Atentado após show de Ariana Grande em Manchester fez 22 vítimas; polícia identificou terrorista

A polícia atualizou para 22 o número de mortos provocados pela explosão na Arena de Manchester, depois de um show de Ariana Grande na noite de segunda-feira. A primeira-ministra britânica afirma que as autoridades já conhecem a identidade do autor do atentado, que se suicidou.

O comandante da polícia de Manchester, no Reino Unido, acrescentou que, além de 22 mortos, há ainda 59 feridos que estão sendo tratados em oito hospitais diferentes.

Em um balanço sobre a investigação feito esta manhã, Ian Hopkins afirmou que a polícia acredita que o responsável pela explosão foi um homem apenas, que “transportava um engenho explosivo improvisado, que detonou causando a atrocidade”.

A polícia acredita também que o autor do ataque teria morrido na explosão, tratando-se possivelmente de um ataque suicida, mas a polícia local deteve um homem de 23 anos que poderia estar relacionado com o ataque.

Aos jornalistas, a primeira-ministra britânica, Theresa May, adiantouque a polícia já conhece a identidade do terrorista, mas que, por enquanto, a informação não seria divulgada.

O ataque ocorreu esta segunda-feira à noite, na Arena de Manchester, uma sala com capacidade para cerca de 21 mil pessoas, onde acontecia um show de Ariana Grande. A explosão teria ocorrido no exterior da Arena, próximo das bilheterias, depois do fim do show, onde muitos pais aguardavam pela saída dos filhos do auditório.

Não é claro neste momento quantas pessoas teriam morrido em consequência direta da explosão da bomba, sendo provável que a maior parte das vítimas tenha morrido esmagada em consequência do pânico que se seguiu após a detonação.

Entretanto, a polícia efetuou, por precaução, uma explosão controlada sobre um volume suspeito encontrado perto de Manchester Arena, mas descobriu que eram apenas roupas abandonadas.

A polícia da Grande Manchester já adiantou que o acontecimento é tratado como um “incidente terrorista” e que trabalha com outras agências nacionais especializadas no combate ao terrorismo.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, manifestou solidariedade com as vítimas e famílias afetadas. “Estamos trabalhando para estabelecer todos os detalhes do que está sendo tratado pela polícia como um terrível atentado terrorista”.

May presidiu esta manhã uma reunião da Comissão Cobra, que é acionada em situações de crise e inclui representantes de forças da polícia e de outras autoridades.

As ações de campanha eleitoral para as legislativas, que acontecem este mês de junho, foram suspensas.

Estado Islâmico assumiu autoria do atentado

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu hoje a autoria do atentado de Manchester ao afirmar que um “soldado do califado” colocou “vários pacotes bomba” em várias concentrações de “cruzados” na cidade britânica.

A informação vem de um comunicado, cuja autoria não pôde ser comprovada, e divulgado através do Telegram.

O grupo jihadista afirmou que o ataque é uma “vingança da religião de Deus” e que tem por objetivo “aterrorizar os politeístas”, em referência aos cristãos, e também justificou como uma “resposta às suas agressões contra as casas dos muçulmanos”.

A nota ameaçou que “o próximo [ataque] será mais forte, mais intenso, contra os adoradores da cruz e seus aliados”.

(dr) lindsayneilson / Flickr

Atentado ocorreu no fim do de Ariana Grande em Manchester

Atentado ocorreu no fim do de Ariana Grande em Manchester

Ariana Grande está “destroçada”

A cantora norte-americana lamentou o atentado no Twitter. “Destroçada. Do fundo do meu coração, sinto muitíssimo. Não tenho palavras”, escreveu Ariana Grande, que cancelou os próximos shows da sua turnê.

Scooter Braun, representante da artista, também manifestou pesar pelas vítimas. “Esta noite, nossos corações estão destroçados. As palavras não podem expressar a nossa dor pelas vítimas e famílias afetadas neste ataque sem sentido”, disse nas redes sociais.

“Choramos pelas vidas das crianças e dos entes queridos que foram levadas por este ato covarde”, disse o representante da estrela pop, que agradeceu o trabalho aos serviços de emergência de Manchester que “correram para o perigo para ajudar a salvar vidas”.

Líderes mundiais já expressaram suas condolências ao Reino Unido, como Donald Trump. O presidente norte-americano, que está em Israel, afirmou que os EUA estão “totalmente solidários com o povo do Reino Unido” e considerou que os responsáveis pelo ataque são “perdedores” e “perversos”.

Por sua vez, o presidente da Rússia, Vladirmir Putin, anunciou já ter apresentado suas condolências à primeira-ministra britânica. A chanceler alemã, Angela Merkel, transmitiu que “este suposto ataque vai reforçar a nossa determinação no trabalho com os nossos amigos britânicos no combate contra aqueles que cometem atos desumanos”.

Ciberia // ZAP / EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …