Trump anuncia vencedores dos “prêmios fake news”

O presidente dos EUA anunciou, na quarta-feira (17), seus “Prêmios Fake News”, em mais um ataque contra a mídia.

“E os vencedores das Fake News são…”, podia ler-se na mensagem de Donald Trump publicada no Twitter, que continha um link para o site oficial do Partido Republicano, no qual se encontrava a lista completa. O site dos republicanos deixou de funcionar alguns minutos depois da publicação da mensagem do presidente dos EUA.

“O ano de 2017 foi particularmente feroz, com uma cobertura midiática desonesta e mesmo informações falsas descaradas. Estudos demonstraram que mais de 90% da cobertura mediática sobre o Presidente Trump é negativa”, de acordo com a introdução da lista, que inclui a cadeia de televisão CNN e os jornais New York Times e o Washington Post, alvos habituais do magnata.

No primeiro lugar da lista surge um artigo de Paul Krugman, prêmio Nobel da Economia em 2008, publicado no New York Times sobre as repercussões econômicas da vitória de Trump. No texto, Krugman escreveu que a economia “nunca” se recuperaria da passagem de Trump pela Casa Branca.

O segundo meio de comunicação social distinguido por Trump foi a cadeia ABC por uma informação, da qual se retratou posteriormente, na qual assegurava que o presidente norte-americano tinha dado instruções a Michael Flynn, ex-assessor para a Segurança Nacional da Casa Branca, para contatar emissários do Kremlin antes das eleições presidenciais norte-americanas, em novembro de 2016.

Em terceiro lugar surge a informação da CNN segundo a qual Trump e o filho, Donald Trump Jr., tiveram acesso a documentos pirateados da candidata democrata Hillary Clinton e do Partido Democrata, que o portal WikiLeaks divulgou durante a campanha eleitoral.

Ao todo, a CNN recebeu quatro dos dez prêmios, seguida pelo New York Times e Washington Post com dois, e as revistas Time e Newsweek e a cadeia ABC com um.

Depois de divulgada a lista, Trump divulgou um segundo tuíte: “apesar da cobertura de alguns meios muito desonestos e corruptos, existem muitos grandes jornalistas que respeito e boas notícias das quais os norte-americanos devem estar orgulhosos”.

Algumas horas antes, dois senadores republicanos, John McCain e Jeff Flake, tinham denunciado “os repetidos ataques” de Trump contra a imprensa, que consideraram “sem precedentes nem sentido”.

Já não podemos fingir que não vemos ou ouvimos estes ataques contra nossas instituições”, disse Flake, que comparou Trump ao antigo líder soviético Stálin.

Além das críticas, vários peritos advertiram, no início do mês, que o anúncio destes “prêmios” poderia violar normas federais de ética governamental.

O chefe de Estado anunciou estes “prêmios” no fim de novembro e, já no início de janeiro, comunicou que a lista estava prestes a ser divulgada. Nesse tuíte, Trump disse que iria premiar a “comunicação social mais desonesta e corrupta do ano”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …