Preço de livro cai pela metade se for escrito por uma mulher

Livros escritos por mulheres custam, em média, 45% menos do que os livros escritos por homens e estão pouco representados em gêneros habitualmente mais prestigiados.

Pesquisadores do Queens College, em Nova York, analisaram mais de 2 milhões de obras literárias e concluíram que os livros escritos por mulheres são vendidos por quase metade do preço daqueles cujos autores são homens.

Conduzida pela socióloga Dana Beth Weinberg e pelo matemático Adam Kapelner, a pesquisa foi publicada na PLOS One e analisou autor, preço, gênero literário e tipo de edição dos livros publicados na América do Norte, entre 2002 e 2012.

Contudo, os autores concluem que os livros escritos por mulheres são desvalorizados a vários níveis. Além de os livros custarem, em média, 45% a menos que os livros escritos por homens, estão pouco representados em gêneros habitualmente mais prestigiados – e, por consequência, mais caros – como é o caso da ciência.

Se considerarmos apenas os autores dentro do mesmo gênero literário, a pesquisa conclui que as mulheres recebem 9% a menos que os homens. Nas editoras independentes, as mulheres ganham 7% a menos do que os autores masculinos.

Há, portanto, uma distribuição desigual de autores masculinos e femininos por gênero literário, uma desvalorização dos gêneros escritos majoritariamente por mulheres e preços mais baixos em livros direcionados ao público feminino, escreve o Público.

Os autores consideram que o trabalho é o espelho das desigualdades salariais no mercado de trabalho e destacam o fato de haver cada vez mais autoras que optam por assinar suas obras com pseudônimos.

Exemplo disso é a escritora Catherine Nichols que usou um pseudônimo masculino para contatar editoras que tinham rejeitado anteriormente suas propostas. Depois de optar por um nome masculino, maioria das respostas que obteve foram positivas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Encontrado o registro mais antigo sobre Jerusalém

Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel (AAI) encontraram uma pedra com uma inscrição de 2 mil anos de idade na qual se lê "Jerusalém" em hebraico. Encontrada em uma escavação embaixo do Centro de Convenções …

Médicos escoceses estão receitando (literalmente) natureza aos pacientes

Médicos escoceses começaram a receitar natureza aos pacientes. Caminhadas, observação de pássaros ou passeios na praia são os “medicamentos” prescritos para ajudar a tratar doenças crônicas e debilitantes. Saia de casa e desfrute da companhia de uma nuvem. …

Mecânico dispara míssil sem querer e destrói um F-16

Um mecânico disparou, supostamente de forma acidental, um míssil de um F-16 que acabou atingindo outro avião que ficou totalmente destruído. Um acidente que aconteceu na base aérea de Florennes, no sul da Bélgica, com …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebê deverá nascer na primavera de 2019 (outono no Brasil), anunciou nesta segunda-feira (15) o Palácio de Kensington, …

Catalunha: Parlamento aprova resolução que pede fim da monarquia

Segundo o Diário de Notícias, o primeiro-ministro espanhol já anunciou medidas legais contra a resolução aprovada na Catalunha. O governo espanhol empreenderá medidas legais contra o Parlamento catalão por considerar “inadmissível” a resolução aprovada pelos deputados …

Derrota histórica dos aliados de Angela Merkel põe em jogo estabilidade do governo alemão

Os aliados conservadores da chanceler Angela Merkel perderam a maioria absoluta no parlamento estadual da Baviera por larga margem na eleição regional que ocorreu neste domingo (14), um resultado que pode causar mais turbulência dentro …

Dia do Professor: Bolsonaro afirma que vai "resgatar o respeito em sala de aula"

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira (15), Dia do Professor, que pretende valorizar a categoria e resgatar o respeito em sala de aula. Lembrando que é formado em educação física, ele …

Tesla terá uma bebida própria (quando começar a ter lucro)

Carros elétricos, baterias, telhas fotovoltaicas e a Tesla não fica por aqui. Assim que começar a ter lucro, a marca vai começar a produzir uma bebida própria. A Tesla de Elon Musk não só produz automóveis elétricos, alimentados …

Fundador da Ethereum prevê uma crise financeira até 2021

Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, não é um entendido em economia global, mas prevê uma crise financeira até 2021. Vitalik Buterin, o prodígio de programação de apenas 24 anos que inventou a plataforma Ethereum aos 19 anos, …

Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Era do Gelo

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polônia. Análises posteriores revelaram serem de uma criança neandertal que teria sido devorada por um pássaro gigante. Apesar de as ossadas terem sido recuperadas já há …