Duterte acusa a China de ter ameaçado com uma guerra por causa do petróleo

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, garantiu que o seu país foi ameaçado com uma guerra pela China, caso tivesse iniciado a extração de petróleo na região marinha que separa os dois países.

O Mar do Sul da China e as ilhas que estão espalhadas pela região são alvo de disputa entre várias nações asiáticas, dentre as quais a China e as Filipinas.

Este sábado, o presidente filipino Rodrigo Duterte relembrou uma conversa que manteve na última semana com o presidente chinês Xi Jinping a respeito das área disputadas pelos dois países na região.

“Eu lhe disse, o mar é nosso. Eu gostaria que você ouvisse por um momento. Sr. Xi Jinping, eu insisto que é nossa área e eu irei extrair petróleo de lá”, comentou Duterte, durante o seu discurso na convenção nacional da Guarda Costeira local, em Davao City.

O presidente filipino declarou que, logo em seguida, o líder da China o ameaçou com um conflito bélico de grandes proporções, caso as Filipinas levassem a ideia adiante.

“Xi Jinping me respondeu: nós somos amigos. Não queremos discutir com você, queremos manter a relação amistosa atual. Mas se você insistir nisso, nós iremos para a guerra. O que mais eu podia dizer?”, relatou Duterte.

O presidente das Filipinas ainda tentou continuar a conversa sobre o assunto, citando uma decisão da corte arbitral de Haia que não deu razão às demandas da China em declarar a área parte do seu território no mar. Ao invés disso, os filipinos teriam vencido a disputa no tribunal.

Pequim não desistiu mesmo depois da decisão internacional e isso surgiu durante a conversa entre os dois presidentes.

“A China disse que, se continuarmos nações amigas, vamos falar sobre a decisão arbitral. Mas não pode ser agora. E sabem por quê? Não somos os únicos que requerem a área. O Vietnã é um requerente virulento”, continuou Duterte.

Por fim, o líder filipino garantiu que ele até iria para o caminho militar, porém uma guerra com a China se tornaria um “massacre” que destruiria tudo.

(dr) Lindsey Burrows / Civilsdaily

Localização dos territórios em disputa no Mar da China Meridional

Localização dos territórios em disputa no Mar da China Meridional

O Mar do Sul da China, ou Mar da China Meridional, é alvo de disputas há anos entre diversos países da região: China, Taiwan, Malásia, Indonésia, Brunei, Vietnã e Filipinas. Estima-se que a enorme área, que inclui mar e ilhas, é rica em petróleo e gás.

É um mar marginal, parte do oceano Pacífico, que compreende a área que vai desde Singapura até ao estreito de Taiwan, em um total de cerca de 3 500 000 km². As ilhas do Mar da China Meridional formam um arquipélago de centenas de minúsculas ilhotas.

Várias nações, em especial as Filipinas, têm objecções ao nome Mar da China Meridional, com o argumento de que ele implica a soberania chinesa sobre o mar, que é por disputada esses países.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …