Elizabeth II não tem qualquer intenção de ceder o trono ao príncipe Charles

UK Ministry of Defence / Flickr

A rainha Elizabeth II não tem nenhuma intenção de ceder seu lugar ao primogênito Charles, o herdeiro ao trono, segundo divulgou neste domingo o jornal “The Sunday Times”, citando fontes do entorno da monarca.

Fontes “muito próximas à soberana”, cujas identidades o The Sunday Times não revelou, dizem que a rainha Elizabeth II defende o princípio de que “primeiro vem a obrigação, primeiro vem o país” e que ela “vai irá servir”, além de assegurar que Elizabeth II “está mais comprometida do que nunca” com o cargo.

Estas fontes desmentem assim os recentes rumores sobre a monarca britânica, que diziam que a mesma planejava invocar a chamada Lei de Regência, que estipula que a monarca poderia ceder seus poderes ao herdeiro à coroa caso sofra de incapacidade ou doença, em um futuro próximo.

Mas isso é algo que, segundo três fontes diferentes, não consta nem nos planos do Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha em Londres, nem nos da Clarence House, residência do príncipe de Gales,

Desde o palácio, as fontes citadas lembram o compromisso feito pela Rainha no seu 21° aniversário, quando disse: “Declaro que toda a minha vida, seja ela longa ou curta, estarei dedicada a vosso serviço”.

O Sunday Times indicou que na semana passada houve rumores de que a Rainha teria comentado com seu círculo mais íntimo que poderia deixar o trono se continuar reinando em um prazo de quatro anos, quando tiver 95.

“A Rainha sempre teve a certeza de que nunca estará doente a ponto de ser incapaz de realizar suas tarefas”, apontou uma dessas fontes. “Enquanto estiver sã, sem levar em conta sua idade, não vejo uma mudança”, acrescentou a fonte.

No entanto, Elizabeth II já não realiza viagens oficiais de longa distância ao exterior, algo que fazem em seu nome o príncipe Charles e sua esposa, a duquesa da Cornualha.

A monarca também compartilha outras tarefas reais, como assistir a atos de posse, com o seu primogênito, a princesa Ana e o duque de Cambridge, que precisamente abandonou seu trabalho como piloto de ambulâncias aéreas a fim de assumir mais compromissos reais.

Por sua vez, no dia 2, o marido de Elizabeth II, o príncipe Phillip, se retirou oficialmente aos 96 anos da vida pública, ao participar de seu último compromisso oficial como membro da família real, passando revista a tropas da Real Marinha britânica.

Por causa do 20° aniversário da morte da princesa Diana em Paris, uma recente pesquisa elaborada pela firma ICM revelou que 51% dos britânicos querem que o próximo rei seja o príncipe William.

Essa pesquisa indicou, além disso, que 36% consideraram que, caso que Charles substitua a mãe à frente da Coroa, Camilla, sua esposa, deveria ser princesa consorte, ao invés de rainha.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dinossauro paulista: fóssil de cerca de 65 milhões de anos paralisa obras de rodovia

Obras foram retomadas nesta segunda-feira (26) após a extração do osso de Titanossauro ser concluída. O achado parou a duplicação da SP-333, no interior do estado, por dois meses. A duplicação da Rodovia Dona Leonor Mendes …

Hong Kong condena primeiro réu pela lei de segurança nacional

Tong Ying-kit, de 24 anos, foi considerado culpado nesta terça-feira (27/07) por incitar a secessão e o terrorismo, tendo se tornado a primeira pessoa condenada pela lei de segurança nacional de Hong Kong, imposta por …

Estudo de genoma revela qual inseto foi 1º a ser extinto pelo homem nos EUA

DNA de borboleta de 93 anos confirma primeiro caso de extinção de inseto por culpa do homem nos EUA. Espécie foi vista pela última vez em São Francisco no início dos anos 1940. Uma equipe de …

A vida secreta dos filhos dos neandertais

Em qualquer verão normal, a famosa Praia de Castilla, na Espanha, uma faixa perfeita de areia de 20 km cercada por uma reserva natural e próxima a um centro turístico, estaria coberta de pegadas de …

“Bolsonaro não está dando os anéis, mas os dedos para tentar salvar o braço”, diz cientista política

O novo ministro super poderoso do governo de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, nomeado para a Casa Civil, toma posse esta semana. Apesar de todo o fisiologismo, a analista Graziella Testa, da Escola de Políticas …

Não vacinados ameaçam combate à covid nos EUA

Em meio à disseminação de teorias da conspiração e a uma alta das infecções pelo coronavírus entre não vacinados, autoridades de saúde dos EUA lutam para convencer mais pessoas a se imunizarem contra a covid-19. Em …

Helicóptero da NASA estabelece novo recorde durante seu 10º voo em Marte

Neste sábado (24) o pequeno helicóptero da NASA em Marte, Ingenuity, conseguiu ultrapassar a marca de 1,6 km de distância percorrida acumulada após sobrevoar uma região rochosa na cratera Jezero. No sábado, o helicóptero robótico completou …

A curiosa rejeição de parte dos franceses ao passaporte sanitário na pandemia

No país onde o debate é uma espécie de esporte nacional, qualquer imposição verticalizada do governo pode ser considerada um acinte. Desde a Revolução, os franceses alimentam uma espécie de ojeriza ao compulsório que …

Astrônomo amador descobre nova lua na órbita de Júpiter

O corpo celeste recebeu o nome provisório de EJc0061 e mais provável é que seja um novo membro do grupo Carme, que orbita o planeta junto a outras 78 luas. O estudante Kai Ly se tornou …

Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções …