Os efeitos da ação humana sobre a natureza não impactam somente o meio ambiente diretamente, mas também a vida das populações que muitas vezes são devastadas ou destruídas por conta de construções, e acabam não somente sem suas casas, mas sem suas histórias, sonhos e sentimentalidades.
O filme EU+1 percorre justamente os efeitos da construção da usina de Belo Monte sobre a saúde mental das populações ribeirinhas atingidas pelo processo.
O filme percorre a jornada de uma equipe de atenção em saúde mental pela Amazônia, em missão para dar voz e ouvidos aos ribeirinhos. O documentário registra também a construção da Clínica de Cuidado, mostrando as vidas, percepções, opiniões e sentimentos de cada voluntário.
“É um documentário singelo, feito com recursos limitados, com a lente focada na equipe. A expectativa é de que a experiência aqui documentada possa ser compartilhada e debatida nos mais variados espaços. E, quem sabe, possa inspirar outras travessias pelos Brasis”, diz a descrição do filme. Para conferir, clique no play abaixo.
Ciberia // Hypeness