Duterte acusa a China de ter ameaçado com uma guerra por causa do petróleo

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, garantiu que o seu país foi ameaçado com uma guerra pela China, caso tivesse iniciado a extração de petróleo na região marinha que separa os dois países.

O Mar do Sul da China e as ilhas que estão espalhadas pela região são alvo de disputa entre várias nações asiáticas, dentre as quais a China e as Filipinas.

Este sábado, o presidente filipino Rodrigo Duterte relembrou uma conversa que manteve na última semana com o presidente chinês Xi Jinping a respeito das área disputadas pelos dois países na região.

“Eu lhe disse, o mar é nosso. Eu gostaria que você ouvisse por um momento. Sr. Xi Jinping, eu insisto que é nossa área e eu irei extrair petróleo de lá”, comentou Duterte, durante o seu discurso na convenção nacional da Guarda Costeira local, em Davao City.

O presidente filipino declarou que, logo em seguida, o líder da China o ameaçou com um conflito bélico de grandes proporções, caso as Filipinas levassem a ideia adiante.

“Xi Jinping me respondeu: nós somos amigos. Não queremos discutir com você, queremos manter a relação amistosa atual. Mas se você insistir nisso, nós iremos para a guerra. O que mais eu podia dizer?”, relatou Duterte.

O presidente das Filipinas ainda tentou continuar a conversa sobre o assunto, citando uma decisão da corte arbitral de Haia que não deu razão às demandas da China em declarar a área parte do seu território no mar. Ao invés disso, os filipinos teriam vencido a disputa no tribunal.

Pequim não desistiu mesmo depois da decisão internacional e isso surgiu durante a conversa entre os dois presidentes.

“A China disse que, se continuarmos nações amigas, vamos falar sobre a decisão arbitral. Mas não pode ser agora. E sabem por quê? Não somos os únicos que requerem a área. O Vietnã é um requerente virulento”, continuou Duterte.

Por fim, o líder filipino garantiu que ele até iria para o caminho militar, porém uma guerra com a China se tornaria um “massacre” que destruiria tudo.

(dr) Lindsey Burrows / Civilsdaily

Localização dos territórios em disputa no Mar da China Meridional

Localização dos territórios em disputa no Mar da China Meridional

O Mar do Sul da China, ou Mar da China Meridional, é alvo de disputas há anos entre diversos países da região: China, Taiwan, Malásia, Indonésia, Brunei, Vietnã e Filipinas. Estima-se que a enorme área, que inclui mar e ilhas, é rica em petróleo e gás.

É um mar marginal, parte do oceano Pacífico, que compreende a área que vai desde Singapura até ao estreito de Taiwan, em um total de cerca de 3 500 000 km². As ilhas do Mar da China Meridional formam um arquipélago de centenas de minúsculas ilhotas.

Várias nações, em especial as Filipinas, têm objecções ao nome Mar da China Meridional, com o argumento de que ele implica a soberania chinesa sobre o mar, que é por disputada esses países.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sujar-se de terra é o mais moderno e eficaz antidepressivo de acordo com este estudo

Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos como a agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetine – entre tantos outros – , a …

Patenteado material que permite ocultar objetos e é chamado capa de invisibilidade

A empresa canadense fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionado ao Quantum Stealth. O material também é chamado de “capa de invisibilidade”. O inventor dos quatro pedidos …

Netanyahu desiste de formar governo em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo. O presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz. O primeiro-ministro anunciou a decisão nas redes …

'Nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder', diz Joice sobre governo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou nesta segunda-feira (22) que "nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder" como existe no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após ser retirada da função de …

"Táxis de cocaína" são problema crescente em Berlim

Aumento do número de veículos que entregam drogas diretamente na casa dos usuários preocupa a polícia berlinense. A cocaína perde apenas para a heroína como causa de mortes relacionadas a drogas na capital alemã. A polícia …

A casa da Barbie existe na vida real – e você pode se hospedar lá

Possivelmente a mais célebre e vendida boneca do mundo, a Barbie costumava sugerir uma vida de luxo e deleite ao imaginário da criançada que cresceu – e ainda cresce – inventando uma vida enquanto brinca …

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …

Governo brasileiro publica lei que agiliza venda de bens do tráfico de drogas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13886/19, que pretende acelerar a destinação de bens apreendidos ou sequestrados que tenham vinculação com o tráfico ilícito de drogas. Essa lei, que converte a Medida Provisória nº 885, …

Criaram uma bebida com probióticos geneticamente modificados para prevenir ressacas

Beber moderadamente pode ser garantia de uma noite especialmente divertida, mas quem se aventura pelos bares da vida sabe que basta um pequeno erro de cálculo ou deslize nos preparativos – como, por exemplo, esquecer …