Trump anuncia vencedores dos “prêmios fake news”

O presidente dos EUA anunciou, na quarta-feira (17), seus “Prêmios Fake News”, em mais um ataque contra a mídia.

“E os vencedores das Fake News são…”, podia ler-se na mensagem de Donald Trump publicada no Twitter, que continha um link para o site oficial do Partido Republicano, no qual se encontrava a lista completa. O site dos republicanos deixou de funcionar alguns minutos depois da publicação da mensagem do presidente dos EUA.

“O ano de 2017 foi particularmente feroz, com uma cobertura midiática desonesta e mesmo informações falsas descaradas. Estudos demonstraram que mais de 90% da cobertura mediática sobre o Presidente Trump é negativa”, de acordo com a introdução da lista, que inclui a cadeia de televisão CNN e os jornais New York Times e o Washington Post, alvos habituais do magnata.

No primeiro lugar da lista surge um artigo de Paul Krugman, prêmio Nobel da Economia em 2008, publicado no New York Times sobre as repercussões econômicas da vitória de Trump. No texto, Krugman escreveu que a economia “nunca” se recuperaria da passagem de Trump pela Casa Branca.

O segundo meio de comunicação social distinguido por Trump foi a cadeia ABC por uma informação, da qual se retratou posteriormente, na qual assegurava que o presidente norte-americano tinha dado instruções a Michael Flynn, ex-assessor para a Segurança Nacional da Casa Branca, para contatar emissários do Kremlin antes das eleições presidenciais norte-americanas, em novembro de 2016.

Em terceiro lugar surge a informação da CNN segundo a qual Trump e o filho, Donald Trump Jr., tiveram acesso a documentos pirateados da candidata democrata Hillary Clinton e do Partido Democrata, que o portal WikiLeaks divulgou durante a campanha eleitoral.

Ao todo, a CNN recebeu quatro dos dez prêmios, seguida pelo New York Times e Washington Post com dois, e as revistas Time e Newsweek e a cadeia ABC com um.

Depois de divulgada a lista, Trump divulgou um segundo tuíte: “apesar da cobertura de alguns meios muito desonestos e corruptos, existem muitos grandes jornalistas que respeito e boas notícias das quais os norte-americanos devem estar orgulhosos”.

Algumas horas antes, dois senadores republicanos, John McCain e Jeff Flake, tinham denunciado “os repetidos ataques” de Trump contra a imprensa, que consideraram “sem precedentes nem sentido”.

Já não podemos fingir que não vemos ou ouvimos estes ataques contra nossas instituições”, disse Flake, que comparou Trump ao antigo líder soviético Stálin.

Além das críticas, vários peritos advertiram, no início do mês, que o anúncio destes “prêmios” poderia violar normas federais de ética governamental.

O chefe de Estado anunciou estes “prêmios” no fim de novembro e, já no início de janeiro, comunicou que a lista estava prestes a ser divulgada. Nesse tuíte, Trump disse que iria premiar a “comunicação social mais desonesta e corrupta do ano”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Viagem tripulada a Marte seria melhor com passagem por Vênus, afirmam astrônomos

De acordo com cientistas norte-americanos, cálculos das órbitas entre a Terra e Marte os levaram a concluir que tais viagens seriam mais rápidas, eficientes, e permitiriam estudar os dois planetas. Uma viagem da Terra a Marte …

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …