Preço de livro cai pela metade se for escrito por uma mulher

Livros escritos por mulheres custam, em média, 45% menos do que os livros escritos por homens e estão pouco representados em gêneros habitualmente mais prestigiados.

Pesquisadores do Queens College, em Nova York, analisaram mais de 2 milhões de obras literárias e concluíram que os livros escritos por mulheres são vendidos por quase metade do preço daqueles cujos autores são homens.

Conduzida pela socióloga Dana Beth Weinberg e pelo matemático Adam Kapelner, a pesquisa foi publicada na PLOS One e analisou autor, preço, gênero literário e tipo de edição dos livros publicados na América do Norte, entre 2002 e 2012.

Contudo, os autores concluem que os livros escritos por mulheres são desvalorizados a vários níveis. Além de os livros custarem, em média, 45% a menos que os livros escritos por homens, estão pouco representados em gêneros habitualmente mais prestigiados – e, por consequência, mais caros – como é o caso da ciência.

Se considerarmos apenas os autores dentro do mesmo gênero literário, a pesquisa conclui que as mulheres recebem 9% a menos que os homens. Nas editoras independentes, as mulheres ganham 7% a menos do que os autores masculinos.

Há, portanto, uma distribuição desigual de autores masculinos e femininos por gênero literário, uma desvalorização dos gêneros escritos majoritariamente por mulheres e preços mais baixos em livros direcionados ao público feminino, escreve o Público.

Os autores consideram que o trabalho é o espelho das desigualdades salariais no mercado de trabalho e destacam o fato de haver cada vez mais autoras que optam por assinar suas obras com pseudônimos.

Exemplo disso é a escritora Catherine Nichols que usou um pseudônimo masculino para contatar editoras que tinham rejeitado anteriormente suas propostas. Depois de optar por um nome masculino, maioria das respostas que obteve foram positivas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …