Astrônomos descobrem galáxia mil vezes mais luminosa que a Via Láctea

Uma equipe de astrônomos da Espanha descobriu uma das galáxias mais brilhantes já conhecidas até hoje, mil vezes mais luminosa que a Via Láctea, e com uma taxa elevada de formação de estrelas.

A galáxia foi descoberta por uma equipe dirigida pelo professor da Universidade Politécnica de Cartagena, no sudeste da Espanha, Anastasio Díaz-Sánchez, e é de tipo “muito distante” e “submilimétrica”, ou seja, que provoca uma grande emissão no infravermelho distante, explicaram os pesquisadores em um comunicado.

Para esta descoberta foi utilizado o Grande Telescópio das Ilhas Canárias (arquipélago espanhol no Oceano Atlântico) e combinações de bases de dados dos satélites WISE (NASA) e Planck (ESA) com o objetivo de identificar as galáxias submilimétricas.

A descoberta foi apresentada em um estudo publicado esta semana na revista  Astrophysical Journal Letters.

A galáxia pôde ser observada graças a outro conjunto de galáxias próximas, que funciona como uma lente, ampliando o tamanho e o brilho da mesma em até 11 vezes, mas sem distorcer suas propriedades, detalhou Díaz-Sánchez.

Esta é uma das galáxias mais brilhantes entre as denominadas submilimétricas, milhares de vezes mais brilhantes que a Via Láctea. Além disso, este aglomerado de corpos celestes tem uma “elevada taxa de formação estelar“, já que gera estrelas cuja massa total é milhares de vezes maior que a massa do Sol.

Hubble Space Telescope

As múltiplas imagens da galáxia descoberta estão indicadas pelas setas brancas

As múltiplas imagens da galáxia descoberta estão indicadas pelas setas brancas

Em termos de comparação, a Via Láctea forma a cada ano estrelas com uma massa total que é de duas vezes a do Sol, indicou a pesquisadora do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) e coautora do estudo, Susana Iglesias-Groth.

Segundo a especialista, estas galáxias “abrigam as regiões de formação estelar mais potentes conhecidas no universo e o passo seguinte será estudar sua riqueza molecular”.

Além disso, segundo assinalou Rafael Rebolo, diretor e pesquisador do IAC que também participou do projeto, o fato de que se trata de uma galáxia bastante luminosa, que está amplificada e com múltiplas imagens, permitirá estudar sua parte mais interior, “algo impossível de se fazer de outra maneira em galáxias tão remotas”.

De acordo com os cientistas, em um futuro próximo serão realizados estudos mais detalhados sobre a galáxia usando interferômetros como o Extended Millimeter Array (Noema/IRAM), na França, e o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), no Chile.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …