Duas galáxias colossais são flagradas em processo de fusão com extrema formação estelar

NRAO/AUI/NSF

Impressão artística das duas galáxias que começam o processo de fusão no Universo jovem

Novas observações com o ALMA descobriram o nunca antes visto encontro próximo entre duas galáxias surpreendentemente brilhantes e espetacularmente massivas no jovem Universo.

Estas galáxias “starburst” (galáxias de intensa formação estelar) hiperluminosas são extremamente raras nesta época da história cósmica – perto do momento em que as galáxias começaram a surgir – e podem representar um dos exemplos mais extremos de formação estelar violenta já observados.

Os astrônomos capturaram estas duas galáxias em interação, conhecidas coletivamente como ADFS-27, quando começaram o processo gradual de fusão numa única galáxia elíptica e massiva.

Um encontro anterior, de “raspão”, ajudou a despoletar as explosões surpreendentes de formação estelar. Os astrônomos especulam que esta fusão pode eventualmente formar o núcleo de um enxame inteiro de galáxias. Os enxames galáticos estão entre as estruturas mais massivas do Universo.

“Encontrar apenas uma galáxia ‘starburst’ hiperluminosa é incrível por si só. Encontrar duas destas galáxias raras em tão íntima proximidade é verdadeiramente espantoso“, comenta Dominik Riechers, astrônomo da Universidade de Cornell em Ithaca, em Nova York, autor principal do artigo publicado na revista The Astrophysical Journal.

“Tendo em conta a extrema distância da Terra e a frenética atividade de formação estelar dentro de cada uma, é possível que estejamos testemunhando a fusão galática mais intensa conhecida até o momento”, explicou.

O par de galáxias ADFS-27 está localizado a aproximadamente 12,7 bilhões de anos-luz da Terra na direção da constelação de Dourado. A esta distância, os astrônomos veem o sistema quando o Universo tinha apenas cerca de 1 bilhão de anos.

Os astrônomos detectaram este sistema primeiro com o Observatório Espacial Herschel da ESA. Ele aparecia como um único ponto vermelho no levantamento do céu do hemisfério sul. Estas observações iniciais sugeriram que o objeto aparentemente fraco era de fato extremamente brilhante e extremamente distante.

As observações de acompanhamento com o telescópio APEX (Atacama Pathfinder Experiment) do ESO confirmaram as interpretações iniciais e prepararam o caminho para as mais detalhadas observações com as antenas do ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array).

Com maior resolução e sensibilidade, o ALMA mediu com precisão a distância até o objeto e revelou que eram na verdade duas galáxias distintas. Segundo os astrônomos, o emparelhamento de galáxias de outra forma fenomenalmente raras sugere que residem em uma região particularmente densa do Universo naquele período.

As novas observações ALMA também indicam que o sistema ADFS-27 possui aproximadamente 50 vezes a quantidade de gás de formação estelar da Via Láctea.

“Muito deste gás será convertido em novas estrelas muito rapidamente. Nossas observações atuais indicam que estas duas galáxias realmente produzem estrelas a um ritmo vertiginoso, cerca de mil vezes mais depressa que a nossa própria galáxia“, comenta Riechers.

As galáxias – que apareceriam como discos planos e em rotação – estão repletas de estrelas azuis extremamente brilhantes e maciças. No entanto, a maioria desta intensa luz estelar nunca sai das próprias galáxias porque simplesmente têm muita poeira interestelar.

Esta poeira absorve a luz estelar resplandecente, aquecendo até brilhar intensamente no infravermelho. À medida que esta luz viaja as vastas distâncias cósmicas até a Terra, a expansão contínua do Universo desloca a luz, outrora infravermelha, para comprimentos de onda mais longos no milímetro e submilímetro, tudo graças ao efeito Doppler.

O ALMA foi especialmente concebido para detectar e estudar a luz deste tipo, o que permitiu aos astrônomos resolver a fonte de luz em dois objetos distintos. As observações também mostram as estruturas básicas das galáxias, revelando características semelhantes a caudas que foram produzidas durante o seu encontro inicial.

As novas observações também indicam que as duas galáxias estão separadas por mais ou menos 30 mil anos-luz (mais ou menos a distância da Terra até o centro da Via Láctea), movendo-se a várias centenas de quilômetros por segundo em relação uma à outra.

À medida que continuam a interagir gravitacionalmente, cada galáxia acabará abrandando e cair na direção da outra, provavelmente levando a vários outros encontros íntimos antes de se fundirem em uma única galáxia elíptica e massiva. Os astrônomos esperam que este processo demore algumas centenas de milhões de anos.

“Devido à grande distância e à poeira, estas galáxias permaneceram completamente não detectadas em comprimentos de onda visíveis“, realça Riechers.

“Eventualmente, esperamos combinar os requintados dados do ALMA com futuras observações infravermelhas do Telescópio Espacial James Webb da NASA. Estes dois telescópios formarão uma ‘equipe de sonho’, para que os astrônomos possam compreender melhor a natureza deste e de outros sistemas extremos e excepcionalmente raros“.

Ciberia // CCVAlg / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …