Elizabeth II não tem qualquer intenção de ceder o trono ao príncipe Charles

UK Ministry of Defence / Flickr

A rainha Elizabeth II não tem nenhuma intenção de ceder seu lugar ao primogênito Charles, o herdeiro ao trono, segundo divulgou neste domingo o jornal “The Sunday Times”, citando fontes do entorno da monarca.

Fontes “muito próximas à soberana”, cujas identidades o The Sunday Times não revelou, dizem que a rainha Elizabeth II defende o princípio de que “primeiro vem a obrigação, primeiro vem o país” e que ela “vai irá servir”, além de assegurar que Elizabeth II “está mais comprometida do que nunca” com o cargo.

Estas fontes desmentem assim os recentes rumores sobre a monarca britânica, que diziam que a mesma planejava invocar a chamada Lei de Regência, que estipula que a monarca poderia ceder seus poderes ao herdeiro à coroa caso sofra de incapacidade ou doença, em um futuro próximo.

Mas isso é algo que, segundo três fontes diferentes, não consta nem nos planos do Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha em Londres, nem nos da Clarence House, residência do príncipe de Gales,

Desde o palácio, as fontes citadas lembram o compromisso feito pela Rainha no seu 21° aniversário, quando disse: “Declaro que toda a minha vida, seja ela longa ou curta, estarei dedicada a vosso serviço”.

O Sunday Times indicou que na semana passada houve rumores de que a Rainha teria comentado com seu círculo mais íntimo que poderia deixar o trono se continuar reinando em um prazo de quatro anos, quando tiver 95.

“A Rainha sempre teve a certeza de que nunca estará doente a ponto de ser incapaz de realizar suas tarefas”, apontou uma dessas fontes. “Enquanto estiver sã, sem levar em conta sua idade, não vejo uma mudança”, acrescentou a fonte.

No entanto, Elizabeth II já não realiza viagens oficiais de longa distância ao exterior, algo que fazem em seu nome o príncipe Charles e sua esposa, a duquesa da Cornualha.

A monarca também compartilha outras tarefas reais, como assistir a atos de posse, com o seu primogênito, a princesa Ana e o duque de Cambridge, que precisamente abandonou seu trabalho como piloto de ambulâncias aéreas a fim de assumir mais compromissos reais.

Por sua vez, no dia 2, o marido de Elizabeth II, o príncipe Phillip, se retirou oficialmente aos 96 anos da vida pública, ao participar de seu último compromisso oficial como membro da família real, passando revista a tropas da Real Marinha britânica.

Por causa do 20° aniversário da morte da princesa Diana em Paris, uma recente pesquisa elaborada pela firma ICM revelou que 51% dos britânicos querem que o próximo rei seja o príncipe William.

Essa pesquisa indicou, além disso, que 36% consideraram que, caso que Charles substitua a mãe à frente da Coroa, Camilla, sua esposa, deveria ser princesa consorte, ao invés de rainha.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …