MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas.

Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da Rússia, um em São Petersburgo, outro nos arredores de Moscou, operando em uma baixa frequência capaz de fazer suas ondas curtas viajarem longas distâncias, o que permite que praticamente qualquer pessoa do mundo possa ouvir a rádio simplesmente sintonizando-a na frequência de 4625 kHz.

Investigações garantem que a rádio começou a operar em 1973, ainda na época da antiga União Soviética, e desde então segue, 24 horas por dia, 7 dias por semana, emitindo seus ruídos e sinais – muitos creem se tratar de uma reminiscência da Guerra Fria, que enviava códigos e informações a espiões soviéticos no resto do mundo.

Ninguém jamais admitiu até hoje a operação da MDZhB, mas de quando em quando uma voz humana – não se sabe se ao vivo ou gravada – falando frases supostamente desconexas em russo.

Em 2013, a frase “Command 135 Issued” (Comando 135 emitido, em tradução livre) foi dita na frase – e os teóricos da conspiração de plantão garantiram se tratar de um aviso de preparo para o combate eminente.

Abaixo, um momento em que uma mensagem de voz foi transmitida pela rádio em 2010:

A mais popular teoria sobre a MDZhB diz que se trata de uma rádio com emissão automatizada de sinais para o caso da então União Soviética e hoje Rússia sofrer um ataque nuclear: se a rádio deixar de emitir seu sinal é sinal de que o ataque aconteceu, e que o país então poderia começar sua retaliação.

Outros afirmam simplesmente se tratar de um resto da Guerra Fria que algum grupo de aventureiros se apropriou e segue brincando com a imaginação do mundo.

A verdade, porém, é que ninguém sabe o que há por trás da misteriosa rádio soviética, e nem mesmo sua localização jamais foi confirmada. O fato é que ela segue emitindo seus sinais, fascinando amantes do rádio, teóricos conspiratórios, estudiosos da Guerra Fria ou simplesmente pessoas interessadas em histórias exóticas por todo o mundo, apesar de oferecer a mais tediosa programação da história das rádios – ou será um código secreto para anunciar uma guerra nuclear?

A rádio é transmitida ao vivo pelo Youtube.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …