“Elon Musk” russo é violado e torturado até a morte na prisão

O empreendedor Valery Pshenichny, conhecido como o Elon Musk russo, foi acusado de roubar 100 milhões de rublos – cerca de R$ 4,2 milhões.

A coluna quebrada, sinais de choques elétricos, asfixia, sinais de facadas e esperma: foram esses alguns dos inesperados vestígios encontrados no corpo do inventor russo pela equipe médica.

Valery Pshenichny, de 56 anos, foi preso em janeiro, depois de ser acusado de fraudar 100 milhões de rublos em um contrato com o ministério da Defesa russo para elaborar um modelo virtual em três dimensões de um submarino que deveria servir aos engenheiros encarregados dos trabalhos de reparação. Três semanas depois, seu corpo foi encontrado enforcado na sua cela, em São Petersburgo.

Inicialmente, as autoridades insistiram que o caso não passava de um suicídio, mas amigos do empreendedor afirmaram que algo mais teria acontecido. Talvez tivesse sofrido um ataque cardíaco e tivesse lhe sido negado tratamento, sugeriram, ainda longe de adivinhar a verdade.

O que os amigos mais próximos de Pshenichny tinham a certeza era de que o “forte” e “determinado” homem de negócios não era um “candidato” a tirar a própria vida. Sua mulher também suspeitou da forma como uma corda apareceu dentro da prisão feita a partir de uma camisola que ela não reconhecia como pertencente ao marido.

A partir daí, as autoridades concordaram que poderia haver indícios de crime e abriram uma investigação, começando por recolher amostras de DNA dos guardas prisionais.

De acordo com o The Independent, os problemas de Pshenichny começaram quando foi acusado de fraude. O empresário começou por acusar um antigo parceiro de negócios, Andrei Petrov, de roubar dinheiro da sua empresa, a NovIT PRO. Uma investigação e uma detenção ocorreram em 2016.

Mas no decurso do julgamento, Petrov conseguiu virar o processo contra Pshenichny, acabando por ser o empresário quem foi declarado culpado de fraude e de inflação de custos do contrato com a Defesa.

O trabalho de Pshenichny em modelação 3D tinha aplicação potencial na reparação remota de submarinos. O disputado contrato multimilionário que assinou com o ministério da Defesa seria, como o esperado, seguido por contratos na indústria do gás e óleo.

De acordo com Larissa von Arev, a advogada do empresário e informático Valeri Pchenitchnyi, com boa imagem na comunicação social pelas suas ideias ambiciosas e inovadoras, à semelhança das do midiático multimilionário norte-americano, “há razões para acreditar que não se trata de um suicídio“.

A advogada revelou também que “mesmo antes da morte, sua viúva, Natália, recebeu notas do marido que lhe pedia, de forma insistente, que não pagasse nada a ninguém e onde insistia na sua inocência”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …