Atentado após show de Ariana Grande em Manchester fez 22 vítimas; polícia identificou terrorista

A polícia atualizou para 22 o número de mortos provocados pela explosão na Arena de Manchester, depois de um show de Ariana Grande na noite de segunda-feira. A primeira-ministra britânica afirma que as autoridades já conhecem a identidade do autor do atentado, que se suicidou.

O comandante da polícia de Manchester, no Reino Unido, acrescentou que, além de 22 mortos, há ainda 59 feridos que estão sendo tratados em oito hospitais diferentes.

Em um balanço sobre a investigação feito esta manhã, Ian Hopkins afirmou que a polícia acredita que o responsável pela explosão foi um homem apenas, que “transportava um engenho explosivo improvisado, que detonou causando a atrocidade”.

A polícia acredita também que o autor do ataque teria morrido na explosão, tratando-se possivelmente de um ataque suicida, mas a polícia local deteve um homem de 23 anos que poderia estar relacionado com o ataque.

Aos jornalistas, a primeira-ministra britânica, Theresa May, adiantouque a polícia já conhece a identidade do terrorista, mas que, por enquanto, a informação não seria divulgada.

O ataque ocorreu esta segunda-feira à noite, na Arena de Manchester, uma sala com capacidade para cerca de 21 mil pessoas, onde acontecia um show de Ariana Grande. A explosão teria ocorrido no exterior da Arena, próximo das bilheterias, depois do fim do show, onde muitos pais aguardavam pela saída dos filhos do auditório.

Não é claro neste momento quantas pessoas teriam morrido em consequência direta da explosão da bomba, sendo provável que a maior parte das vítimas tenha morrido esmagada em consequência do pânico que se seguiu após a detonação.

Entretanto, a polícia efetuou, por precaução, uma explosão controlada sobre um volume suspeito encontrado perto de Manchester Arena, mas descobriu que eram apenas roupas abandonadas.

A polícia da Grande Manchester já adiantou que o acontecimento é tratado como um “incidente terrorista” e que trabalha com outras agências nacionais especializadas no combate ao terrorismo.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, manifestou solidariedade com as vítimas e famílias afetadas. “Estamos trabalhando para estabelecer todos os detalhes do que está sendo tratado pela polícia como um terrível atentado terrorista”.

May presidiu esta manhã uma reunião da Comissão Cobra, que é acionada em situações de crise e inclui representantes de forças da polícia e de outras autoridades.

As ações de campanha eleitoral para as legislativas, que acontecem este mês de junho, foram suspensas.

Estado Islâmico assumiu autoria do atentado

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu hoje a autoria do atentado de Manchester ao afirmar que um “soldado do califado” colocou “vários pacotes bomba” em várias concentrações de “cruzados” na cidade britânica.

A informação vem de um comunicado, cuja autoria não pôde ser comprovada, e divulgado através do Telegram.

O grupo jihadista afirmou que o ataque é uma “vingança da religião de Deus” e que tem por objetivo “aterrorizar os politeístas”, em referência aos cristãos, e também justificou como uma “resposta às suas agressões contra as casas dos muçulmanos”.

A nota ameaçou que “o próximo [ataque] será mais forte, mais intenso, contra os adoradores da cruz e seus aliados”.

(dr) lindsayneilson / Flickr

Atentado ocorreu no fim do de Ariana Grande em Manchester

Atentado ocorreu no fim do de Ariana Grande em Manchester

Ariana Grande está “destroçada”

A cantora norte-americana lamentou o atentado no Twitter. “Destroçada. Do fundo do meu coração, sinto muitíssimo. Não tenho palavras”, escreveu Ariana Grande, que cancelou os próximos shows da sua turnê.

Scooter Braun, representante da artista, também manifestou pesar pelas vítimas. “Esta noite, nossos corações estão destroçados. As palavras não podem expressar a nossa dor pelas vítimas e famílias afetadas neste ataque sem sentido”, disse nas redes sociais.

“Choramos pelas vidas das crianças e dos entes queridos que foram levadas por este ato covarde”, disse o representante da estrela pop, que agradeceu o trabalho aos serviços de emergência de Manchester que “correram para o perigo para ajudar a salvar vidas”.

Líderes mundiais já expressaram suas condolências ao Reino Unido, como Donald Trump. O presidente norte-americano, que está em Israel, afirmou que os EUA estão “totalmente solidários com o povo do Reino Unido” e considerou que os responsáveis pelo ataque são “perdedores” e “perversos”.

Por sua vez, o presidente da Rússia, Vladirmir Putin, anunciou já ter apresentado suas condolências à primeira-ministra britânica. A chanceler alemã, Angela Merkel, transmitiu que “este suposto ataque vai reforçar a nossa determinação no trabalho com os nossos amigos britânicos no combate contra aqueles que cometem atos desumanos”.

Ciberia // ZAP / EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dinossauro paulista: fóssil de cerca de 65 milhões de anos paralisa obras de rodovia

Obras foram retomadas nesta segunda-feira (26) após a extração do osso de Titanossauro ser concluída. O achado parou a duplicação da SP-333, no interior do estado, por dois meses. A duplicação da Rodovia Dona Leonor Mendes …

Hong Kong condena primeiro réu pela lei de segurança nacional

Tong Ying-kit, de 24 anos, foi considerado culpado nesta terça-feira (27/07) por incitar a secessão e o terrorismo, tendo se tornado a primeira pessoa condenada pela lei de segurança nacional de Hong Kong, imposta por …

Estudo de genoma revela qual inseto foi 1º a ser extinto pelo homem nos EUA

DNA de borboleta de 93 anos confirma primeiro caso de extinção de inseto por culpa do homem nos EUA. Espécie foi vista pela última vez em São Francisco no início dos anos 1940. Uma equipe de …

A vida secreta dos filhos dos neandertais

Em qualquer verão normal, a famosa Praia de Castilla, na Espanha, uma faixa perfeita de areia de 20 km cercada por uma reserva natural e próxima a um centro turístico, estaria coberta de pegadas de …

“Bolsonaro não está dando os anéis, mas os dedos para tentar salvar o braço”, diz cientista política

O novo ministro super poderoso do governo de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, nomeado para a Casa Civil, toma posse esta semana. Apesar de todo o fisiologismo, a analista Graziella Testa, da Escola de Políticas …

Não vacinados ameaçam combate à covid nos EUA

Em meio à disseminação de teorias da conspiração e a uma alta das infecções pelo coronavírus entre não vacinados, autoridades de saúde dos EUA lutam para convencer mais pessoas a se imunizarem contra a covid-19. Em …

Helicóptero da NASA estabelece novo recorde durante seu 10º voo em Marte

Neste sábado (24) o pequeno helicóptero da NASA em Marte, Ingenuity, conseguiu ultrapassar a marca de 1,6 km de distância percorrida acumulada após sobrevoar uma região rochosa na cratera Jezero. No sábado, o helicóptero robótico completou …

A curiosa rejeição de parte dos franceses ao passaporte sanitário na pandemia

No país onde o debate é uma espécie de esporte nacional, qualquer imposição verticalizada do governo pode ser considerada um acinte. Desde a Revolução, os franceses alimentam uma espécie de ojeriza ao compulsório que …

Astrônomo amador descobre nova lua na órbita de Júpiter

O corpo celeste recebeu o nome provisório de EJc0061 e mais provável é que seja um novo membro do grupo Carme, que orbita o planeta junto a outras 78 luas. O estudante Kai Ly se tornou …

Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções …