Arqueólogos encontram 4 túmulos faraônicos intactos de crianças no Egito

Cecília Bastos / USP

Uma missão de arqueólogos suecos e egípcios descobriram quatro túmulos faraônicos intactos de crianças da XVIII dinastia faraônica (de 1550 a 1295 a.C.) perto da cidade de Assuã, no sul do Egito, anunciou esta semana o Ministério de Antiguidades.

A descoberta, feita na cidade de Gebel el-Silsila, consiste em quatro túmulos escavados na rocha e pertencem a crianças com idades entre dois e nove anos, conforme um comunicado oficial. Duas tumbas tinham grande quantidade de objetos funerários, incluindo amuletos e um artigo de cerâmica.

De acordo com o diretor do setor de Antiguidades do Ministério, Ayman Ashmawy, algumas das múmias ainda conservam a coberta de linho e estão repletas de material orgânico que procede do sarcófago de madeira.

Já conforme a diretora da missão sueca, Maria Nilsson, a novidade joga mais luz à informação que se tinha sobre os costumes fúnebres e sobre aspectos sociais, econômicos e religiosos relativos à vida cotidiana da época da XVIII dinastia.

Hoje, o Ministério também anunciou a descoberta de parte de um cemitério do Primeiro Período Intermédio (de 2190 a 2052 a.C.) numa colina na cidade de Kom Ombo, encontrada por uma missão austríaca.

O cemitério, que contém tumbas construídas em adobe – um material comum na construção civil – e que abrigam vários objetos fúnebres e peças de cerâmica, foi construído acima de um povoado da época do Antigo Império do Egito, onde foi achada uma imagem no teto com referências ao faraó Sahurê (2471-2458 a.C.), da V dinastia.

Em outra jazida próxima à Assuã, uma equipe suíço-egípcia descobriu uma estátua feminina da era greco-romana, cuja forma é similar à deusa Ártemis. A peça foi talhada em calcário, mas está sem a cabeça, um pé e uma mão.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …

CDC faz alerta sobre transmissão da COVID-19 através do ar, mas volta atrás

Não é segredo que pesquisadores ainda buscam consenso sobre a ação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no organismo humano. Nesse cenário, até o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos gerou polêmica nesta …

Argentina estende por mais três semanas quarentena mais prolongada do mundo

A quarentena argentina vai continuar até, pelo menos, dia 11 de outubro, totalizando 205 dias. No interior do país, haverá um endurecimento das medidas de restrição. Metade da população rejeita a rigidez das medidas …

Angola fecha mais quatro templos da Igreja Universal no país

A Justiça de Angola fechou no fim de semana passado mais quatro templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no país, no âmbito de investigações por associação criminosa, lavagem de dinheiro e fraude fiscal. "Por despacho …

Estão são as atividades mais e menos arriscadas para espalhar Covid-19

Quando falamos em pegar Covid-19 cada atividade traz um risco diferente. É o que nos mostra esse admirável infográfico (que traduzimos a seguir) recentemente compartilhando pelo Twitter do Information is Beautiful (Informação é linda, em …