Duplo atentado na Tunísia traz de volta temor de onda terrorista

STR / EPA

Um policial morreu e oito pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira (27) em dois atentados simultâneos de homens-bomba contra as forças de segurança na Tunísia, informou o Ministério do Interior. Os ataques trazem de volta o temor do retorno do terrorismo do país, alvo de vários atos extremistas do grupo Estado Islâmico nos últimos anos.

O primeiro ataque foi executado por um homem-bomba contra uma viatura da polícia na avenida Bourguiba, a principal de Túnis: três civis e dois agentes ficaram feridos. Um dos policiais, no entanto, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

Um segundo atentado, cometido meia hora depois nas proximidades de um quartel da Guarda Nacional, deixou quatro feridos. Várias lojas e prédios públicos fecharam as portas após os ataques.

Os atentados, que ainda não foram reivindicados, acontecem em plena abertura da alta estação turística. O último ataque terrorista havia ocorrido em outubro de 2018, também na avenida Bourguiba, no centro da capital. Na ocasião, 26 pessoas ficaram feridas, a maioria policiais.

Presidente em estado crítico

Também nesta quinta-feira, o presidente do país, Béji Caïd Essebsi, foi internado e está em “estado crítico” depois de passar mal. Essebsi, 92 anos, teve “um grave mal estar e foi transferido para o hospital militar de Túnis”, declarou a presidência, na página do chefe de Estado no Facebook. “A situação do presidente é crítica, mas estável”, informou um de seus conselheiros, Firas Guefrech, pelo Twitter.

O presidente já havia sido hospitalizado na semana passada. A imprensa tunisiana destacou que o presidente do Parlamento, Mohamed Ennaceur, encarregado pela Constituição de assumir o poder interinamente em caso de morte do presidente, também estava com a saúde frágil.

Nesta quinta-feira, Ennaceur deve se encontrar com os chefes dos partidos do país. Em outubro e novembro, a Tunísia realiza eleições presidenciais e legislativas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …