Edifício de 2 andares com 2.500 anos surpreende arqueólogos na Espanha

Um grupo de arqueólogos descobriu em Badajoz, no Vale do Guadiana (Espanha), um edifício com 2.500 anos e dois andares, no qual foram identificadas técnicas e materiais que se pensavam terem sido usados muito mais tarde.

Os pesquisadores do Instituto de Arqueologia do Conselho Superior de Investigações Científicas da Estremadura trabalham na escavação desde 2015 e se surpreenderam com a riqueza dos materiais encontrados e o extraordinário estado de conservação do edifício.

Os especialistas ainda só trabalharam 10% da área da escavação, mas garantem que a descoberta é “única” e “extraordinária”.

Todos os tipos de joias, pontas de lança, contentores, sementes e restos de tecido, grades ou enormes caldeirões de bronze encontrados trazem novas informações sobre a cultura daquela civilização – os tartessos.

Uma escada com dois metros e meio liga os dois andares do edifício, com cerca de um hectare, o maior já localizado naquela época (entre 1.000 a.C. e 550 a.C.).

“A escada é um elemento arquitetônico único de uma coisa que não acreditávamos que pudessem executar na época. Há escadas no início da história da Península Ibérica, mas de tempos posteriores. Neste tempo as escadas tinham dois ou três degraus de pedra”, afirmou Esther Rodriguez ao jornal El País.

“Neste caso são, pelo menos, 10 degraus, com dois metros de comprimento, 40 centímetros de largura e 22 de altura. Os cinco primeiros estão cobertos por placas de ardósia e os inferiores são feitos de uma cantaria quadrangular com argamassa de granito esmagada e envolta em cal”, adiantou.

Nas escadas, foram ainda encontradas imagens de dois cavalos mortos, que representam luxo e a imagem de uma vaca, que teria sido consumida em uma festa.

(CV) S. Burgos / C. Martinez

-

“O mais surpreendente foi a profundidade da escadaria, dois metros e meio abaixo do solo, o que significa que estamos subindo a um piso superior, o que o torna o primeiro edifício de dois andares descoberto até agora nesta época”, destacou Sebastian Celestino.

“Já tinha-se especulado sobre a existência deste tipo de edifício na época Tartéssica, mas nunca tinha sido encontrado nenhum”, conclui o arqueólogo.

A maioria dos edifícios daquela época localizados no Vale do Guadiana, foi demolida pelos próprios residentes, que preferiram destruí-los a vê-los ser saqueados pelos povos do norte, de etnia celta.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …