcionamento da Academia Sueca para aceitar essa solução.

“Estou muito contente por receber essa mensagem hoje, que significa que também poderemos trabalhar com tranquilidade com os prêmios e que todos os membros do Comitê Nobel estarão mais motivados para esse trabalho”, disse Olsson à agência sueca “TT”.

Dezoito mulheres denunciaram em novembro de 2017 ao “Dagens Nyheter” abusos de uma “personalidade cultural” próxima da Academia Sueca, depois identificada como o francês Jean-Claude Arnault, marido da poetisa e acadêmica Katarina Frostenson.

A instituição cortou a relação e encomendou uma auditoria, que concluiu que tinham ocorrido vazamentos e que o apoio econômico recebido pelo clube literário que dirigia Arnault descumpria as regras de imparcialidade, já que sua esposa era coproprietária.

A falta de um acordo sobre as medidas que deveriam ser tomadas e a situação de Frostenson desencadearam uma onda de renúncias, trocas de acusações entre dois grupos em conflito e o adiamento da entrega do Nobel de Literatura pela primeira vez em sete décadas.

Entre os nomes que deixaram a instituição está Sara Danius, ex-secretária permanente que na semana passada anunciou sua saída definitiva, dez meses depois de deixar o posto.

A Academia Sueca promoveu nos últimos meses várias reformas de seus estatutos e elegeu cinco novos membros.

Arnault foi condenado em dezembro pelo Tribunal de Apelação de Estocolmo a dois anos e meio de prisão por dois casos de estupro de uma mulher em outubro de 2011, mas recorreu ao Supremo.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas revelam misterioso fenômeno que pode ser causador do crescimento do oceano Atlântico

O Pacífico continua sendo o maior oceano do nosso planeta, mas o Atlântico está ganhando terreno e mar à medida que se expande por cerca de quatro centímetros anualmente. O deslocamento glacial lento dos oceanos acontece …

A cidade mais antiga das Américas - com a mesma idade do Egito faraônico - está sendo invadida

Tendo sobrevivido por 5 mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob ameaça de posseiros alegando que a pandemia coronavírus os deixou sem outra opção a não ser ocupar a cidade sagrada. A …

Greve global pelo clima está marcada para o dia 19 de março

As mudanças climáticas costumam ser tratadas como uma pauta menos urgente e com maior prazo para ser resolvida, mas a verdade é que, pela gravidade do quadro e pela totalidade de sua abrangência, ela é …

Farmacêutico dos EUA que danificou centenas de doses da Moderna declarou-se culpado

O farmacêutico que tentou sabotar quase 600 doses da vacina da Moderna do Aurora Medical Center, no estado norte-americano de Wisconsin, se declarou culpado. O farmacêutico norte-americano Steven Brandenburg, de 46 anos, se declarou culpado por …

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …