Drones foram chamados para salvar a Grande Muralha da China

A lendária Grande Muralha da China, a mais comprida construção já feita pelo homem, está se “desmoronando em ruínas”. Em uma corrida contra a degradação natural, as autoridades chinesas recorreram a drones para tentar travar a destruição desse ponto icônico.

Cerca de 21 mil quilômetros de extensão e mais de 2 mil anos de história estão agora em risco frente à invasão da vegetação e das plantas que envolvem a construção. A muralha foi erguida para proteger a China dos exércitos invasores a norte, mas, neste momento, é o próprio monumento que está sob ataque da natureza.

Como nota a BBC, plantas invasoras, como ervas daninhas, danificam a muralha em vários pontos. Em igual sentido, nota a National Geographic, 30% da muralha “está se desmoronando em ruínas”, à medida que as autoridades tentam recuperá-la.

Para facilitar a tarefa, as autoridades chinesas recorreram a uma nova ferramenta tecnológica – os drones. A China utiliza os drones para mapear e medir as áreas mais ameaçadas pela vegetação, oferecendo dados precisos que já estão sendo utilizados no processo de recuperação da muralha.

Partindo dos dados recolhidos pelos drones, os trabalhadores poderão construir estruturas de apoio para as seções mais vulneráveis, revelou a BBC.

No mês de maio, o jornal South China Morning Post informou que os drones Falcon 8+ da Intel já estavam sendo utilizados para capturar “imagens tridimensionais de alta definição” da seção Jiankou da muralha – parte do monumento construído durante a dinastia Ming (1368-1644), localizado a cerca de 50 quilômetros de Pequim.

Zhao Peng, arquiteto da Grande Muralha, disse em declarações à BBC que a tarefa vai muito mais além de apenas reforçar as estruturas antigas com novas pedras. “Algumas seções da Grande Muralha são muito perigosas”, disse Peng. “Com os drones podemos medir comprimentos e ondulações”.

“É uma estrutura tão complexa“, acrescentou, dizendo ainda que é necessário ter em conta vários outros aspectos como os buracos das flechas, o próprio design do piso e até mesmo os níveis de calcário.

A Grande Muralha da China foi se degradando ao longo dos anos devido ao clima, guerras e até a ladrões de pedra. As autoridades esperam que esses esforços sejam suficientes para preservar o monumento para as futuras gerações.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …